A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA PROF. ISAAC COSTA ARAÚJO FILHO www.profisaacaraujo.com 2015.1.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA PROF. ISAAC COSTA ARAÚJO FILHO www.profisaacaraujo.com 2015.1."— Transcrição da apresentação:

1 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA PROF. ISAAC COSTA ARAÚJO FILHO www.profisaacaraujo.com 2015.1

2 HISTÓRICO DO PROFESSOR  FORMAÇÃO ACADÊMICA -Graduado em Ciências Contábeis – FARO 2001; -Especialização em Metodologia do Ensino Superior – UNIR 2002; -Especialização em Contabilidade Pública - UCAM-RJ- 2014; -Mestrando em Contabilidade e Gestão Administrativa – UAA (Atual)

3 EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL  No ramo do Ensino: -Professor Colaborador da UNIR – 8º Período de Ciências Contábeis – 2002; -Professor da Faculdade São Lucas – 2003-2011; -Professor e Coordenador do Curso de Ciências Contábeis – FARO – 2012-2014. -Principais Disciplinas: Contabilidade Geral I e II, Cont. Gerencial, Adm. Financeira, Cont. de Custos, Gestão de Custos e Cont. Pública.

4 EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL  Fora do Ensino: -Policial Militar de 2003-2011; -Chefe de Gabinete de Deputado Estadual – 2007- 2010; -Secretário Administrativo da ALE/RO – 2011 a 2012; -Assessor de Conselheiro do TCE/RO – 2012 – 2014.

5 CONCEITOS DA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA A ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA é a ciência cuja finalidade é maximizar a riqueza dos proprietários, gerindo com competência seus recursos. A empresa deverá proporcionar aos seus donos o maior retorno possível sobre seus investimentos. [1] [1] [1] Ver mais em Assaf Neto, 2002 pp 46 -47.

6 À administração financeira compete a gestão operacional dos recursos financeiros da empresa. Uma vez que os recursos são escassos, cabe ao departamento financeiro tomar as decisões a fim de obter deles os melhores benefícios no futuro. Decisões sempre implicam numa escolha entre duas ou mais alternativas ou cursos de ação, e mesmo se há uma única alternativa, deve-se decidir entre colocá-la em prática ou não. CONCEITOS DA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

7 OS PAPÉIS DO ADMINISTRADOR FINANCEIRO Podemos catalogá-los em três papéis principais:  Planejamento, Análise e Controle.  Decisões de investimento.  Decisões de financiamento.

8 Planejamento, Análise e Controle. Análisar é verificar os resultados anteriores da empresa; Planejar é colocar o papel tudo o que se espera arrecadar e gastar durante um determinado período; Controlar é observar se os planejamentos propostos estão sendo realmente cumpridos. OS PAPÉIS DO ADMINISTRADOR FINANCEIRO

9  Decisões de investimento. Esta função existe em decorrência das decisões político- administrativas da empresa, e delimitam o montante de recursos a serem aplicados em decorrência daquelas decisões. Esta atribuição atinge os ativos que são uma constante preocupação na administração financeira. Todo investimento torna-se atraente quando seu retorno esperado excede a taxa exigida pelos acionistas. OS PAPÉIS DO ADMINISTRADOR FINANCEIRO

10  Decisões de financiamento. Os financiamentos de longo e curto prazo devem ser pesquisados para se evitar custos desnecessários em épocas desnecessárias. O equilíbrio do Balanço Patrimonial deve ser sempre perseguido como forma de se ter uma interação entre fontes e aplicação de recursos. O objetivo é determinar a melhor estrutura de financiamento da empresa, de maneira a preservar sua capacidade de pagamento e de honrar seus compromissos de curto e de longo prazo. OS PAPÉIS DO ADMINISTRADOR FINANCEIRO


Carregar ppt "ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA PROF. ISAAC COSTA ARAÚJO FILHO www.profisaacaraujo.com 2015.1."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google