A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ECOLOGIA :.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ECOLOGIA :."— Transcrição da apresentação:

1 ECOLOGIA :

2 Ecologia Ecologia é o estudo das relações dos seres vivos entre si e com os componentes do ambiente. Ecologia: oikos = casa (E. Haeckel)

3 Níveis de Organização

4 Definições Biota/biocenose: Biótopo:

5 Definições Habitat: “Endereço” Nicho ecológico: “Profissão”

6

7

8 Definições: Biodiversidade: Riqueza biológica de um país
Biomas: Conjunto de ecossistemas relacionados. Base = formação vegetal Ecótone: Região de transição

9 Biomas Mundiais

10 Biomas Brasileiros

11 Biomas Aquáticos Nécton: Organismos livre nadantes
Bênton: Organismos no fundo do oceano. Podem ser fixos ou sésseis. Plâncton: organismos microscópicos livres flutuantes na água.

12 Fitoplâncton: fotossintetizantes. Algas microscópicas
Zooplâncton: seres autótrofos. Microcrustáceos, larvas, protozoários etc

13 Exercícios: 1) (PUC-SP) O conjunto do ambiente físico e dos organismos que nele vivem é conhecido como: a) biótopo b) ecossistema c) biomassa d) bioma e) comunidade 2) (MOGI) Ao conjunto de indivíduos de diferentes espécies habitando determinada área dá-se o nome de: a) ecossistema b) comunidade c) população e) biosfera

14 b) os vegetais lenhosos, cactos e as bromélias formam uma população.
8. (Ufrn 2012) “A Caatinga cobre aproximadamente km2 do Nordeste e parte do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, apresentando planícies e chapadas baixas. A vegetação é composta de vegetais lenhosos, misturados com grande número de cactos e bromélias. A secura ambiental, pelo clima semiárido, e sol inclemente impõem hábitos noturnos ou subterrâneos. Répteis e roedores predominam na região. Entre as mais belas aves estão a arara-azul e o acauã, um gavião predador de serpentes.” Disponível em: < Acesso em 11 ago Sobre os aspectos ecológicos dos organismos citados no texto, pode-se afirmar que a) o nicho ecológico do gavião está definido pelo seu papel de predador. b) os vegetais lenhosos, cactos e as bromélias formam uma população. c) os répteis e os roedores se alimentam de cactos e bromélias. d) o nicho ecológico da arara-azul e do acauã é o mesmo nesse hábitat.


Carregar ppt "ECOLOGIA :."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google