A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

 Literatura Visual II Fernanda Machado.  Função das narrativas Porque, quem, quando e onde?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: " Literatura Visual II Fernanda Machado.  Função das narrativas Porque, quem, quando e onde?"— Transcrição da apresentação:

1  Literatura Visual II Fernanda Machado

2  Função das narrativas Porque, quem, quando e onde?

3 Porque a contação de história é importante  Entrenimento – é o mais importante?  Fazer sentido do mundo e criar “verdade”  Educar  Aculturar  Explorar e desenvolver a língua, ampliando seus limites  Dar ao autor/ contador a oportunidade de mostrar suas habilidades linguisticas  Manter a identidade do grupo

4 Contar histórias  Quem? – Mestre? Aluno? Todos? Quem tem talento para isso?  Quando? – Na escola? Com amigos? Publicamente?  Onde? – Diante dos amigos? Num palco? Em vídeo?

5 Público ou Privado?  As narrativas podem ser Formais – performances planejadas para o público  - Vista principalmente em tradições brasileiras  - Reconhecidas principalmente em sinalizantes de famílias Surdas Informais – parte espontânea da conversa cotidiana  - Vistas principalmente em tradições brasileiras  - Reconhecidas principalmente em sinalizantes de famílias não usuário de língua de sinais  - Mas ainda assim possuem elementos de “performance”  Como é no Brasil?

6 Dicas para uma boa contação de histórias  Vinculo, especialmene por meio de contato visual com o público  Permitir que o momento da performance afete a história  Criar imagens visuais fortes  Variar os gestos com os sinais  Usar pausas para permitir que os sinais sejam absorvidos  Celebrar o folclore dos Surdos

7  Prender a atenção do público desde o início  Ser seletivos e saber o quanto é necessário contar  Levar o públlico a imaginar coisas a partir da história  Respeitar e gostar tanto do público quanto da história  Estar preparado e praticar a sequência de cento  Considerar a idade e o interesse do público

8 História em sala de aula  Para ensinar língua de sinais às crianças  Para estimular a imaginação  Para estimular suas habilidades de memória  Para desevolver habilidades sociais  Para apresentar fatos  Para despertar o interesse sobre um assunto  Para ensinar às crianças como contar histórias

9 O uso de histórias  Historias são ferramentas de ensino:  - Para explicar  - Para definir – As palavras de “emoção”  - Para exemplificar -Valores sociais - o que os Surdos são capazes de fazer - Orgulho Surdo (Caminhada Orgulho Surdo) Para entreter

10 Como as crianças aprendem a contar histórias  Assistindo o professor contar histórias  A criança copia a história do professor  O professor incentiva a criança a contar uma história e os outros assistem, ajudam e comentam  As crianças criam histórias coletivamente  Histórias compartilhadas entre professor e crianças  Ensino explícito de técnicas narrativas

11 Para crianças menores  Mágica  Antropomorfismo (‘personificação’)  Sinais simples  Personagem Surdos – para empatia  Ambientes com os quais eles possam se identificar  Obstáculos são colocados e superados

12 Para crianças maiores e adultos  Magia e animais sinalizantes não são mais interessantes  Histórias de ação ( especialmente para os garotos e situações mais “reais”, mas sempre em ambientes como os quais ele s possam se idenificar  Linguagem mais complexa, apresntando alternativas à linguagem que eles já conhecem  Aspectos cinemáticos – tomadas envolvendo distância curta e longa, dar um close e afastar, mudar, acelerar o diminuir a sinalização  Personagens Surdos para empatia  Ficção

13 Questões  Pense no “por que”? Para que “servem” as histórias? Pense que uma narrativa/ história pode se enquadra em uma ou mais (ou nenhuma) das caterogias discutidas até agora  Pense em “quem”? Como todas elas mostram que são histórias feitas para a comunidade Surda? Elam mostram isso?  Para cada uma delas, pense em quem é contador, onde a história está sendo contada e quem é o público.

14 Assistam  “As avesturas de Pinóquio” Nelson Pimenta.  Fábula "O Passarinho Diferente”  “Ball Story” ( A história da bola)

15  Porque é importante?  Quais são as ideias principais?  O que falta para explicar?  O que contribuiu para o campo de estudos de literatura e língua de sinais?


Carregar ppt " Literatura Visual II Fernanda Machado.  Função das narrativas Porque, quem, quando e onde?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google