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Conteúdos do 3º bimestre:

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1 Conteúdos do 3º bimestre:
Estudo Dirigido História - Romney Lima – 9º ano Conteúdos 3º Bimestre Pontuação do bimestre Fontes de Pesquisa Conteúdos do 3º bimestre: A Independência da América Hispânica. Restauração e revolução: O Congresso de Viena e a Santa Aliança. Os Movimentos de 1820 e 1830 na Europa Primeiro Reinado

2 Estudo Dirigido História - Romney Lima – 9º ano
Francês - Ana Paula – 8º ano Conteúdos 3º Bimestre Pontuação do bimestre Fontes de Pesquisa Pontuação do Bimestre Prova - 5,0 pontos Teste - 3,0 pontos Deveres de casa - 1,0 ponto Participação - 1,0 ponto

3 Estudo Dirigido A Independência da América Hispânica.
História - Romney Lima – 9º ano Francês - Ana Paula – 8º ano Conteúdos 3º Bimestre Pontuação do bimestre Fontes de Pesquisa A Independência da América Hispânica. A partir do século XVI, a Espanha colonizou várias regiões da América. O sistema de colonização espanhola era baseado na exploração dos recursos naturais e minerais das áreas dominadas. Os povos americanos (incas, astecas, maias e outros nativos) foram dominados, perderam suas terras e tiveram que seguir a cultura imposta pelos espanhóis. Estes povos nativos também tiveram que trabalhar de forma forçada para os colonizadores da Espanha. A administração implantada pela Espanha nas colônias americanas era totalmente controlada pela metrópole e tinha por objetivo principal a obtenção de riquezas. As leis e suas aplicações eram definidas pela coroa espanhola e, portanto, serviam aos seus interesses políticos e econômicos. Com forte influência do Iluminismo e diante da exploração e injustiças adotas pela Espanha na América, a partir do século XVIII começa a brotar um movimento de resistência nas colônias, liderado pelos criollos. Estes eram filhos de espanhóis nascidos na América. Além dos laços culturais que tinham com o continente americano, viam na independência uma forma de obtenção de poder político. Muitos destes criollos eram comerciantes e, através da independência poderiam obter liberdade para seus negócios, aumentando assim seus lucros.

4 Estudo Dirigido História - Romney Lima – 9º ano
Francês - Ana Paula – 8º ano Conteúdos 3º Bimestre Pontuação do bimestre Fontes de Pesquisa No século XVIII, várias revoltas emancipacionistas ocorreram em diversas colônias americanas, lideradas em sua maioria pelos criollos. Porém, todas elas foram reprimidas com força e violência pela Espanha. O processo de independência ganhou força no começo do século XIX, aproveitando a fragilidade política em que se encontrava a Espanha, após a invasão das tropas napoleônicas. As lutas pela independência ocorreram entre os anos de 1810 e 1833. Ao contrário do que aconteceu no Brasil, o processo de independência das colônias espanholas foi violento, pois houve resistência militar por parte da Espanha. As guerras de independência geraram milhares de mortes de ambos os lados. Os movimentos de independência, embora liderados pelos criollos, contou com a participação de negros, mestiços, brancos das camadas mais pobres e até mesmo de indígenas. As colônias estavam divididas administrativamente em quatro vice-reinos (Nova Granada, Nova Espanha, Rio da Prata e Peru) e quatro capitanias-gerais (Chile, Venezuela, Guatemala e Cuba). Após o processo de independência, estes vice-reinos foram divididos e tornaram-se países.

5 Estudo Dirigido História - Romney Lima – 9º ano
Francês - Ana Paula – 8º ano Conteúdos 3º Bimestre Pontuação do bimestre Fontes de Pesquisa Enquanto o Brasil seguiu o sistema monárquico após sua independência em 1822, os países que se formaram com a independência das colônias espanholas adotaram a República. As principais consequências dos processos de independência foram: ascensão política dos criollos nas ex-colônias, conquista da liberdade econômica, que favoreceu financeiramente e politicamente a aristocracia, criação de dependência econômica com relação à Inglaterra, maior potência mercantil do século XIX, instalação do sistema republicano em que, através das eleições, as elites se perpetuavam no poder. a) Explique o principal motivo para as independências das colônias espanholas terem sido diferentes da colônia portuguesa. b) Quem eram e qual o papel dos criollos nos processos de independência? c) A partir da leitura atenta do texto e do seu entendimento, analise de que maneira os Estados Unidos viam esses processos.

6 Estudo Dirigido História - Romney Lima – 9º ano Francês - Ana Paula – 8º ano Conteúdos 3º Bimestre Pontuação do bimestre Fontes de Pesquisa A América Latina após a Independência: Bolivarismo, Caudilhismo, Dependência. Após a independência, a América Espanhola, se dividiu em vários países, ao contrário do que aconteceu no Brasil. A divisão política pode ser explicada pelo próprio sistema colonial, que propiciava o surgimento de núcleos econômicos em ligação constante com a metrópole. Estes núcleos urbanos serão os pontos que permitirão uma direta articulação com o capitalismo internacional durante o século XIX, em torno dos quais se agruparão facções da elite que foram responsáveis pelos movimentos de independência. Além deste importante fator econômico, poderiam ser citados: a pressão inglesa, pois não era conveniente que surgisse uma nação forte; as especificidades culturais; o isolamento das áreas coloniais e as disputas pelo poder entre as oligarquias agrárias. Os novos países se empenharam na elaboração de suas constituições, importante etapa de sua organização como Estado. Em todas as constituições podem-se identificar os princípios do liberalismo, diante da preocupação com a “liberdade, igualdade e a separação de poderes”. As constituições falam também, de República e de federalismo, seguindo o modelo da constituição dos Estados Unidos. O federalismo transportado para a realidade da América Espanhola irá se revelar ineficiente, diante da falta de tradição dos governos locais. Ao federalismo (descentralização política, liberdade ás partes) se opunha o unitarismo (centralização).

7 Estudo Dirigido História - Romney Lima – 9º ano
Francês - Ana Paula – 8º ano Conteúdos 3º Bimestre Pontuação do bimestre Fontes de Pesquisa A vida política dos países latino-americanos durante o século XIX foi marcada pela instabilidade política, pela submissão das massas e pelo predomínio das oligarquias rurais. Diante da ausência do poder político institucionalizado após os movimentos de independência, surgiu o CAUDILHISMO. Por outro lado, havia um grupo que desejava a unificação de todas as ex-colônias espanholas. Liderados por Simon Bolívar, filho de uma das mais famílias ricas da região da atual Venezuela. Integrante da elite criola, Bolívar participou das lutas de independência da Venezuela, Peru, Bolívia e Equador. Esse envolvimento está associado ao seu projeto de construção de uma grande nação, capaz de competir com os ingleses, estadunidenses e com o Brasil. Podemos definir caudilhismo como sendo uma manifestação política de dominação local das massas populares por ricos e autoritários latifundiários agro-exportadores. Foi típico das sociedades ruralizadas e agrárias da América de Colonização Espanhola. 1. "Assim, após a independência, mantiveram na América Latina a mesma sociedade fechada e hierarquizada do período colonial. Este fato terá intensas repercussões na situação da América Latina nos anos que se seguiram à independência" (Simon Bolívar) a) O que Simon Bolivar quis dizer com "a mesma sociedade fechada e hierarquizada"? b) Por que para Simon Bolivar, a formação de uma grande nação seria a única forma de crescimento para a América Latina?

8 Estudo Dirigido História - Romney Lima – 9º ano Francês - Ana Paula – 8º ano Conteúdos 3º Bimestre Pontuação do bimestre Fontes de Pesquisa Restauração e revolução: O Congresso de Viena e a Santa Aliança: Os Movimentos de 1820 e 1830 na Europa    Os textos a seguir identificam os dois projetos político-ideológicos que se confrontam na Europa após as derrota de Napoleão. Leia-os com atenção e responda as perguntas a seguir: "Em nome da Santíssima e Indivisível Trindade e conforme as palavras das Sagradas Escrituras (...), Suas Majestades o Imperador da Áustria, o Rei da Prússia e o Imperador da Rússia (...) permanecerão unidos por laços de verdadeira e indissolúvel fraternidade; considerando-se compatriotas, em toda a ocasião e em todo lugar eles prestarão assistência, ajuda e socorro (...)." (Artigo 1.o do Tratado da Santa Aliança.) "A evidência de que a restauração está longe de ser integral impõe-se com mais força ainda no que diz respeito às transformações sociais. Por toda parte onde a revolução passou, ela abalou as estruturas sociais e por toda parte conservará o essencial de suas concepções e de suas transformações. A servidão é abolida, os privilégios suprimidos, a mão morta eclesiástica desapareceu. A igualdade civil de todos diante da lei, diante da justiça, diante de impostos, para  

9 Estudo Dirigido História - Romney Lima – 9º ano
Francês - Ana Paula – 8º ano Conteúdos 3º Bimestre Pontuação do bimestre Fontes de Pesquisa o acesso a cargos públicos e administrativos, é agora a regra para uma boa metade da Europa. (...) Todas as reformas favorecem principalmente a burguesia e, de fato, passou-se de uma sociedade aristocrática para uma sociedade burguesa." (REMOND, Rená. O Século XIX: SP. Cultrix, 1981) Cronologia das Revoluções 1815 Congresso de Viena: Restauração do Absolutismo 1820 Revolução do Porto (Portugal) Revoluções na Itália 1830 Revolução na França - início da monarquia da Luiz Felipe Revolução e Independência da Bélgica (contra a Holanda) a) Identifique, as duas linhas político-ideológicas que se confrontaram na Europa na primeira metade do século XIX e caracterize suas propostas, b) Que forças sociais e que países defendiam as ideais da Restauração? c) Que forças sociais e que países defendiam as ideais da Revolução? d) Caracterize os dois princípios que fundamentaram as decisões do congresso de Viena. e) Por que a Inglaterra e os Estados Unidos se opuseram à ação da Santa Aliança?

10 Independência do Brasil
Estudo Dirigido História - Romney Lima – 9º ano Francês - Ana Paula – 8º ano Conteúdos 3º Bimestre Pontuação do bimestre Fontes de Pesquisa Independência do Brasil

11 Estudo Dirigido História - Romney Lima – 9º ano
Francês - Ana Paula – 8º ano Conteúdos 3º Bimestre Pontuação do bimestre Fontes de Pesquisa (continuação) O esquema anterior, retirado do livro História para o Ensino Médio, de Claudio Vicentino e Gianpaolo Rodrigo, identifica os fatores determinantes do processo de independência do Brasil. A partir de sua análise, organize: a) um texto que, seguindo o esquema, identifique os principais fatores que determinaram a independência do Brasil. b) uma legenda explicativa para as setas identificadas da seguinte forma: 1 – enfrenta; 2 – apoia; 3 – rejeita; 4 – reconhece .

12 Estudo Dirigido O Primeiro Reinado (1822-1831)
História - Romney Lima – 9º ano Francês - Ana Paula – 8º ano Conteúdos 3º Bimestre Pontuação do bimestre Fontes de Pesquisa O Primeiro Reinado ( ) Conforme estudamos em nossas aulas, o Primeiro Reinado foi, na verdade, um grande período de transição. Apesar de estarmos formalmente separados de Portugal, ainda éramos governados por um Príncipe português, futuro rei de Portugal e que governava apoiado num partido formado por uma elite de comerciantes e burocratas portugueses que haviam permanecido no país após a independência. Assim sendo, a principal temática política do 1º. Reinado foi o confronto entre esse Partido Português e o chamado Partido Brasileiro, onde se fundiram representantes dos partidos Aristocrata e Democrata que reivindicavam uma participação mais efetiva dos brasileiros no poder. Tanto a política interna, quanto a política externa do governo de D. Pedro foram fortemente contestadas pelos brasileiros e acabaram por desembocar na abdicação do monarca em 7 de abril de 1831.

13 Estudo Dirigido História - Romney Lima – 9º ano
Francês - Ana Paula – 8º ano Conteúdos 3º Bimestre Pontuação do bimestre Fontes de Pesquisa (continuação) Organize a tabela abaixo com o objetivo de identificar os principais pontos da política de D. Pedro e as críticas a ela feitas pelos brasileiros. Episódios Principais elementos dos episódios Principal motivo de crítica dos brasileiros Acordos do Reconhecimento da Independência A Guerra da Cisplatina A Sucessão Portuguesa A Confederação do Equador A Crise Econômica

14 Estudo Dirigido Fonte de Pesquisa História - Romney Lima – 9º ano
Francês - Ana Paula – 8º ano Conteúdos 3º Bimestre Pontuação do bimestre Fontes de Pesquisa Fonte de Pesquisa Independência da América Espanhola Primeiro Reinado D. Pedro I


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