A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

8° ano do ensino fundamental GENSA – III TRIMESTRE 2015 Prof.: Carla Rampanelli Demari.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "8° ano do ensino fundamental GENSA – III TRIMESTRE 2015 Prof.: Carla Rampanelli Demari."— Transcrição da apresentação:

1 8° ano do ensino fundamental GENSA – III TRIMESTRE 2015 Prof.: Carla Rampanelli Demari

2  A expressão impacto ambiental refere-se a toda ação ou atividade, tanto natural quanto humana.  O impacto ambiental pode ter aspectos positivos ou negativos; por isso, tornou-se obrigatória em todos os países desenvolvidos e muitos subdesenvolvidos.  No Brasil: EIA RIMA  Se os impactos ou modificações ambientais forem maiores que os positivos, essa obra poderá ser embargada ou proibida.

3  Ou contaminação, significa um tipo específico, sempre negativo, de impacto ambiental.  Se refere qualquer degradação das condições ambientais, do hábitat de uma coletividade humana. É uma perda que mesmo que relativa, da qualidade de vida em decorrência de mudanças ambientais.  Poluentes: agentes que provocam a poluição.  Agrotóxicos: DDT, inseticidas, pesticidas etc.

4  Chuva ácida: precipitações de água atmosférica carregadas de ácido sulfúrico e de ácido nítrico.  O problema da poluição, portanto, diz respeito à qualidade de vida das aglomerações humanas. A degradação do meio ambiente humano provoca uma deterioração dessa qualidade, pois as condições ambientais são imprescindíveis para a vida, tanto no sentido biológico quanto social.  Marco: Revolução Industrial

5  http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/blog-do- planeta/noticia/2015/06/um-final-para-os-combustiveis-fosseis- ate-2050-e-possivel.html

6  Além da poluição atmosférica, os grandes centros urbanos apresentam – ou, melhor, concentram – outros problemas graves:  Acúmulo de lixo;  Congestionamentos frequentes;  Poluição sonora,  Carência de áreas verdes.

7  https://www.youtube.com/watch?v=FVx9CoiKSz8 https://www.youtube.com/watch?v=FVx9CoiKSz8

8  A partir dos anos de 1990, em organizações internacionais como a ONU, o Banco Mundial e outras, popularizou –se a expressão desenvolvimento sustentável.  Renováveis  Não – renováveis  Na teoria, esse desenvolvimento sustentável parece fácil, mas na prática não é.

9  Como desenvolver os países pobres, a maioria da população mundial ( que continua a crescer), e ao mesmo tempo evitar a população do ar e das águas?  Como industrializar uma região e não provocar consequências negativas no meio ambiente?  Como melhorar a produtividade da agricultura, produzindo mais alimentos e matérias-primas, sem esgotar os solos e sem contaminar as águas ou alimentos com agrotóxicos?

10

11  https://www.youtube.com/watch?v=VQi8wexS4SY https://www.youtube.com/watch?v=VQi8wexS4SY  https://www.youtube.com/watch?v=rgaNA2Al51k https://www.youtube.com/watch?v=rgaNA2Al51k

12  Patrimônio cultural-ecológico: trata-se de paisagens naturais ou obras de cultura que possuem um que devem ser preservados, o mais intactos possível, para futuras gerações.  Patrimônios são áreas consideradas intocáveis, protegidas, resguardadas contra a ambição do lucro e do comércio.  Tombamentos

13  Tratados internacionais sobre o meio ambiente: Convenção sobre as Mudanças Climáticas, assinada no RJ em 1992.  Eco – 92  Tratado ou Protocolo de Kyoto – 1997  Agenda 21  Rio + 10

14  https://www.youtube.com/watch?v=w5ivR6SM1oU https://www.youtube.com/watch?v=w5ivR6SM1oU  https://www.youtube.com/watch?v=dX-tu2ODL5g https://www.youtube.com/watch?v=dX-tu2ODL5g


Carregar ppt "8° ano do ensino fundamental GENSA – III TRIMESTRE 2015 Prof.: Carla Rampanelli Demari."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google