A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Exploração de recursos geológicos. O que são recursos geológicos ? Bens naturais existentes na crosta terrestre e que, face às suas concentrações num.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Exploração de recursos geológicos. O que são recursos geológicos ? Bens naturais existentes na crosta terrestre e que, face às suas concentrações num."— Transcrição da apresentação:

1 Exploração de recursos geológicos

2 O que são recursos geológicos ? Bens naturais existentes na crosta terrestre e que, face às suas concentrações num determinado local, podem ser extraídos e utilizados em benefício do Homem.

3 Recursos geológicos renováveis São gerados na Natureza a uma taxa igual ou superior aquela a que são consumidos.

4 Recursos geológicos não renováveis São gerados na Natureza a um ritmo muito mais lento do que aquele a que são consumidos pelo Homem. São, por isso, recursos limitados que acabarão por se esgotar.

5 Recursos energéticos Fundamentais, desde sempre, para as diversas actividades do ser humano; O desenvolvimento das sociedades industrializadas e tecnológicas fez crescer, de forma exponencial, o consumo de energia; A maior parte de energia, consumida pelas sociedades actuais é proveniente dos combustíveis fósseis.

6 Recursos minerais Incluem numerosos materiais utilizados pelo Homem e que foram concentrados, muito lentamente, para uma variedade de processos geológicos. Os recursos minerais podem classificar-se em metálicos e não metálicos.

7 Recursos minerais metálicos Os elementos químicos como ferro, cobre, prata e ouro, encontram-se distribuídos na crosta terrestre, fazendo parte da constituição de vários materiais em associações diversas com outros elementos. Chama-se clarke concentração à concentração média de um determinado elemento químico na crosta terrestre e exprime-se em partes por milhão (ppm) ou gramas por tonelada (g/ton).

8 Recursos minerais metálicos Um jazigo mineral é um local no qual um determinado elemento químico existe numa concentração muito superior ao seu clarke; Num jazigo mineral, chama-se minério ao material que é aproveitável, e que tem interesse económico e ganga ao material sem valor económico que está associado ao minério; A ganga é, geralmente, acumulada em escombreiras, que são depósitos superficiais junto às explorações minerais. Estas causam poluição visual, aumentam o risco de deslocamentos de terreno e podem conter substancias tóxicas que poluem o solo e a agua.

9 Recursos minerais não metálicos Consideram-se recursos minerais não metálicos como cascalhos, areias e rochas. São materiais abundantes, que geralmente não atingem preços elevados.

10 As sociedades modernas exigem quantidades crescentes de recursos minerais para manterem os seus padrões de consumo. Como consequência deste facto, a ciência e a tecnologia têm evoluído no sentido de descobrir técnicas inovadoras para a prospecção de novos jazigos minerais.

11 Os desequilíbrios ambientais que podem estar associados à lavra mineira, presente ou passada, numa dada região, são muito diversificados, tanto em magnitude como no que se refere ao tipo de componentes ambientais afectados.

12 Impactes sobre a atmosfera; Elevada poluição sonora; Contaminação da agua e dos solos; Impactes paisagísticos; Impactes sobre a fauna e flora; Modificação do ambiente sociocultural. De entre as muitas alterações que são produzidas nos locais onde existem explorações minerais, podem referir-se as seguintes:

13 O despertar actual para os impactes resultantes da actividade mineira resulta de uma mudança de atitude por parte de vários sectores da sociedade. O atraso verificado nesta consciencialização relativamente aos impactes ambientais decorrentes das áreas mineiras abandonadas deve-se, em parte, ao facto de estes locais se localizarem em regiões do interior, e geralmente, afastadas das áreas urbanas.

14 Depois de encerrada a exploração, é fundamental requalificar o local. Para alem da possibilidade da reutilização do local, convêm salientar que é necessário um adequado tratamento arquitectónico.

15 A prévia caracterização físico-química e mineralógica dos resíduos, a avaliação da sua reactividade, o comportamento dos lixiviados e as potencialidades de reconstituição da vegetação nas acumulações superficiais são medidas fundamentais para a recuperação da qualidade ambiental dos locais onde ocorreu um determinado processo extractivo.


Carregar ppt "Exploração de recursos geológicos. O que são recursos geológicos ? Bens naturais existentes na crosta terrestre e que, face às suas concentrações num."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google