A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GESTÃO DA EAD NA UFAL: da institucionalização às ações concretas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GESTÃO DA EAD NA UFAL: da institucionalização às ações concretas"— Transcrição da apresentação:

1 GESTÃO DA EAD NA UFAL: da institucionalização às ações concretas
Luis Paulo Leopoldo Mercado Fernando Silvio Cavalcante Pimentel Mylena de Araújo Soares Guilmer Brito Carloney Alves de Oliveira Rosana Sarita de Araújo Lilian Carmen Lima dos Santos

2 Motivação Descrição da experiência de gestão da educação a distancia (EAD) na Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (CIED) na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), IES com 16 anos de experiência na oferta de cursos na modalidade a distância.

3 Problema Analisar o papel do gestor na oferta e expansão de cursos e vagas na modalidade a distância, viabilizando a criação de indicadores de gestão.

4 Problemática Constituição e crescimento da Universidade Aberta do Brasil (UAB) que tem se pautado em cinco eixos fundamentais: expansão pública da educação superior, considerando os processos de democratização e acesso; aperfeiçoamento dos processos de gestão das instituições de ensino superior (IES), possibilitando sua expansão em consonância com as propostas educacionais dos estados e municípios; avaliação da educação superior a distância tendo por base os processos de flexibilização e regulação implantados pelo MEC; estímulo à investigação em educação superior a distância no país; e financiamento dos processos de implantação, execução e formação de recursos humanos em educação superior a distância.

5 Institucionalização da EAD na UFAL
1) Criação da cultura de uso das TIC para a educação superior através da formação permanente da comunidade acadêmica e a garantia do acesso a recursos para o desenvolvimento de novas iniciativas no âmbito da EAD; 2) Formação de equipes multidisciplinares para o trabalho em EAD, com propósito de desenvolver e renovar processos educacionais, constituir grupos formados por professores de diversas áreas do conhecimento no sentido de promover o repensar em EAD; 3) Promoção da melhoria contínua da qualidade nos processos de ensino aprendizagem presenciais e a distância, através da utilização de metodologias inovadoras, baseadas na aprendizagem cooperativa, na redefinição dos papéis de alunos e professores; na produção e experimentação de recursos de aprendizagem baseados em TIC.

6 Ampliação dos cursos na modalidade EAD/Ufal
Graduação Especialização e Extensão Física Educação em Direitos Humanos Pedagogia Gestão em Saúde Sistemas de Informação Gestão Pública Matemática Gestão Pública Municipal Administração Pública Mídias na Educação Letras Espanhol Educação do Campo Ciências Sociais Mundo Hispânico Geografia Inglês (básico) Letras Inglês Letras Português Química

7 Educação a Distância na UFAL
1998 – Promual – Oferta do curso de Pedagogia 2002 – Portaria credencia a Ufal para oferta de EAD 2006 – Início de novas ações e discussão sobre a UAB. Curso Piloto de Administração 2007 – Início das atividades UAB com 3 cursos 2008 – Curso de Matemática 2011 – Cursos SECADI e SEB 2011 – Nova gestão e nova política de EAD na Ufal. 2012 – Cursos PNAP 2013 – Novos cursos. Extensão. Articulações com IES Internacionalização

8 Reestruturação Gerencial da CIED

9 Ampliação das Relações Institucionais
CIED SEE Fórum DED CAPES MEC SEB SECADI Prefeitos Sec. Educ. Ministérios IZP UNILAB UFMG UFS

10 Gestão da Educação a Distância na UFAL
Gestão dos cursos na UAB/UFAL Articulação com Unidades Acadêmicas; Núcleo de Projetos e Fomentos e execução orçamentária. Cada curso conta com um coordenador e uma secretária que estão sediados nas unidades acadêmicas, e usa o AVA Moodle ( para este gerenciamento. Gestão orçamentário-financeira De acordo com parâmetros UAB/CAPES, SECADI e SEB Gestão de construção de disciplinas online e materiais didáticos A criação de uma equipe de gestão da produção dos materiais didáticos na CIED envolve a estruturação de procedimentos de atenção ao professor, formados e assistidos na produção de materiais didáticos pela mesma equipe. Gestão da Equipe Multidisciplinar Apoio técnico e pedagógico para os cursos, além de dar suporte aos professores que utilizam o AVA Moodle, grupos de pesquisa, projetos e cursos de extensão.

11 Gestão da Educação a Distância na UFAL
Gestão da Formação dos Sujeitos da EAD Capacitação inicial e a formação continuada dos sujeitos da EAD.   a) Equipe Pedagógica Professor Conteudista Professor Especialista – professor da Disciplina Coordenadoria Acadêmica- Tutoria Coordenador de Curso Tutor Presencial Tutor a Distância Apoio Administrativo/Acadêmico

12 Gestão da Educação a Distância na UFAL
Infraestrutura e Gestão de TI Suporte técnico das ações que envolvem a EAD, contemplando a atualização de laboratórios de informática e do AVA Moodle, serviços de manutenção, apoio técnico na disponibilização de materiais digitais e atualização; desenvolvimento de ferramentas tecnológicas; implantação da estrutura de rede necessária para as atividades dos cursos; viabilização do uso do Moodle para atividades da modalidade presencial e a distância. Gestão da infra-estrutura e de pólos Existem pólos que funcionam em campi da UFAL (Arapiraca e Delmiro Gouveia), valendo-se de toda a infra-estrutura acadêmica disponível, embora careçam de investimentos que ampliem sua estrutura na proporção dos novos cursos oferecidos pelo Sistema UAB adicionalmente aos cursos já oferecidos presencialmente pela UFAL nessas unidades. Alagoas é o Estado com mais polos AA no Nordeste.

13 O que aprendemos nestes 15 anos...
Proatividade Visão de Futuro Agregar pessoas com auto desempenho Articulação interna e externa Plano de metas

14 Coordenadoria Institucional de Educação a Distância
Luís Paulo Leopoldo Mercado Fernando Silvio Cavalcante Pimentel – Mylena de Araújo Soares – Guilmer Brito – Carloney Alves de Oliveira – Rosana Sarita de Araújo – Lilian Carmen Lima dos Santos – Coordenadoria Institucional de Educação a Distância Universidade Federal de Alagoas


Carregar ppt "GESTÃO DA EAD NA UFAL: da institucionalização às ações concretas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google