A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESCOLA ESTADUAL ZUMBI DOS PALMARES FURNAS/JARAGUARI 14/09/15 PROFESSOR: RONAN DIRETOR: MARCOS COORDENADORA: LEILA ALUNOS: ARIOVALDO,PAULO CESAR,DANIEL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESCOLA ESTADUAL ZUMBI DOS PALMARES FURNAS/JARAGUARI 14/09/15 PROFESSOR: RONAN DIRETOR: MARCOS COORDENADORA: LEILA ALUNOS: ARIOVALDO,PAULO CESAR,DANIEL."— Transcrição da apresentação:

1 ESCOLA ESTADUAL ZUMBI DOS PALMARES FURNAS/JARAGUARI 14/09/15 PROFESSOR: RONAN DIRETOR: MARCOS COORDENADORA: LEILA ALUNOS: ARIOVALDO,PAULO CESAR,DANIEL 2ANO.E. MÉDIO

2 conceito de urbanização Urbanização é o processo de afastamento das características rurais de um lugar ou região, para características urbanas. Geralmente, está associado ao desenvolvimento Demograficamente, o termo significa a redistribuição das populações das zonas rurais para assentamentos urbanos, mas também pode designar a ação de dotar uma área com infra-estrutura e equipamentos urbanos. Urbanização é o conjunto dos trabalhos necessários para dotar uma área de infra-estrutura, como água, esgoto, gás, eletricidade e/ou serviços urbanos como transporte, educação, saúde e encinto da civilização e da tecnologia.

3 Urbanização, então, seria um centro residencial composto basicamente por casas de características semelhantes e que estão previstas dos serviços mencionados antes e de algumas instalações e que normalmente estão construídos a certa distância de uma urbe. As urbanizações, tradicionalmente estão localizadas em meios rurais e que se encontram próximas a essas localidades. Normalmente este é o conceito mais aplicado para a palavra urbanização. A noção que temos sobre urbanização é variável e depende do que se entende sobre o termo em diferentes países. Na Europa se conceitua urbanização baseando-se em zonas residenciais que estão afastadas dos grandes núcleos urbanos e se encontram, na sua maioria, em zonas rurais mais afastadas do centro. Já em alguns países da América do Sul, é normal vincular urbanização com um lugar desenvolvido na zona urbana, com residências que possuem uma estrutura parecida.

4 3.1Conceito da cidade ONU` Não há um padrão mundial que defina uma cidade. Esta definição varia de país para país. Em alguns países, os organismos públicos consideram a existência de uma cidade baseados em critérios quantitativos, em outros, a classificação é feita segundo critérios qualitativos

5 3.2 conceito de ucidade`ibge ` Dentre as áreas do conhecimento que procuram estudar as cidades, a Geografia se ocupa da reflexão sobre o fenômeno urbano, a partir de um enfoque específico, voltado à compreensão do espaço geográfico das cidades. A produção que pode ser classificada sob o rótulo de Geografia Urbana é extensa, diversa e reflete os diferentes caminhos tomados pela produção geográfica, especialmente a partir do final do século XIX. A seguir, são apresentadas algumas definições e reflexões sobre as cidades, feitas por geógrafos que se ocuparam em estudar o fenômeno urbano.

6 Realmente não é fácil conceituar Cidade, não resta dúvida que é uma tarefa que a primeira vista pode ser complicada. Alguns especialistas sobre o assunto, além de divergir muito pouco sobre o tema, coincidem na maioria das opiniões resultantes do estudo sobre o significado de Cidade. São muitos tipos de visões percebidas e muitas opiniões para conceituar cidade. Pode-se fazer uma análise mais profunda e dar um significado global sobre o conceito. Alguns afirmam que cidade é a representação mais profunda e radical com respeito ao que homem interviu ao longo de sua história. Outros garantem que no período neolítico já havia populações que poderia ser perfeitamente denominadas ou identificadas como cidades. A criação de animais e o desenvolvimento de lavouras em terras férteis deixaram algumas marcas para que o homem moderno pudesse identificar estes lugares como uma cidade.


Carregar ppt "ESCOLA ESTADUAL ZUMBI DOS PALMARES FURNAS/JARAGUARI 14/09/15 PROFESSOR: RONAN DIRETOR: MARCOS COORDENADORA: LEILA ALUNOS: ARIOVALDO,PAULO CESAR,DANIEL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google