A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FÓRUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA Recife, 2013 Política e Gestão da Educação Superior nos Países e Regiões de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FÓRUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA Recife, 2013 Política e Gestão da Educação Superior nos Países e Regiões de."— Transcrição da apresentação:

1 FÓRUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA Recife, 2013 Política e Gestão da Educação Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa Adriana Katia Corrêa – EERP/USP adricor@eerp.usp.br Maria Conceição B de Mello e Souza – EERP/USP consouza@eerp.usp.br Noeli Prestes P Rivas – FFCLRP/USP noerivas@ffclrp.usp.br Marlene Fagundes C Gonçalves – EERP/USP mgoncalves@eerp.usp.br Yassuko Iamamoto – FFCLRP/USP iamamoto@usp.br Alma Blásida C Elizaur B Catirse – FORP/USP alma@forp.usp.br Gláucia Maria da Silva – FFCLRP/USP gmsilva@ffclrp.usp.br Os Desafios da Formação Docente no Campo da Saúde no Contexto da Educação Superior 1

2 - Políticas e Ações – formação pedagógica de professores universitários (contexto nacional e internacional) – Relação com políticas de valorização do ensino de graduação - Professores envolvidos com a temática “formação de professores universitários” – Grupo de Apoio Pedagógico do Campus USP Ribeirão Preto e Programa Pró- Ensino na Saúde – CAPES. Introdução Introdução

3 A proposta deste estudo é apresentar reflexões sobre os desafios de construir ações dirigidas à formação pedagógica do docente universitário, especificamente no campo da saúde, no atual contexto da educação superior pública. Objetivo

4 Campo da saúde, desde década de 90 – movimento em prol de transformações no ensino de graduação – contribuir para consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) Outros modelos de atuação docente: participação em projeto coletivo de formação, mudanças metodológicas e nos processos de avaliação do ensino- aprendizagem, fortalecimento das articulações universidade-serviços de saúde (articulação teoria-prática e compromisso social) Docência no Ensino Superior em Saúde Docência no Ensino Superior em Saúde

5 Docência no Ensino Superior em Saúde Necessidade de intenso envolvimento com ensino de graduação e formação permanente docente - Profissionalização docente. Espera-se que os professores não sejam apenas bons cientistas ou bons administradores, mas essencialmente, bons formadores pois além de seus conhecimentos, devem ter condições de estimular o desenvolvimento e a maturidade dos seus estudantes, de fazê-los pessoas... mais completas sob o ponto de vista pessoal e social ( Zabalza, 2007, p.115)

6 A experiência Apresentação dos Grupos/Projetos de Formação em Articulação GAPRP: GAPRP: grupo interdisciplinar com foco na realização de ações de formação pedagógica do docente universitário e desenvolvimento de pesquisas sobre a docência universitária; Programa Pró-Ensino na Saúde: Programa Pró-Ensino na Saúde: Projeto de Pesquisa e de ensino que visa estimular desenvolvimento de projetos de pesquisa e apoiar o ensino na saúde, por meio dos recursos humanos e da infraestrutura de Instituições do Ensino Superior, tendo em vista a melhoria do ensino de pós-graduação e graduação em saúde – FOCO: Docência no Ensino Superior em Saúde/Enfermagem – Projeto “A formação de professores no contexto do SUS; políticas, ações e construção de conhecimento”.

7 GAPRP

8 Programa Pró-Ensino na Saúde - CAPES

9 A experiência Projetos de Formação pedagógica docente Articulação GAPRP e Pró-Ensino na Saúde - Curso Pedagogia Universitária e Seminários Pedagogia Universitária; - Oficinas Pedagógicas; - Disciplinas de Pós-Graduação; - Articulação com Programa Aperfeiçoamento no Ensino – PAE/USP - Encontros – Discussão projetos e temáticas; - Inserção alunos PG em disciplinas do campo do ensino na saúde – curso de licenciatura enfermagem; - Produção de pesquisas com foco na docência universitária.

10 A experiência Construção de espaços formativos compartilhados – docentes universitários, alunos de pós-graduação e em alguns momentos graduação. Espaços norteados pela discussão de aspectos políticos e teórico-metodológicos que incentivam a problematização, a compreensão/análise da docência universitária e a busca de novos modos de construção da prática docente.

11 Desafios Apesar das iniciativas bem avaliadas por docentes e alunos PG, muitos desafios estão presentes: - - Lidar com a ideia comum; “quem sabe fazer sabe ensinar” (Cunha, 2004); - - Maior valorização da formação específica em detrimento da formação pedagógica – relação com a compreensão da docência como ação complexa que se compõe de vários saberes (Cunha, 2010);

12 Desafios - Critérios de qualidade docente centrados na produção científica – articulação efetiva ensino/pesquisa/extensão; - Desvalorização da dimensão do ensino no espaço acadêmico, prestígio: pesquisa, publicação, participação em bancas examinadoras, conferências ministradas e financiamentos obtidos das agências de fomento para subsidiar pesquisas (Cunha, 2007); - Intensificação do Trabalho, burocratização das atividades docentes, exigência de produtividade acadêmica, dentre outros (Veiga, 2010);

13 Desafios - Lógica da Universidade como organização (Chauí, 2013) – Universidade construindo outros modelos e valores; - Responsabilidade institucional pelo ensino de graduação (Baibich e Sommer, 2012).

14 Considerações Finais Construir ações de formação pedagógica do docente universitário é necessidade premente que está em sintonia com as atuais mudanças político- legais previstas para o ensino de graduação, todavia, apenas terão impacto se de fato forem construídas políticas que valorizem a atuação inovadora no ensino de graduação como dimensão importante nos processos de avaliação e progressão na carreira docente. Esta ideia confronta-se com a “lógica produtivista” que põe em risco o sentido precípuo da universidade: formação de pessoas. Sentido esse que exige a construção de novas formas de diálogo e articulação entre ensino, pesquisa e extensão.

15 Referências Bibliográficas Baibich, T.M.; Sommer, L.H. (2012) Responsabilidade institucional com a qualidade do ensino de graduação: pró- reitores. Avaliação, Campinas/Sorocaba. v. 17, n. 1, p.87-100. Chauí, M. (2003). A universidade pública sob nova perspectiva. Revista Brasileira de Educação. nº 24. Cunha, M.I. (2004). Inovações pedagógicas e a reconfiguração de saberes no ensinar e no aprender na universidade. In: VII Congresso Luso-Brasileiro de Ciências Sociais. A questão social no novo milênio. Cunha, M. I. (2010) A docência como ação complexa. In: Cunha, M.I. Trajetórias e lugares da formação docente na universidade – da perspectiva individual ao espaço institucional. Araraquara, Junqueira e Marins. Zabalza, M. A. (2007). O ensino universitário : seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre, Artes Médicas.

16 OBRIGADA !


Carregar ppt "FÓRUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA Recife, 2013 Política e Gestão da Educação Superior nos Países e Regiões de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google