A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Unidade 1 O SUDOESTE DO PARANÁ ASPECTOS GERAIS O SUDOESTE DO PARANÁ ASPECTOS GERAIS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Unidade 1 O SUDOESTE DO PARANÁ ASPECTOS GERAIS O SUDOESTE DO PARANÁ ASPECTOS GERAIS."— Transcrição da apresentação:

1

2 Unidade 1 O SUDOESTE DO PARANÁ

3 ASPECTOS GERAIS

4 O SUDOESTE DO PARANÁ ASPECTOS GERAIS

5 O SUDOESTE DO PARANÁCAPANEMA

6 FRANCISCO BELTRÃO

7 O SUDOESTE DO PARANÁ PATO BRANCO

8 O SUDOESTE DO PARANÁ ASPECTOS GERAIS Área: 11.645,792 km²; População 476.540 hab. (2007); Densidade 40,92 hab./km²; Indicadores IDH médio 0,782 (2000); PIB R$ 4.275.127.000,00 (2005); PIB per capita R$ 8.971,00 (2005-2007).

9 O SUDOESTE DO PARANÁ Ocupação campeira

10 O SUDOESTE DO PARANÁ Ocupação cabocla

11 O SUDOESTE DO PARANÁ Levante dos posseiros de 1957

12 O SUDOESTE DO PARANÁAtividades 1 – Defina o Sudoeste Paranaense, segundo o texto. O Sudoeste Paranaense é uma das dez mesorregiões do estado do Paraná. É formada por 37 municípios agrupados em três microrregiões: Capanema, Francisco Beltrão e Pato Branco.mesorregiõesParanámunicípiosmicrorregiões

13 O SUDOESTE DO PARANÁAtividades 2 – Quais rotas ligavam as duas principais picadas abertas no sudoeste do Paraná? As duas principais picadas/estradas foram a Estrada das Missões que, por sua vez, ligava Palmas a Guarapuava e Curitiba, e a Estrada de Palmas que ligava Palmas a Porto União, as margens do rio Iguaçu.

14 O SUDOESTE DO PARANÁAtividades 3 – Quais produtos agrícolas eram cultivados pelos caboclos? Descreva a importância desses gêneros agrícolas para a vida dos caboclos. Os caboclos plantavam, no Sudoeste paranaense, principalmente milho, feijão, arroz e mandioca, sendo que esta última tinha um lugar de destaque na alimentação dos caboclos, talvez pela influência indígena. Além disso, a mandioca era de fácil plantio, sendo, ainda, uma fonte rica em calorias, além de render muito para a alimentação.

15 O SUDOESTE DO PARANÁAtividades 4 – Como eram criados e vendidos os suínos pelos caboclos? O porco era criado solto e vendido ao safrista que percorria o sertão. A compra se fazia mais por metro do que por quilo. O melhor preço cabia aos porcos que alcançavam 50 cm de altura.

16 O SUDOESTE DO PARANÁAtividades 5 – No que consistiu o levante de 1957? Foi um intenso conflito pela posse da terra, envolvendo posseiros, companhias colonizadoras e o poder público. O conflito teve origem na disputa jurídica pela posse da gleba MISSÕES e parte da gleba CHOPIM.

17 O SUDOESTE DO PARANÁAtividades 6 – O que foi implantado pelo Governo Federal através da CANGO? O Governo Federal, através da CANGO, implantou na região projeto de colonização e incentivou gaúchos e catarinenses a povoá-la A Cango era um órgão público federal e os lotes de terra eram distribuídos gratuitamente, o que era mais um fator que favorecia a grande migração interna para a região.

18 O SUDOESTE DO PARANÁAtividades 7 – A Companhia Colonizadora CITLA se instalou na área do levante com a justificativa de que era: a) Herdeira das glebas b) Posseira oficial das terras c) Dona das terras pois havia as comprado dos espanhóis no século XV d) Parceira dos colonizadores portugueses

19 O SUDOESTE DO PARANÁAtividades 8 – Qual foi o desfecho do litígio de 1957? O Levante dos Posseiros de 1957 sai vitorioso e suas lideranças tornam-se famosas, mas a titularidade da terra só veio com o GETSOP.

20 O SUDOESTE DO PARANÁ Roteiro de estudos 1º Situar o Sudoeste do Paraná no mapa; 2º Conhecer as três microrregiões do Sudoeste do Paraná; 3º Conhecer as características da ocupação campeira; 4º Conhecer as características da ocupação cabocla; 5º Saber o que foi o Levante dos Posseiros de 1957, grupos envolvidos e o desfecho.


Carregar ppt "Unidade 1 O SUDOESTE DO PARANÁ ASPECTOS GERAIS O SUDOESTE DO PARANÁ ASPECTOS GERAIS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google