A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os pioneiros: Thomas Edison, que já tinha inventado o fonógrafo e a lâmpada eléctrica, decidiu, em 1888, criar uma série de máquinas para registar e reproduzir.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os pioneiros: Thomas Edison, que já tinha inventado o fonógrafo e a lâmpada eléctrica, decidiu, em 1888, criar uma série de máquinas para registar e reproduzir."— Transcrição da apresentação:

1 Os pioneiros: Thomas Edison, que já tinha inventado o fonógrafo e a lâmpada eléctrica, decidiu, em 1888, criar uma série de máquinas para registar e reproduzir fotografias em movimento. Muito do trabalho foi feito por um assistente seu chamado William Kennedy Laurie Dickson. Numa viagem a Paris, Edison tinha visto funcionar a “espingarda fotográfica” de Jules Maray que usava filme flexível. De regresso aos EE. UU., o seu assistente Dickson adquiriu filme da Eastman Kodak e começou a trabalhar numa nova máquina. O filme Kodak seria cortado em tiras de uma polegada de largura (35mm) e furado dos lados com quatro furos por frame para que rodas dentadas pudessem puxar o filme, tanto na câmara como no kinetoscópio. Em 1891, o Kinetoscópio estava pronto para ser patenteado.

2 Kinetoscópio Ver: filmes de Thomas Edison.

3

4 Black Maria

5 Louis e Auguste Lumière
Inventaram um sistema de projecção que deu ao cinema viabilidade comercial. Em 1894, uma empresa local de kinetoscópios pediu-lhes que produzissem pequenos filmes mais baratos que os de Edison. Em breve surgiria a pequena câmara a que chamaram cinématographe. A câmara dos Lumière trabalhava com película de 35mm, possuía um mecanismo intermitente inspirado na máquina de costura, servia para filmar, imprimir cópias e projectar, e funcionava a 16 frames por segundo (ao contrário dos 46 frames por segundo do kinetoscópio de Edison). Este standard seria usado durante os próximos 25 anos. O primeiro filme feito com esta câmara seria o famoso “Sortie de l’Usine”. A primeira projecção pública ocorreu no Grand Café , a 28 de Dezembro de 1895

6 Cinématographe

7 Ver filmes dos Lumîère

8 Paralelamente, na Inglaterra, um processo de invenção semelhante estava a ocorrer.
Robert William Paul recebeu uma encomenda para fornecer máquinas que pudessem substituir o kinetoscópio numa empresa local. Ao descobrir que o aparelho de Edison não estava patenteado em Inglaterra, R. W. Paul começou a produzir câmaras idênticas. Com um associado, Birt Acres, rodaram vários filmes muito curtos. Depois de desfeita a parceria, Acres e Paul continuariam a trabalhar no aperfeiçoamento do seu invento. Ao contrário de Edison, Paul optou por vender as suas câmaras, o que contribuiu para a popularização do cinema em Inglaterra e no resto da Europa. ver: filmes de R. W. Paul e Birt Acres

9 Características dos primeiros filmes:
Eram uma forma de entretenimento popular que procurava explorar o mesmo mercado do circo, do teatro de variedades, do burlesco Eram, sobretudo, não ficcionais ou actualidades. Os subgéneros incluíam os scenics, as notícias ou a recriação de eventos reais em estúdio. Os filmes de ficção, como “Arroseur arrosé”, também eram importantes, filmados em exteriores ou em estúdio. A maioria dos filmes consistia em planos únicos. Colocava-se a câmara num determinado local, e filmava-se a acção que se desenrolava diante da câmara. Quando se faziam várias tomas do mesmo assunto, esses planos eram posteriormente tratados como filmes separados. Até 1899, os projeccionistas faziam os programas. Depois dessa data os produtores passaram a tomar conta dessa tarefa. O que viam os espectadores da época nestes filmes? - Podemos encontrar, para cada género de filme dos primeiros anos um equivalente contemporâneo: Actualidades ↔ clips de noticiário Scenics ↔ documentários Ficção ↔ Ficção (tornou-se cada vez mais popular)

10 Principais produtores de filmes no fim do séc. XIX e início do séc. XX
Em França: Charles Pathé (Pathé Frères) – Inicialmente fabricante de fonógrafos, concentra-se na produção de filmes a partir de Em poucos anos, a empresa tornar-se-ia na maior companhia cinematográfica do mundo. Principal realizador: Ferdinand Zecca. Léon Gaumont – Era, tal como os Lumière, fabricante de material fotográfico. Começou a produzir filmes em 1897, principalmente actualidades, a maioria dos quais realizados por Alice Guy, a primeira mulher realizadora. A partir de 1905 seria Louis Feuillade a dar notoriedade à empresa. George Méliès – ilusionista que, fascinado pelo cinematógrafo dos Lumière, decidiu dedicar-se ao cinema. Fez todo o tipo de filmes mas tornou-se conhecido pelo uso da técnica stop-motion, que usou pela primeira vez em A partir de 1899 começa a juntar vários planos num mesmo filme. A partir de 1905 a sua pequena firma passou a ter dificuldade em competir com as produtoras maiores. A mudança nas convenções cinematográficas tornou os seu filmes obsoletos. Deixou de produzir em 1912.

11 Studio Étoile

12 Em Inglaterra R. W. Paul – É o grande impulsionador do cinema em Inglaterra pelo facto de ter vendido o seu modelo de câmara de filmar a inúmeros futuros realizadores. Os primeiros filmes ingleses tornaram-se conhecidos pelos seus efeitos especiais imaginativos, pelo facto de juntarem dois ou mais planos, e pelos Phantom rides, filmes em que a câmara está colocada sobre um veículo. Cecil Hepworth – começou a produzir em pequena escala em Primeiro actualidades, depois filmes de efeitos especiais. Entre 1905 e 1914 foi o produtor mais importante de Inglaterra. A escola de Brighton – cujos realizadores mais famosos foram George Albert Smith (ver: Mary Jane’s Mishap) e James Williamson (ver: The Big Swallow). Eram imaginativos e engenhosos e começaram a usar a montagem de forma bastante sofisticada.

13 Nos Estados Unidos O cinema conheceu um boom nos primeiros anos devido ao facto de ter mais teatros que qualquer outro país. Depois de 1897 o negócio declinou. O espanto que as pessoas sentiram perante imagens em movimento e paisagens distantes esfumou-se. Os filmes mais populares eram as notícias da guerra hispano-americana e encenações filmadas da paixão de Cristo. Os primeiros anos do séc. XX conheceram uma rivalidade entre Edison, a American Mutoscope and Biograph (AM&B) e a Vitagraph. Edison iniciou uma batalha legal contra ambos rivais alegando desrespeito pelas suas patentes. Ao perder essa batalha legal viu-se obrigado a produzir filmes em maior quantidade e de maior duração para enfrentar a concorrência. O seu assistente nesta tarefa foi Edwin Stanton Porter. Porter, projeccionista e especialista na construção de equipamento fotográfico, tornou-se responsável por muitas das produções da companhia de Edison, e são-lhe creditadas muitas das inovações pré-1908: o primeiro filme narrativo e a montagem tal como a conhecemos. O seu filme mais conhecido é The Great Train Robbery (1903).


Carregar ppt "Os pioneiros: Thomas Edison, que já tinha inventado o fonógrafo e a lâmpada eléctrica, decidiu, em 1888, criar uma série de máquinas para registar e reproduzir."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google