A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ISO 14.000 - que bicho é esse? ..

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ISO 14.000 - que bicho é esse? .."— Transcrição da apresentação:

1 ISO que bicho é esse? .

2 ISO 14000 Norma elaborada pela International Organization for Standardization, com sede em Genebra, na Suíça, que reúne mais de 100 países com a finalidade de criar normas internacionais. Cada país possui um órgão responsável por elaborar suas normas. Brasil: ABNT; Alemanha:DIN; Japão: JIS... O processo de elaboração das normas leva em consideração características e opiniões de vários países membros. Semelhante à ISO 9000 – Normas para o Sistema de Garantia da Qualidade. Não há certificação “ISO 14000”, mas (única norma ISO que permite certificado de Sistema de Gerenciamento Ambiental - SGA).

3 A série ISO 14000 A série ISO inclui padrões para o Sistema de Gestão Ambiental (SGA/EMS) (14001, 14004), auditoria (14010, 14011, 14012), rotulagem (14020, 14021, 14024), avaliação de desempenho ambiental (14031), e análise de ciclo de vida (14040).

4 Certificado ISO ISO – Sistema de Gestão Ambiental – Especificações com Guia para uso, estabelece requisitos para as empresas gerenciarem seus produtos e processos para que eles não agridam o meio ambiente, que a comunidade não sofra com os resíduos gerados e que a sociedade seja beneficiada num aspecto amplo.

5 BENEFÍCIOS INTERNOS DA CERTIFICAÇÃO PELA ISO 14.000:
1. Melhoria na eficiência das operações com maior retorno nos investimentos. 2. Disciplina Organizacional. 3. Reconhecimento e flexibilidade na legislação. 4. Proteção dos investimentos no SGA; envolvendo a revisão de terceiro partido que auxilia a manutenção de seu sistema com relativo reduzidos custos de manutenção.

6 BENEFÍCIOS EXTERNOS DA CERTIFICAÇÃO PELA ISO 14.000:
1. Satisfação das necessidades contratuais. 2. Expansão de mercados e da base de clientes. 3. Maior competitividade. 4. Melhora da imagem para clientes, fiscalização,funcionários, investidores, comunidade local e outros.

7 FAMÍLIA DE NORMAS NBR ISO 14.000
NORMAS PASSÍVEIS DE CERTIFICAÇÃO NORMAS AUXILIARES

8 NORMAS PASSÍVEIS DE CERTIFICAÇÃO
ISO    Sistema de Gestão Ambiental (SGA) - Especificações para Implantação e Guia; ISO  Análise do Ciclo de Vida - Princípios Gerais; 

9 NORMAS AUXILIARES ISO : Sistema de Gestão Ambiental (SGA) - Diretrizes Gerais; ISO : Guias para Auditoria Ambiental - Diretrizes Gerais; ISO : Diretrizes para Auditoria Ambiental e Procedimentos para Auditorias; ISO : Diretrizes para Auditoria Ambiental - Critérios de Qualificação de Auditores.

10 NORMAS AUXILIARES ISO : Rotulagem Ambiental - Princípios Básicos; ISO : Rotulagem Ambiental - Termos e Definições; ISO : Rotulagem Ambiental - Simbologia para Rótulos; ISO : Rotulagem Ambiental - Testes e Metodologias de Verificação;

11 NORMAS AUXILIARES ISO 14.031: Avaliação da Performance Ambiental
ISO : Avaliação da Performance Ambiental dos Sistemas de Operadores;

12 NORMAS AUXILIARES ISO 14.041: Análise do Ciclo de Vida - Inventário
ISO : Análise do Ciclo de Vida - Análise dos Impactos; ISO : Análise do Ciclo de Vida - Migração dos Impactos.

13 O que a ISO 14001 requer de uma organização?
A ISO necessita de uma companhia: 1) que desenvolva uma política ambiental com um compromisso para as necessidades (compliance), prevenção de poluição, e melhoria continua; 2) conduzir um plano que identifica aspectos ambientais de uma operação e as exigências legais, fixa objetivos e metas consistentes com política e estabelece um programa de gerenciamento ambiental; 3) implementar e operacionalizar um programa que inclua uma estrutura e responsabilidades definida, treinamento, comunicação, documentação, controle operacional, e preparação para atendimento a emergências; 4) conferindo e uma ação corretiva incluindo o monitoramento, a correção, a ação preventiva e a auditoria; e 5) a revisão do gerenciamento.

14 Para obter o certificado ISO 14001, há um processo que consiste em uma série de passos:
1 – Política ambiental; 2 – Aspectos ambientais; 3 – Exigências legais; 4 – Objetivos e metas; 5 – Programa de gestão ambiental; 6 – Estrutura organizacional e responsabilidade; 7 – Conscientização e treinamento; 8 – Comunicação; 9 – Documentação do Sistema de Gestão Ambiental; 10 – Controle de documentos; 11 – Controle operacional; 12 – Situações de emergência; 13 – Monitoramento e avaliação; 14 – Não conformidade, ações corretivas e ações preventivas; 15 – Registros; 16 – Auditoria do Sistema da Gestão Ambiental; 17 – Análise crítica do Sistema de Gestão Ambiental (SGA).

15 1 – Política ambiental Elaborada pela direção da empresa;
Que represente seus produtos e serviços; Que seja divulgada entre os funcionários e a comunidade. Que a direção demonstre compromisso com o cumprimento dessa política. Deve obter o cumprimento legal e buscar o melhoramento contínuo do desempenho ambiental da empresa.

16 2 – Aspectos ambientais A organização precisa ter procedimentos que permitam identificar, conhecer, administrar e controlar os resíduos que ela gera durante o processamento e uso do produto: Emissões Atmosféricas, Efluentes Líquidos e Resíduos Sólidos.

17 3 – Exigências legais A empresa deve desenvolver uma sistemática para obter e ter acesso a todas as exigências legais pertinentes à atividade. Essas exigências devem ficar claras à direção da empresa. Os funcionários devem conhecer essas exigências e quais as documentações necessárias para seu cumprimento.

18 4 – Objetivos e metas A empresa deve criar objetivos e metas que estejam alinhados com o cumprimento da política ambiental que foi definida. Esses objetivos e metas devem refletir os aspectos ambientais, os resíduos gerados e seus impactos no meio ambiente. Também deve considerar exigências legais e outros aspectos inerentes ao próprio negócio.

19 5 – Programa de gestão ambiental
Programa estruturado com responsáveis pela coordenação e implementação de ações que cumpram o que foi estabelecido na política ambiental e as exigências legais, que atinjam os objetivos e metas e que contemplem o desenvolvimento de novos produtos e novos processos. Este programa deve prever ações contingenciais, associadas aos riscos envolvidos e aos respectivos planos emergenciais.

20 6 – Estrutura organizacional e responsabilidade
O PGA deve integrar as funções dos funcionários da empresa, através da descrição de cargos e funções relativas à questão ambiental. A empresa deve possuir um organograma que demonstre que suas interrelações estão bem definidas e comunicadas em toda a empresa. A direção da empresa deve definir um ou mais profissionais para que seja o representante dos assuntos específicos da Gestão Ambiental.

21 7 – Conscientização e treinamento
O programa de Gestão Ambiental deve prover treinamento aos funcionários com atribuições na área ambiental, para que estejam conscientes da importância do cumprimento da política e objetivos do Maio Ambiente, das exigências legais e de outras definidas pela empresa. O treinamento também deve levar em consideração todos os impactos ambientais reais ou potenciais associados as suas atividades de trabalho.

22 8 – Comunicação A empresa deve possuir uma sistemática para enviar e receber comunicados relativos às questões ambientais para seus funcionários e a comunidade.

23 9 – Documentação do Sistema de Gestão Ambiental
A empresa precisa ter um Manual dos Sistema de Gerenciamento Ambiental que contenha as exigências ambientais da empresa.

24 10 – Controle de documentos
A empresa deve manter um sistema bem parecido com o controle de documentos da ISO 9000, ou seja, procedimentos para que todos os documentos sejam controlados e assinados pelos responsáveis, com acesso fácil aos interessados, para manter atualizados, identificados, legíveis e armazenados adequadamente. Os documentos obsoletos também devem ser retirados do local para evitar uso indevido.

25 11 – Controle operacional
A organização precisa ter procedimentos para fazer inspeções e o controle dos aspectos ambientais, inclusive procedimentos para a manutenção e calibração dos equipamentos que fazem esses controles.

26 12 – Situações de emergência
A empresa deve possuir procedimentos para prevenir, investigar e responder a situações de emergência. Também deve ter planos e funcionários treinados para atuar em situações de emergência.

27 13 – Monitoramento e avaliação
A organização deve ter um programa para medir o desempenho ambiental através da inspeção das características de controle ambiental e calibração dos instrumentos de medição para que atendam aos objetivos e metas estabelecidos.

28 14 – Não conformidade, ações corretivas e ações preventivas
A empresa deve definir responsáveis com autoridade para investigar as causas das não-conformidades ambientais e tomar as devidas ações corretivas e preventivas.

29 15 – Registros A organização precisa arquivar todos os resultados de auditorias, análises críticas relativas as questões ambientais. O objetivo de ter esses registros é mostrar e provar, a quem quer que seja, que a empresa possui um Sistema conforme o que é exigido pela norma.

30 16 – Auditoria do Sistema da Gestão Ambiental
A organização precisa ter um programa de auditoria ambiental periódica e os resultados das auditorias devem ser documentados e apresentados à alta administração da empresa.

31 17 – Análise crítica do Sistema de Gestão Ambiental (SGA)
Baseado nos resultados da auditoria do SGA, a organização deve fazer uma análise crítica do Sistema de Gestão Ambiental e as devidas alterações, para que atenda as exigências do mercado, clientes, fornecedores e aspectos legais, na busca da melhoria contínua.

32 RAZÕES PARA IMPLANTAR E CERTIFICAR O SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NA ORGANIZAÇÃO
1 – TENDÊNCIA MUNDIAL: 1.1 – Desenvolvimento Sustentável – progredir sempre, mas protegendo o meio ambiente e os recursos naturais para que as gerações futuras tenham condições de sobrevivência. 1.2 – Legislação ambiental cada vez mais rigorosa. 1.3 – Diferencial competitivo – clientes preferem produtos obtidos através de "processos limpos" (processos ecologicamente adequados).

33 RAZÕES PARA IMPLANTAR E CERTIFICAR O SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NA ORGANIZAÇÃO
2 – REDUÇÃO DE CUSTOS: 2.1 – Menos desperdício. 2.2 – Separação de resíduos possibilitando maior reaproveitamento e reciclagem de diversos materiais. 2.3 – Menor custo para disposição final de resíduos (menor quantidade de lixo a ser enviado para aterros). 2.4 - Procedimentos padronizados reduzem o custo de controle. 2.5 – Melhor aproveitamento de água, energia, combustíveis e matérias-primas. 2.6 – Menor preço do seguro da unidade industrial. 2.7 – Mais facilidade para obter recursos financeiros de bancos e outras entidades. 2.8 – Menor risco de acidentes. 2.9 – Menor risco de autuação pelos órgãos ambientais.

34 RAZÕES PARA IMPLANTAR E CERTIFICAR O SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NA ORGANIZAÇÃO
3 – MELHOR QUALIDADE DE VIDA DENTRO E FORA DA EMPRESA: 3.1 – Pessoas mais conscientizadas sobre a necessidade da preservação ambiental. 3.2 – Ambiente de trabalho mais limpo, mais organizado e mais agradável. 3.3 – Menos poluição e menos lixo na fábrica, na cidade, em casa e no meio ambiente em geral. 4 – MELHORIA DA IMAGEM DA EMPRESA: Clientes, parceiros, Governo e a comunidade em geral passam a ter uma imagem muito mais positiva da empresa.


Carregar ppt "ISO 14.000 - que bicho é esse? .."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google