A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Apresentação Multimédia #3 Tema I | ANTES DE MIM capítulo 1| a genética Objetivo: Analisar a relação entre a complexidade do ser humano e o seu inacabamento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Apresentação Multimédia #3 Tema I | ANTES DE MIM capítulo 1| a genética Objetivo: Analisar a relação entre a complexidade do ser humano e o seu inacabamento."— Transcrição da apresentação:

1 Apresentação Multimédia #3 Tema I | ANTES DE MIM capítulo 1| a genética
Objetivo: Analisar a relação entre a complexidade do ser humano e o seu inacabamento biológico. → A RELAÇÃO ENTRE A COMPLEXIDADE DO SER HUMANO E O SEU INACABAMENTO BIOLÓGICO

2 FILOGÉNESE O que é a filogénese?

3 INVENÇÃO DA AGRICULTURA
filogénese A filogénese diz respeito à história e evolução de uma espécie e aos mecanismos adaptativos implícitos à sobrevivência e reprodução. no caso da espécie humana, a filogénese mostra como um conjunto de mudanças nos permitiriam obter vantagens únicas. Ligadas ao desenvolvimento do cérebro (encefalização), encontram-se várias aquisições COMPORTAMENTAIS IMPORTANTES: O que nos revela a filogénese da espécie humana? LOCOMOÇÃO BÍPEDE UTILIZAÇÃO DAS MÃOS CRIAÇÃO DE OBJETOS MANIPULAÇÃO DO FOGO INVENÇÃO DA AGRICULTURA

4 ONTOGÉNESE O que é a ontogénese?

5 ONTOGÉNESE A ONTOGÉNESE DIZ RESPEITO AO DESENVOLVIMENTO DE UM ORGANISMO PARTICULAR. Inicia-se com a fecundação e prolonga-se por toda a vida do indivíduo. acreditando-se hoje que o desenvolvimento ontogénico do indivíduo resulta de interações permanentes entre os genes que herda e os estímulos do ambiente, defendem-se perspetivas construtivistas. As perspetivas construtivistas estão assentes em princípios ligados à epigénese e opõem-se às crenças deterministas do preformismo. Em que momento se inicia a ontogénese? Que perspetivas se defendem hoje relativamente ao desenvolvimento?

6 preformismo e epigénese
Como se distingue a tese preformista da epigénese?

7 preformismo e epigénese
A TEORIA DO PREFORMISMO, ATUALMENTE DESACREDITADA, DEFENDE QUE O DESENVOLVIMENTO DO INDIVÍDUO NÃO É MAIS DO QUE O CRESCIMENTO DE UM EMBRIÃO PREFORMADO À PARTIDA. EPIGÉNESE A TEORIA DA EPIGÉNESE, ATUALMENTE CONSENSUAL, DEFENDE QUE O DESENVOLVIMENTO DO INDIVÍDUO ESTÁ DEPENDENTE DA INTERAÇÃO ENTRE INFLUÊNCIAS GENÉTICAS (INATAS) E INFLUÊNCIAS AMBIENTAIS (ADQUIRIDAS). O que é o preformismo? O que é a epigénese?

8 INACABAMENTO BIOLÓGICO E NEOTENIA
De que falamos quando falamos de inacabamento biológico?

9 INACABAMENTO BIOLÓGICO E NEOTENIA
AO NASCER, O SER HUMANO É UM SISTEMA BIOLOGICAMENTE FRÁGIL E INACABADO, PROVAVELMENTE O MAIS PREMATURO E IMPREPARADO DE TODAS AS ESPÉCIES. Esta aparente desvantagem do caráter neoténico do ser humano converte-se em vantagem, já que É a flexibilidade do seu programa aberto que o torna mais apto para aprender e interagir. Presente no nascimento, a nossa incompletude acompanha-nos ao longo da vida, permitindo-nos novas possibilidades de adaptação e aprendizagem. Por que razão não devemos encarar o inacabamento biológico como uma desvantagem? O inacabamento biológico e a incompletude resolvem-se com a entrada na vida adulta?

10 Bibliografia FEINGOLD, J. (2006). A Genética Médica. São Paulo: Loyola. GRIFFITHS, A. (2006). Introdução à Genética. Rio de Janeiro: Nova Guanabara. HUFFMAN, K. (2010). Psychology in Action: Nova Jérsia. John Wiley & Sons, Inc. PASSER, M. e SMITH, R. (2009). Psychology: The Science Of Mind And Behaviour. Nova Iorque: McGraw-hill. WEITEN, W. (2008). Psychology: themes and variations. Belmont: Thomson Wadsworth. ZIMBARDO, P. et al. (2012). Psychology: core concepts. Boston: Pearson.


Carregar ppt "Apresentação Multimédia #3 Tema I | ANTES DE MIM capítulo 1| a genética Objetivo: Analisar a relação entre a complexidade do ser humano e o seu inacabamento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google