A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CME: ESTERILIZAÇÃO Universidade Castelo Branco Faculdade de Enfermagem

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CME: ESTERILIZAÇÃO Universidade Castelo Branco Faculdade de Enfermagem"— Transcrição da apresentação:

1 CME: ESTERILIZAÇÃO Universidade Castelo Branco Faculdade de Enfermagem
Prof. Claudia Angélica Mainenti

2 ESTERILIZAÇÃO Processo pelo qual os microorganismos são mortos a tal ponto que não seja possível detectá-los no meio de cultura no qual previamente haviam proliferado.

3 PROCESSOS DE ESTERILIZAÇÃO
Processos físicos: calor seco,vapor saturado sob pressão, calor úmido, raios gama. Processos químicos: produtos químicos. Processos físico- químicos: plasma de peróxido de hidrogênio, óxido de etileno e formaldeído.

4 PROCESSO FÍSICO: ESTERILIZAÇÃO POR VAPOR SATURADO SOB PRESSÃO
Fácil acesso no mercado;Indicado para artigos termorresistentes como os instrumentais cirúrgicos. É o mais econômico; Fácil acesso no mercado. * As partículas de água são transformadas em vapor, sob a mesma temperatura. A morte celular é favorecida pelo calor, que proporciona a coagulação das proteínas, fazendo com que o microorganismo perca as suas funções vitais e morrra.

5 AUTOCLAVE À VAPOR GRAVITACIONAL
Tempo de exposição: 15 à 30 minutos; Temperatura: 121 à 123º ; Não garantem a total remoção do ar do interior da câmara interna, pois a válvula localiza-se na parte inferior, podendo aparecer bolhas de ar que impedem a penetração adequada de vapor.

6 AUTOCLAVE À VAPOR: PRÉ VÁCUO
Remove o ar da câmara e dos artigos, impedindo a formação de bolhas de ar e facilitando a entrada de vapor nos pacotes. CUIDADOS *Preencher a autoclave com no mínimo 80% de sua capacidade; Não apertar demasiadamente os pacotes; * Dispor os pacotes de forma vertical no cesto; * Após a esterilização não dispor os pacotes sob superfície lisa. - Finalidades: facilitar a circulação do vapor, ajudar a penetração do vapor, evitar a condensação do vapor.

7 CICLO FLASH Este método está indicado em situações de emergência, como a contaminação inadvertida do artigo no momento do uso. Não é recomendado como uso rotineiro, nem deve ser utilizado em artigos implantáveis. Ciclo flash gravitacional: 132º á 135º por 3 minutos. Ciclo flash pré vácuo: 132º à 135º por 3 à 4 minutos.

8 PROCESSOS QUÍMICOS A esterilização química por meio de agentes germicidas é também conhecida como esterilização a frio, mediante a imersão dos produtos em solução química, quando não há possibilidade de utilização de outro processo de esterilização.

9 CARACTERÍSTICAS DAS SOLUÇÕES QUÍMICAS
Amplo espectro microbiano; Ausência de toxicidade; Compatibilidade com os artigos; Não deve ser irritante, odorífera ou corrosiva; Ser biodegradável.

10 SOLUÇÃO QUÍMICA: GLUTARALDEÍDO
Pode ser utilizado em artigos termossesíveis, tanto como desinfetante como esterilizante. Precisa ser alcalinizado, para se ter a ação esporiciada; Efeitos tóxicos: irritação nasal, ocular e de garganta, desmatites e crises alérgicas. Esterilização: 10 à 12 horas de imersão Desinfecção: 2 minutos. Duração: 14 à 28 dias após ativado.

11 SOLUÇÃO QUÍMICA: ÁCIDO PERACÉTICO
Potente ação microbicida, age rapidamente em todos os microorganismos,mesmo em concentrações baixas. Forma mais segura de esterilização química;É atóxico, biodegradável e não tem efeito residual, porém pode ser corrosivo se usado de maneira inadequada. Fórmula: mistura homogênea de ácido acético, peróxido de hidrogênio e água. Tempo: esterilização – 30 á 60 minutos Tempo: desinfecção: 10 á 30 minutos.

12 PROCESSOS FÍSICO QUÍMICOS
Esterilização por peróxido de hidrogênio (sterrad): processo de esterilização à baixa temperatura, que gera plasma por meio de substrato de peróxido de hidrogênio, bombardeado por ondas de radiofrequência. Processo apresenta menor risco ocupacional e ambiental, pois não gera resíduos tóxicos, pois a decomposição do peróxido de hidrogênio resulta emágua e oxigênio. Temperatura: 50 à 70 minutos. Temperatura: 35 à 42º Artigos termosensívesi, com invólucro compatível com o método, livre de celulose.

13 ESTERILIZAÇÃO POR ÓXIDO DE ETILENO
Método que utiliza o gás de óxido de etileno em uma autoclave. A esterilização ocorre por uma reação de deslocamento envolvendo uma reação nucleófila de sítio ativo biológico com a molécula de óxido de etileno. É um gás incolor, altamente inflamável e explosivo, por isso é misturado a dióxido de carbono ou hidrocarboneto. Temperatura: 50 à 60º A esterilização é considerado o “ padrão de ouro”, porém seu uso e manipulação são complexos e oferece riscos aos trabalhadores.

14 MONITORAÇÃO DO PROCESSO DE ESTERILIZAÇÃO
Métodos biológicos (indicadores) Métodos químicos integradores) Indicador biológico: ampola plástica que contém uma tira de esporos bacterianos de “geobacillus stearothermophilus” para teste. Teste de Bowie e Dick: fitas teste de autoclave.


Carregar ppt "CME: ESTERILIZAÇÃO Universidade Castelo Branco Faculdade de Enfermagem"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google