A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AVALIAÇÃO, GESTÃO E QUALIDADE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AVALIAÇÃO, GESTÃO E QUALIDADE"— Transcrição da apresentação:

1 AVALIAÇÃO, GESTÃO E QUALIDADE
FÓRUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA AVALIAÇÃO, GESTÃO E QUALIDADE NO ENSINO SUPERIOR – AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS Profa. Ms. Fernanda de Cássia Rodrigues Pimenta – UNICID Profa. Dra. Celia Maria Haas – UNICID

2 VII SEMINÁRIO SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO
FÓRUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA VII SEMINÁRIO SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO POLÍTICA EDUCACIONAL DO SÉCULO XXI: PARADOXOS, LIMITES E POSSIBILIDADES OBJETIVO: Apresentar parte da pesquisa “Os Instrumentos de Avaliação do SINAES: Gestão e Qualidade na perspectiva dos Coordenadores de Curso”, desenvolvida com base na Constituição Federal de 1988 e respectiva legislação infraconstitucional referente à avaliação e qualidade da educação superior.

3 VII SEMINÁRIO SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO
FÓRUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA VII SEMINÁRIO SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO POLÍTICA EDUCACIONAL DO SÉCULO XXI: PARADOXOS, LIMITES E POSSIBILIDADES OBJETIVO: Pretendeu-se identificar junto aos coordenadores de curso (foram ouvidos 90 coordenadores) se esses profissionais consideram os instrumentos de avaliação de cursos elaborados pelo MEC como possível ferramenta de gestão e se acreditam que tais instrumentos podem aferir a qualidade de um curso.

4 VII SEMINÁRIO SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO
FÓRUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA VII SEMINÁRIO SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO POLÍTICA EDUCACIONAL DO SÉCULO XXI: PARADOXOS, LIMITES E POSSIBILIDADES RESULTADOS: Para este trabalho, os resultados apresentados são: O levantamento e evolução dos Instrumentos de Avaliação do SINAES, desde sua implantação em 2004 até o ano de 2012; Parte dos questionários respondidos pelos Coordenadores até então, que vem indicando a opinião dos Gestores Educacionais a respeito das Políticas Públicas de Avaliação da Educação Superior Brasileira.

5 VII SEMINÁRIO SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO
FÓRUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA VII SEMINÁRIO SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO POLÍTICA EDUCACIONAL DO SÉCULO XXI: PARADOXOS, LIMITES E POSSIBILIDADES SINAES: A partir do SINAES, a avaliação passou a ser concebida como instrumento dinâmico e processual, superando a fase estática característica do Provão. O SINAES vem em substituição a um conjunto não articulado de instrumentos de avaliação e com a ideia de instalação de um ciclo de avaliação que seria referencial para a regulação das instituições (ROTHEN; BARREYRO, 2011).

6 VII SEMINÁRIO SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO
FÓRUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA VII SEMINÁRIO SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO POLÍTICA EDUCACIONAL DO SÉCULO XXI: PARADOXOS, LIMITES E POSSIBILIDADES O SINAES compreende três componentes principais: a avaliação das instituições; a avaliação dos cursos; e a avaliação do desempenho dos estudantes.

7 VII SEMINÁRIO SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO
FÓRUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA VII SEMINÁRIO SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO POLÍTICA EDUCACIONAL DO SÉCULO XXI: PARADOXOS, LIMITES E POSSIBILIDADES 2006: 1º Instrumento de Avaliação: Instrumento de Avaliação Externa de IES 2º Instrumento de Avaliação: um mês depois – Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação.

8 VII SEMINÁRIO SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO
FÓRUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA VII SEMINÁRIO SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO POLÍTICA EDUCACIONAL DO SÉCULO XXI: PARADOXOS, LIMITES E POSSIBILIDADES 2007: setembro: Instrumento de Avaliação para Autorização de Cursos de Graduação, Bacharelados e Licenciaturas; Outubro: Instrumento de Avaliação para Credenciamento de novas Instituições de Educação Superior. Total em 2007: 4 Instrumentos.

9 VII SEMINÁRIO SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO
FÓRUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA VII SEMINÁRIO SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO POLÍTICA EDUCACIONAL DO SÉCULO XXI: PARADOXOS, LIMITES E POSSIBILIDADES 2008: abril: Instrumento de Avaliação para Autorização de Curso de Medicina; julho: Instrumento de Avaliação para Autorização de Curso de Direito; Agosto: Instrumento de Avaliação de Renovação de Reconhecimento de Curso de Graduação (revoga o de 2006).

10 VII SEMINÁRIO SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO
FÓRUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA VII SEMINÁRIO SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO POLÍTICA EDUCACIONAL DO SÉCULO XXI: PARADOXOS, LIMITES E POSSIBILIDADES 2008: EaD: Instrumento de Avaliação para Credenciamento de IES para oferta de cursos a distância; EaD: Instrumento de Avaliação para Autorização de Curso a distância; EaD: Instrumento de Avaliação para Credenciamento de pólo. Total em 2008: 9 Instrumentos.

11 VII SEMINÁRIO SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO
FÓRUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA VII SEMINÁRIO SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO POLÍTICA EDUCACIONAL DO SÉCULO XXI: PARADOXOS, LIMITES E POSSIBILIDADES 2009: janeiro: Instrumento de Avaliação para Reconhecimento de Cursos Superiores de Tecnologia; janeiro: Instrumento de Avaliação para Reconhecimento de Cursos de Graduação, Bacharelados e Licenciaturas; janeiro: Instrumento de Avaliação para Reconhecimento de Cursos de Graduação em Direito. Total em 2009: 12 Instrumentos.

12 VII SEMINÁRIO SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO
FÓRUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA VII SEMINÁRIO SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO POLÍTICA EDUCACIONAL DO SÉCULO XXI: PARADOXOS, LIMITES E POSSIBILIDADES 2010: fevereiro: Instrumento de Avaliação para Reconhecimento de Cursos Superiores de Tecnologia; março: Instrumento de Avaliação para Reconhecimento de Cursos Superiores de Tecnologia (revoga o do mês anterior – o de fevereiro de 2010); agosto: Instrumento de Avaliação para Reconhecimento de Curso de Pedagogia;

13 VII SEMINÁRIO SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO
FÓRUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA VII SEMINÁRIO SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO POLÍTICA EDUCACIONAL DO SÉCULO XXI: PARADOXOS, LIMITES E POSSIBILIDADES 2010: agosto: Instrumento de Avaliação para Autorização de Cursos de Graduação, Bacharelado e Licenciatura (revoga o de 2007); agosto: Instrumento de Avaliação para Reconhecimento de Cursos de Graduação, Bacharelado e Licenciatura (revoga o de 2009); agosto: Instrumento de Avaliação para Autorização de Curso Superior de Tecnologia (revoga o de 2008);

14 VII SEMINÁRIO SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO
FÓRUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA VII SEMINÁRIO SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO POLÍTICA EDUCACIONAL DO SÉCULO XXI: PARADOXOS, LIMITES E POSSIBILIDADES 2010: setembro: Instrumento de Avaliação para Renovação de Reconhecimento de Cursos de Graduação, Bacharelado e Licenciatura (revoga o de 2008); setembro: Instrumento de Avaliação para Reconhecimento de Cursos de Graduação, Bacharelado e Licenciatura (revoga o do mês anterior – o de agosto de 2010); setembro: Instrumento de Avaliação para Reconhecimento de Curso de Medicina.

15 VII SEMINÁRIO SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO
FÓRUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA VII SEMINÁRIO SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO POLÍTICA EDUCACIONAL DO SÉCULO XXI: PARADOXOS, LIMITES E POSSIBILIDADES 2010: setembro: Instrumento de Avaliação para Autorização de Curso de Direito (revoga o de 2008); setembro: Instrumento de Avaliação para Credenciamento de Instituições de Educação Superior (revoga o de 2007); setembro: Instrumento de Avaliação para Recredenciamento de Instituições de Educação Superior (revoga o de 2006).

16 VII SEMINÁRIO SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO
FÓRUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA VII SEMINÁRIO SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO POLÍTICA EDUCACIONAL DO SÉCULO XXI: PARADOXOS, LIMITES E POSSIBILIDADES 2010: outubro: Instrumento de Avaliação para Autorização de Curso de Medicina (revoga o de 2008); Total em 2010: 16 Instrumentos em vigor.

17 VII SEMINÁRIO SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO
FÓRUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA VII SEMINÁRIO SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO POLÍTICA EDUCACIONAL DO SÉCULO XXI: PARADOXOS, LIMITES E POSSIBILIDADES Em 27 de setembro de 2010 foi oficializada a Comissão de Revisão dos Instrumentos de Avaliação, coordenada pela DAES – Diretoria de Avaliação da Educação Superior.

18 VII SEMINÁRIO SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO
FÓRUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA VII SEMINÁRIO SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO POLÍTICA EDUCACIONAL DO SÉCULO XXI: PARADOXOS, LIMITES E POSSIBILIDADES Em 1º de junho de 2011, o INEP publicou uma Nota Técnica com o resultado da reformulação dos Instrumentos realizada pela Comissão. A reformulação dos Instrumentos partiu de uma padronização inicial dos doze Instrumentos de Avaliação dos Cursos de Graduação, com a justificativa de que eles apresentavam diferentes critérios de análise.

19 VII SEMINÁRIO SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO
FÓRUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA VII SEMINÁRIO SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO POLÍTICA EDUCACIONAL DO SÉCULO XXI: PARADOXOS, LIMITES E POSSIBILIDADES Resultado da Padronização: Instrumento de Avaliação de Curso de Graduação, Bacharelado, Licenciatura e Tecnológico – Presencial e EAD – Autorização, Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento; Instrumento de Avaliação de Curso de Graduação em Direito – Presencial e EAD – Autorização, Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento; Instrumento de Avaliação de Curso de Graduação em Medicina – Presencial e EAD – Autorização, Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento.

20 VII SEMINÁRIO SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO
FÓRUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA VII SEMINÁRIO SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO POLÍTICA EDUCACIONAL DO SÉCULO XXI: PARADOXOS, LIMITES E POSSIBILIDADES 2011 – Fase de Transição: 16 Instrumentos de 2010 + 3 Instrumentos padronizados de 2011 Total em vigor em 2011: 19 Instrumentos.

21 FÓRUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA
2012: Atos Autorizativos (de entrada) Atos Regulatórios Específicos EaD Credenciamento de IES Autorização de Curso Reconheci-mento de Curso Renovação de Reconhecimento de Curso Recredenciamento de IES (Avaliação Externa) 2010 / Setembro Credenciamento de Instituições de Educação Superior, modalidade presencial. 2012 / Maio Avaliação de Cursos de Graduação – Presencial e EAD – Autorização, Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento. Recredenciamento de Instituições de Educação Superior, nas modalidades presencial e a distância. 2008 Credenciamento Institucional para Oferta da Modalidade de Educação a Distância. Credenciamento de Pólo de Apoio Presencial para Educação a Distância.

22 VII SEMINÁRIO SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO
POLÍTICA EDUCACIONAL DO SÉCULO XXI: PARADOXOS, LIMITES E POSSIBILIDADES FÓRUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA

23 VII SEMINÁRIO SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO
FÓRUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA VII SEMINÁRIO SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO POLÍTICA EDUCACIONAL DO SÉCULO XXI: PARADOXOS, LIMITES E POSSIBILIDADES Esta caminhada pode ser classificada em três fases: – Fase de Implantação – tratando-se predominantemente de uma avaliação qualitativa, mais subjetiva; – Fase de Detalhamento – tratando-se de uma avaliação mais objetiva, com predominância de indicadores quantitativos; 2011 – 2012 – Fase de Padronização – equilíbrio entre a objetividade e a subjetividade; percebe-se o exercício de padronização dos Instrumentos.

24 VII SEMINÁRIO SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO
FÓRUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA VII SEMINÁRIO SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO POLÍTICA EDUCACIONAL DO SÉCULO XXI: PARADOXOS, LIMITES E POSSIBILIDADES Alguns resultados dos Questionários:

25 Experiência na função de Coordenador
FÓRUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA VII SEMINÁRIO SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO POLÍTICA EDUCACIONAL DO SÉCULO XXI: PARADOXOS, LIMITES E POSSIBILIDADES Experiência na função de Coordenador

26 VII SEMINÁRIO SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO
FÓRUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA VII SEMINÁRIO SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO POLÍTICA EDUCACIONAL DO SÉCULO XXI: PARADOXOS, LIMITES E POSSIBILIDADES Sexo do Coordenador

27 Titulação do Coordenador
FÓRUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA VII SEMINÁRIO SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO POLÍTICA EDUCACIONAL DO SÉCULO XXI: PARADOXOS, LIMITES E POSSIBILIDADES Titulação do Coordenador

28 VII SEMINÁRIO SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO
FÓRUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA VII SEMINÁRIO SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO POLÍTICA EDUCACIONAL DO SÉCULO XXI: PARADOXOS, LIMITES E POSSIBILIDADES Acúmulo de Funções

29 VII SEMINÁRIO SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO
POLÍTICA EDUCACIONAL DO SÉCULO XXI: PARADOXOS, LIMITES E POSSIBILIDADES FÓRUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA

30 Instrumentos conhecidos pelo Coordenador
VII SEMINÁRIO SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO POLÍTICA EDUCACIONAL DO SÉCULO XXI: PARADOXOS, LIMITES E POSSIBILIDADES FÓRUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA Instrumentos conhecidos pelo Coordenador

31 Quando tomou conhecimento
VII SEMINÁRIO SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO POLÍTICA EDUCACIONAL DO SÉCULO XXI: PARADOXOS, LIMITES E POSSIBILIDADES FÓRUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA Quando tomou conhecimento

32 Como tomou conhecimento
VII SEMINÁRIO SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO POLÍTICA EDUCACIONAL DO SÉCULO XXI: PARADOXOS, LIMITES E POSSIBILIDADES FÓRUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA Como tomou conhecimento

33 VII SEMINÁRIO SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO
POLÍTICA EDUCACIONAL DO SÉCULO XXI: PARADOXOS, LIMITES E POSSIBILIDADES FÓRUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA Como utiliza

34 VII SEMINÁRIO SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO
POLÍTICA EDUCACIONAL DO SÉCULO XXI: PARADOXOS, LIMITES E POSSIBILIDADES FÓRUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA Acredita que são capazes Acredita que podem ser de aferir a qualidade de um utilizados como ferramenta curso: de gestão:

35 VII SEMINÁRIO SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO
FÓRUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA VII SEMINÁRIO SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO POLÍTICA EDUCACIONAL DO SÉCULO XXI: PARADOXOS, LIMITES E POSSIBILIDADES REFERÊNCIAS Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 (1988). Brasília. Recuperado em 28 setembro, 2012, de Decreto n , de 10 de outubro de 1996 (1996). Estabelece procedimentos para o processo e avaliação dos cursos e instituições de ensino superior. Brasília, DF. Recuperado em 28 setembro, 2012, de Decreto n , de 15 de abril de 1997 (1997). Regulamenta, para o Sistema Federal de Ensino, as disposições contidas nos arts. 19, 20, 45, 46 e § 1º, 52, parágrafo único, 54 e 88 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e dá outras providências. Brasília, DF. Recuperado em 28 setembro, 2012, de

36 VII SEMINÁRIO SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO
FÓRUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA VII SEMINÁRIO SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO POLÍTICA EDUCACIONAL DO SÉCULO XXI: PARADOXOS, LIMITES E POSSIBILIDADES REFERÊNCIAS Decreto n , de 19 de agosto de 1997 (1997). Regulamenta, para o Sistema Federal de Ensino, as disposições contidas no art. 10 da Medida Provisória nº , de 8 de agosto de 1997, e nos arts. 16, 19, 20, 45, 46 e § 1º, 52, parágrafo único, 54 e 88 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e dá outras providências. Brasília, DF. Recuperado em 28 setembro, 2012, de Decreto n , de 9 de julho de 2001 (2001). Dispõe sobre a organização do ensino superior, a avaliação de cursos e instituições, e dá outras providências. Brasília, DF. Recuperado em 28 setembro, 2012, de Decreto n , de 9 de maio de 2006 (2006). Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação de instituições de educação superior e cursos superiores de graduação e seqüenciais no sistema federal de ensino. Brasília, DF. Recuperado em 28 setembro, 2012, de

37 VII SEMINÁRIO SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO
FÓRUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA VII SEMINÁRIO SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO POLÍTICA EDUCACIONAL DO SÉCULO XXI: PARADOXOS, LIMITES E POSSIBILIDADES REFERÊNCIAS Lei n , de 20 de dezembro de 1961 (1961). Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF. Recuperado em 28 setembro, 2012, de Lei n. 9131, de 24 de novembro de 1995 (1995). Altera dispositivos da Lei n. 4024, de 20 de dezembro de 1961, e dá outras providências. Brasília, DF. Recuperado em 28 setembro, 2012, de Lei n , de 20 de dezembro de 1996 (1996). Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF. Recuperado em 28 setembro, 2012, de Lei n , de 14 de abril de 2004 (2004). Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências. Brasília, DF. Recuperado em 28 setembro, 2012, de

38 VII SEMINÁRIO SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO
FÓRUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA VII SEMINÁRIO SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO POLÍTICA EDUCACIONAL DO SÉCULO XXI: PARADOXOS, LIMITES E POSSIBILIDADES REFERÊNCIAS Medida Provisória n. 147, de 15 de dezembro de 2003 (2003). Institui o Sistema Nacional de Avaliação e Progresso do Ensino Superior e dispõe sobre a avaliação do ensino superior. Brasília, DF. Recuperado em 28 setembro, 2012, de Parecer CNE/CES 1.070, de 23 de novembro de 1999 (1999). Critérios para autorização e reconhecimento de cursos de Instituições de Ensino Superior. Brasília, DF. Recuperado em 28 setembro, 2012, de Dias Sobrinho, J. (2008, Novembro). Qualidade, Avaliação: do SINAES e Índices. Revista de Avaliação da Educação Superior, 13 (3), Dias Sobrinho, J. (2008). Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior – SINAES. In: A. J. , Silva, C. N. V. da, Silva, D. L., Machado, J.R., Covac & N. A. Felca (Org). Direito Educacional Brasileiro: Aspectos Práticos e Jurídicos. São Paulo: Quartier Latin.

39 VII SEMINÁRIO SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO
FÓRUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA VII SEMINÁRIO SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO POLÍTICA EDUCACIONAL DO SÉCULO XXI: PARADOXOS, LIMITES E POSSIBILIDADES REFERÊNCIAS Trindade, H. (2007). Desafios, Institucionalização e Imagem Pública da CONAES. Brasília: UNESCO/MEC. Weber, S. (2010, Dezembro). Avaliação e regulação da educação superior: conquistas e impasses. Educação e Sociedade, 31 (113),


Carregar ppt "AVALIAÇÃO, GESTÃO E QUALIDADE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google