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G ESTÃO DA Q UALIDADE T OTAL Do projeto ao produto.

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1 G ESTÃO DA Q UALIDADE T OTAL Do projeto ao produto

2 R EFERENCIAL DE Q UALIDADE T OTAL Qualidade total não é uma expressão ou conceito novo; Decorrência a “adequação ao uso”. Qualidade é total se suas atividades envolverem TODOS os requisitos que produtos e serviços devem ter para realizar o que deseja o cliente: _ Necessidades; _ Preferências _ Conveniências _ Gostos

3 R EFERENCIAL DE Q UALIDADE T OTAL Indicativos do êxito da gestão da qualidade: Grau de fidelidade do consumidor Possibilidade de transformar clientes em consumidores CLIENTE: Aquele que decide pela compra do produto ou serviço. CONSUMIDOR: Aquele que usufrui do produto ou do serviço comprado. Ex.: ração de cachorro; Lanche; Compra no atacado!

4 R EFERENCIAL DE Q UALIDADE T OTAL Acompanhar tendências do mercado – alterações nas características do processo de qualidade; Ação evolutiva, porém constante e permanente; Melhoria continuada – maior proximidade com o cliente; Se se deseja adequar um produto ou serviço inteiramente ao uso TODOS os setores, áreas, pessoas ou, enfim, elementos que tiverem alguma participação, direta ou indireta, em sua produção serão igualmente responsáveis pela qualidade.

5 R EFERENCIAL DE Q UALIDADE T OTAL Como juntar envolvimento total e atendimento total? Otimização do processo : esforços para minimizar custos, reduzir defeitos, eliminar perdas ou falhas – RACIONALIZAR A ATIVIDADE PRODUTIVA Generalização da noção de perda : Mecanismo complexo. “toda a ação que não agregar valor ao produto acabado é uma perda”...ou seja É toda ação que não contribui ao ajusto do produto a demanda (consumidor)

6 R EFERENCIAL DE Q UALIDADE T OTAL EX.: Produtos que poluem o meio ambiente (agrotóxico em excesso) são perda à medida que afetam negativamente pessoas que poderiam ser nossos consumidores no futuro. Produtos que afetam terceiros também são perdas: brinquedos que, parecem aos pais, inadequados.

7 G ESTÃO DA QUALIDADE TOTAL Processo destinado a investir, continuamente, em mecanismos de melhoria, ou seja, de AUMENTO de adequação de produtos e serviços ao fim que se destinam. Qual a diferença entre gestão da qualidade e gestão da qualidade total????

8 G ESTÃO DA QUALIDADE TOTAL A qualidade nem sempre foi total (era da inspeção) então...Gestão da qualidade total é para lembrar que existe um novo modelo de gestão, baseado em um novo conceito de qualidade (abrangência total da qualidade); Gestão da qualidade total = TQM (Juran) TQM: extensão do planejamento dos negócios da empresa que inclui o planejamento da qualidade.

9 G ESTÃO DA QUALIDADE TOTAL Atividades usuais da TQM: 1. Estabelecer objetivos abrangentes; 2. Determinar ações para alcançá-los; 3. Atribuir responsabilidades pelo cumprimento das ações; 4. Fornecer recursos necessários; 5. Viabilizar treinamento para cada ação prevista; 6. Estabelecer meios para avaliar o desempenho; 7. Processo de análise periódico dos objetivos; 8. Sistema de reconhecimento que análise o confronto entre objetivos fixados e o desempenho das pessoas em face a ele.

10 G ESTÃO DA QUALIDADE TOTAL Planejamento dos objetivos da organização envolve os altos escalões das organizações....planejar a estratégia envolve a interação desses departamento no processo de qualidade

11 G ESTÃO DA QUALIDADE TOTAL Desvantagens naturais da TQM: 1. Gera aumento de trabalho da administração superior; 2. Determina a possibilidade de gerar conflitos nos vários níveis organizacionais; 3. Não garante resultados imediatos; 4. Utiliza uma abordagem que, se otimiza a ação de setores da empresa, não otimiza o funcionamento da empresa em sua totalidade;

12 G ESTÃO DA QUALIDADE TOTAL Mecanismos para minimizar essas desvantagens: 1. Os processos de trabalho em grupo criam novas divisões das atividades relativas à Gestão da Qualidade que pulverizam a caga de trabalho sem sobrecarregar ninguém; 2. Processos de gestão baseados em políticas gerais da qualidade unificam objetivos e diminuem conflitos; 3. Divisão dos objetivos em médio, longo e curto prazo.

13 G ESTÃO DA QUALIDADE TOTAL Comitê da qualidade total; Administração da qualidade total; Brasil não aceita a formulação do comitê - formado por pessoas com pouco poder de decisão.

14 G ESTÃO DA QUALIDADE TOTAL NO PROCESSO PRODUTIVO A qualidade deve ser gerada a partir exatamente das operações do processo produtivo; Etapa 1: Eliminação de perdas Atividades características: Eliminação de defeitos, refugos e retrabalhos; Programas de redução de erro de mão-de- obra; Minimizar custos; Eliminação de esforços inuteis;

15 E TAPA 1: E LIMINAÇÃO DE PERDAS ( CONT...) Natureza das ações: Corretivas; Ações direcionadas para elementos específicos do processo; Alvo: limitado, bem definido; Resultados imediatos; Prioridade: minimizar desvios de produção Observações : não se acrescenta nada ao processo; Eliminam-se desperdícios;

16 E TAPA 2: E LIMINAÇÃO DAS CAUSAS DE PERDAS Atividades características: Estudo das caudas das ocorrências de defeito; Controle estatístico de defeito; Desenvolvimento de projetos causa/efeito; Estruturação de sistemas de informação para monitorar a produção e avaliar reflexos; Natureza da ação: Preventiva Ênfase: eliminar causas das falhas Meta: corrigir mau uso dos recursos Ações: direcionadas a etapas do processo; Resultado: médio prazo

17 E TAPA 2: E LIMINAÇÃO DAS CAUSAS DE PERDAS ( CONT...) Prioridade: Evitar situações que possam conduzir a desvios da produção, eliminando-se elementos que a prejudiquem e gerando-se condições mais adequadas para seu funcionamento normal. Observações: Considera-se a perda toda e qualquer ação que não agrega valor ao produto; Esta etapa requer atividades de difícil implementação e de avaliação mais complexa, mas aqui pode-se visualizar se estão ocorrendo melhorias em termos de qualidade.

18 E TAPA 3: O TIMIZAÇÃO DO PROCESSO Característica das atividades : Eliminação da ideia de qualidade = não defeitos; Aumento da produtividade e capacidade operacional; Melhor alocação do RH na empresa; Otimização dos recursos da empresa; Adequação entre: produto, processo e projeto; Sistemas de informação para a qualidade;

19 E TAPA 3: O TIMIZAÇÃO DO PROCESSO Natureza das ações: Busca benefícios permanentes; Resultados a longo prazo; Ações abrangentes (todos o processo) Atuação em resultados individuais de áreas, grupos, pessoas, como na INTERFACE entre eles – resultado global do processo. Prioridade: definir potencialidades da produção ( o melhor hoje – melhorar ainda mais) Observações: esta é a única etapa que agrega efetivamente valor ao produto

20 Q UESTÕES Questões que a experiência prática formulou


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