A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT Coordenador(a) Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador(a) de Área: Clarice Pires Professor(a) Supervisor(a): Alex.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT Coordenador(a) Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador(a) de Área: Clarice Pires Professor(a) Supervisor(a): Alex."— Transcrição da apresentação:

1 E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT Coordenador(a) Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador(a) de Área: Clarice Pires Professor(a) Supervisor(a): Alex Lennon de Souza Acadêmicos(as): Jéssica A. Hoffmann, Larissa F. Foppa, Larissa Popper Cassaniga e Suzana Baron CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE

2 SUMÁRIO 1. Cronograma 2. Introdução 3. Processo de Investigação: Aplicação dos Diagnósticos de Alfabetização do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, e elaboração do Relato para a Revista. 4. Análises dos Resultados Alcançados 5. Referências

3 CRONOGRAMA DO MÊS DE OUTUBRO

4 INTRODUÇÃO No mês de outubro, foram reestruturados os diagnóstico de alfabetização do 1º ano e do 2º ano do Ensino Fundamental. Ambos foram aplicados. O diagnóstico do 1º ano foi realizado individualmente com cada criança, já o diagnóstico do 2º ano foi aplicado em sala, coletivamente, com o acompanhamento da professora regente. Após a aplicação dos diagnósticos, foi realizada a análise deles. Além disso, iniciamos o Relato para a revista do PIBID, e também, assistimos a uma Contação de História realizada na escola pelo professor Emiliano de Souza.

5 Aplicamos o diagnóstico de alfabetização com a turma do 1º ano, num total de 22 crianças. Dentre as questões aplicadas, identificamos que:  12 crianças sabem escrever o nome completo;  10 crianças sabem escrever somente o primeiro nome;  Na atividade descritiva sobre os nomes dos animais, 5 crianças escreveram corretamente o nome de todas as figuras; 14 crianças escreveram letras que conheciam, mas sem correspondência com as imagens; e 4 crianças escreveram conforme o som (uma letra para cada sílaba), principalmente as vogais; DIAGNÓSTICO DE ALFABETIZAÇÃO (1ºANO)

6  Na atividade em que o aluno deveria pintar a palavra correspondente à imagem, 10 crianças pintaram as palavras de acordo com a imagem; 4 crianças acertaram 4 imagens de 5; e 7 crianças não pintaram corretamente;  7 crianças escreveram o alfabeto completo; 12 crianças, não; e 3 crianças escreveram faltando algumas letras;  6 crianças repetiram o som dos fonemas das palavras; 10 crianças, não; e 6 crianças, apenas alguns fonemas;  Na atividade de separar as sílabas, 16 crianças relataram que não sabiam, pois não haviam aprendido; e 6 crianças fizeram a atividade parcialmente;  7 crianças escreveram a palavra de acordo com os fonemas que ditamos; 11, não; e 4 crianças escreveram com semelhanças à palavra ditada; DIAGNÓSTICO DE ALFABETIZAÇÃO (1ºANO)

7  Na atividade de ligar o nomes às figuras, 12 crianças ligaram corretamente; 10 crianças, não;  14 crianças não souberam ler as frases do diagnóstico “A vida é bela para quem é bom”, e “As boas ações trazem alegrias”; 7 crianças conseguiram; e uma criança leu-as parcialmente.  21 crianças não sabiam escrever frases; e uma criança escreveu com erros: “ela é muito punita”. DIAGNÓSTICO DE ALFABETIZAÇÃO (1ºANO)

8

9 Aplicamos o diagnóstico de alfabetização com a turma do 2º ano, num total de 16 crianças. Foram analisadas a leitura silenciosa, a cópia, o ditado, a composição e a gramática de cada aluno. Dentre as questões aplicadas, identificamos que: Leitura silenciosa  12 crianças identificaram as palavras que correspondem a nome de animais; 4 crianças não identificaram;  15 crianças desenharam a quantidade de laranjas e árvores corretamente, conforme solicitado; e uma criança não desenhou a árvore;  13 crianças ligaram corretamente a frase com o desenho; 3 crianças, não; DIAGNÓSTICO DE ALFABETIZAÇÃO (2º ANO)

10 Cópia  14 crianças copiaram corretamente a frase “Nós devemos comer verduras”; 2 crianças, não, sendo que uma delas completou a frase “e frutas e vegetais”; não identificamos a escrita de uma das crianças;  13 crianças copiaram corretamente; 3 crianças não copiaram os versos colocando-os em cada linha, e não colocaram os acentos e pontuação; Ditado  12 crianças escreveram as palavras das figuras corretamente, e 4 crianças, não, sendo que todos apresentaram alguns erros gramaticais;  12 crianças completaram a frase corretamente de acordo com o desenho; e 4 crianças, não; DIAGNÓSTICO DE ALFABETIZAÇÃO (2º ANO)

11  14 crianças interpretaram a frase e a associaram com a pergunta; e duas crianças trocaram o personagem;  13 crianças conseguiram observar o desenho e responder corretamente as questões; e 3 crianças não fizeram conforme foi solicitado;  11 crianças leram e compreenderam o texto, pois conseguiram responder corretamente as questões; e 5 crianças, não;  9 crianças leram uma pequena história e responderam as questões; e 7 crianças, não;  9 crianças compreenderam a história, sublinharam, circularam e fizeram “x” corretamente, conforme solicitado; e 7 crianças, não; DIAGNÓSTICO DE ALFABETIZAÇÃO (2º ANO)

12 Cópia  14 crianças copiaram corretamente a frase “Nós devemos comer verduras”; 2 crianças, não, sendo que uma delas completou a frase “e frutas e vegetais”; não identificamos a escrita de uma das crianças;  13 crianças copiaram corretamente; 3 crianças não copiaram os versos colocando-os em cada linha, e não colocaram os acentos e pontuação; Ditado  12 crianças escreveram as palavras das figuras corretamente, e 4 crianças, não, sendo que todos apresentaram alguns erros gramaticais;  12 crianças completaram a frase corretamente de acordo com o desenho; e 4 crianças, não; DIAGNÓSTICO DE ALFABETIZAÇÃO (2º ANO)

13 Composição  14 crianças conseguiram escrever corretamente uma frase com a palavra mamãe, dentre elas: “mamãe e bonita e feliz”, “a mamãe esta costurando.”, e duas crianças não escreveram;  Nenhuma criança conseguiu escrever uma pergunta referente à figura, apenas escreveram frases, sem o ponto de interrogação;  13 crianças conseguiram escrever uma frase correspondente à figura do palhaço, dentre elas: “o palhaso me faz rrir”, “o palhaso esta fasendo brincadeira”; e 3 crianças não escreveram; Gramática  6 crianças conseguiram identificar os nomes próprios, e 10 crianças, não;  7 crianças conseguiram separar sílabas; e 9 crianças, não; DIAGNÓSTICO DE ALFABETIZAÇÃO (2º ANO)

14

15 MOVIMENTAÇÃO – PIBID

16

17 No mês de outubro, aplicamos os diagnóstico de alfabetização com as turmas do 1º e do 2º ano. Na turma do 1º ano, observamos que algumas crianças não conseguiram responder algumas questões, e relataram não ter aprendido o conteúdo exposto. Desta forma, conversamos com a professora regente, a qual conversou conosco e apresentou seu trabalho ao longo do ano (caderno de planejamento). Assim, pudemos perceber que as atividades que estavam no diagnóstico, de fato, não faziam parte dos conteúdos que as crianças haviam aprendido. Além disso, a professora nos relatou que a turma, em geral, possui dificuldades de aprendizagem. ANÁLISE DOS RESULTADOS ALCANÇADOS

18 Apesar das dificuldades durante a aplicação, optamos por finalizar o diagnóstico, auxiliando os alunos conforme as suas necessidades, pois o diagnóstico está de acordo com os conteúdos que devem ser trabalhos no 1º ano do Ensino Fundamental. Na turma do 2º ano, os alunos responderam as questões sem dificuldades, exceto em alguns momentos, quando foi necessário auxiliá- los. Porém, observamos que um dos alunos não estava conseguindo realizar as questões – respondia escrevendo letras e números sem significação. Em conversa com a professora, ela nos relatou que o aluno possui muita dificuldade e bastante faltas, o que prejudica o trabalho da professora e o desempenho do aluno. ANÁLISE DOS RESULTADOS ALCANÇADOS

19 Em uma das questões, percebemos que os alunos não estavam conseguindo escrever o contrário (antônimo) de cada palavra. A professora nos relatou que as crianças ainda não haviam aprendido este conteúdo. Portanto, não analisamos essa questão. Ademais, nos dedicamos em produzir o relato para a revista, participamos da contação de histórias realizada pelo professor Emiliano Daniel de Souza, e realizamos o movimento para permanência do PIBID. ANÁLISE DOS RESULTADOS ALCANÇADOS

20 REFERÊNCIAS ARAUJO E OLIVEIRA, João Batista. Alfabetização de Crianças e Adultos: Novos Parâmetros. Belho Horizonte: Alfa Educativa, PICOLLI, Luciana; CAMINI, Patricia. Práticas pedagógicas em alfabetização: espaço, tempo e corporeidade. Porto Alegre: Edelbra, SMITH, Corinne; STRICK, Lisa. Dificuldades de aprendizagem de A a Z: um guia completo para pais e educadores. Tradução Dayse Batista. Porto Alegre: Artmed, 2007.


Carregar ppt "E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT Coordenador(a) Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador(a) de Área: Clarice Pires Professor(a) Supervisor(a): Alex."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google