A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula Prática de Bioquímica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula Prática de Bioquímica"— Transcrição da apresentação:

1 Aula Prática de Bioquímica
PIPETAGENS Aula Prática de Bioquímica

2 PIPETAGENS

3 FUNÇÃO DAS PIPETAS Pipeta - é um pequeno tubo de vidro ou plástico usado para transferir quantidades passíveis de medição de um recipiente para outro. O cientista francês Louis Pasteur desenvolveu uma variedade de pipetas, muitas das quais são utilizadas até hoje -- ainda que pipetas mais modernas sejam mais confiáveis e precisas. Pipetas são utilizadas em diversas práticas científicas, geralmente quando é preciso transferir menos de 100 ml de uma solução.

4 Pipeta Pasteur

5 Tipos de Pipetas Pipetas volumétricas
Feitas para transferir volumes específicos, as pipetas volumétricas lembram simples tubos de vidro. Usar um instrumento como esse envolve mergulhá-lo em uma solução e colocar um dedo sobre a extremidade de fora ou apertar uma pera de borracha para extrair o valor especificado. Quantidades diferentes de solução, geralmente entre 1 e 100 ml, requerem pipetas volumétricas de tamanhos diferentes.

6 Pipeta volumétrica

7 Tipos de Pipetas Pipetas graduadas
Pipetas graduadas são calibradas em pequenas divisões para proporcionar uma melhor precisão e permitir que sejam demarcadas quantidades tão pequenas quanto um microlitro (um milionésimo de um litro). Enquanto algumas pipetas graduadas usam tanto o método do dedo quanto o da pera para extrair líquido, micropipetas automáticas trazem maior precisão. Micropipetas usam um êmbolo ajustável, marcado com uma faixa entre os volumes mínimo e máximo, que deve ser demarcada com a quantidade necessária.

8 Pipetas graduadas

9 Uso da Pipeta Independente do tipo de pipeta, usá-las requer cuidado.
Para prevenir dano à pipeta ao extrair uma solução, coloque o instrumento a 5 mm da borda do recipiente. Uma vez que o volume ou medida desejados estejam contidos na pipeta, um toque gentil no lado do béquer da solução removerá o excesso de gotas. Quando transferir a solução, coloque a pipeta em um ângulo de 10º a 20º e, lentamente, deixe o líquido escorrer. Mais uma vez, um toque suave deve ajudar a remover as gotas extras.

10 Micropipetas Para medir rigorosamente volumes pequenos.
Coloque a ponta na micropipeta (tem de escolher a ponta certa). Pressione o êmbolo até à 1ª posição e mergulhe no líquido a pipetar. Aspire de modo controlado (se for demasiado rápido, poderão entrar bolhas de ar e a quantidade medida pode estar errada). Pressione o êmbolo até á 2ª posição para expelir todo o líquido.

11 Micropipetas

12

13 Cuidados Gerais Usar uma pipeta para cada reagente, a fim de evitar contaminações entre um líquido e outro. Evitar a troca de rolhas entre os reagentes. Conferir os volumes desejados e cada pipeta a ser utilizada. Não devolver a solução pipetada para o frasco estoque. Antes de introduzir as pipetas nas soluções, verificar se estão realmente limpas e, se as ponteiras, estão bem encaixadas. Visualizar e confrontar os meniscos nas pipetas graduadas e volumétricas. Ao pipetar soluções cujo frasco contém depósito de soluto, introduzir a pipeta no sobrenadante. Utilizar sempre pipetas e ponteiras secas.


Carregar ppt "Aula Prática de Bioquímica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google