A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR"— Transcrição da apresentação:

1 BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Documento final de História

2 OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DO COMPONENTE CURRICULAR HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL - 1° ANO

3 PROCEDIMENTOS DE PESQUISA
CHHI1FOA001 Exercitar a curiosidade, a socialização e o registro de vivências e situações cotidianas, por meio de rodas de conversas, desenhos, relatos orais ou escritos; CHHI1FOA002 Apresentar, manipular e discutir sobre objetos e sobre documentos pessoais como fontes e suporte da produção de memória. Não houve modificações no texto da BNCC

4 REPRESENTAÇÕES DO TEMPO
CHHI1FOA003 Compreender que as normas de convivência existentes nas relações familiares são construídas e reconstruídas temporal e espacialmente; CHHI1FOA004 Identificar mudanças e permanências nos espaços escolares e nas relações interpessoais neles existentes, a partir de diferentes evidências não escritas, tais como edificações, fotografias, depoimentos. CHHI1FOA005 Identificar e problematizar as razões da seleção, das escolhas e da definição de datas comemorativas, considerando seus diferentes significados e sentidos. Não houve modificações no texto da BNCC

5 INSERÇÃO Identificar na vida cotidiana, noções de anterioridade e posterioridade, ordenação e sucessão. Relacionar os marcadores temporais aos acontecimentos cotidianos numa lógica temporal.

6 CATEGORIAS, NOÇÕES E CONCEITOS
CHHI1FOA006 Identificar o nome e o sobrenome como elementos de construção da identidade, reconhecendo-se como membro de um grupo social que tem uma história constituída e reconstruída nas relações sociais; CHHI1FOA007 Identificar as relações de trabalho presentes nas diferentes organizações familiares; CHHI1FOA008 Construir a noção de pertencimento a diferentes grupos sociais e diferentes culturas (família, escola e comunidade), entendendo seu protagonismo e seu papel social nas mais diferentes formas de manifestações e interações estabelecidas em cada grupo e contexto sociocultural.

7 DIMENSÃO POLÍTICO-CIDADÃ
CHHI1FOA009 Identificar as várias formas de organização familiar, aprendendo a respeitar e a acolher as diversas configurações que as famílias podem ter; CHHI1FOA010 Identificar a existência, as mudanças e a permanência de diferentes práticas de convivência familiar ao longo do tempo; CHHI1FOA011 Conhecer a história da sua escola, identificando, a partir do protagonismo de professores/as, estudantes e funcionários/as, os papéis e a atuação de cada um/a como sujeito de direitos e deveres; CHHI1FOA012 Definir, coletivamente, regras de convivência no espaço escolar, enquanto prática de participação cidadã. Não houve modificações no texto da BNCC

8 OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DO COMPONENTE CURRICULAR HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL – 2º ANO

9 PROCEDIMENTOS DE PESQUISA
CHHI2FOA013 Exercitar a curiosidade e o estranhamento, a socialização e o registro de vivências e situações cotidianas, por meio de rodas de conversas, desenhos, relatos orais ou escritos; CHHI2FOA014 Utilizar diferentes documentos como suporte à produção de memória para compreender sua própria história, de grupos sociais e da comunidade em que vive. Não houve modificações no texto da BNCC

10 REPRESENTAÇÕES DO TEMPO
CHHI2FOA015 Compreender as diferentes organizações sociais existentes na comunidade em que vive, percebendo as permanências e as transformações ocorridas ao longo do tempo; CHHI2FOA016 Relacionar produtos, objetos, mercadorias e serviços aos resultados do trabalho humano, considerando as mudanças e as permanências ao longo do tempo. Não houve modificações no texto da BNCC

11 INSERÇÃO Identificar, na vida cotidiana, as noções de anterioridade e posterioridade, ordenação, sucessão e simultaneidade. Relacionar e utilizar os marcadores temporais aos acontecimentos cotidianos. Ordenar acontecimentos, objetos e imagens numa lógica temporal. Localizar-se no tempo cronológico por meio do calendário. Identificar as fases etárias da vida humana e as práticas culturalmente associadas a cada uma delas, na atualidade e no passado.

12 CATEGORIAS, NOÇÕES E CONCEITOS
CHHI2FOA017 Identificar diferenças e semelhanças entre as atividades produtivas, tais como agricultura, indústria, comércio existentes na comunidade em que vive e em outras comunidades, e as relações possíveis entre essas atividades; CHHI2FOA018 Identificar diferenças e semelhanças entre relações de trabalho, tais como livre e compulsório, remunerado e não remunerado, existentes na comunidade em que vive e em outras comunidades. Não houve modificações no texto da BNCC

13 INSERÇÃO Identificar-se, a si, e as demais pessoas como membros de vários grupos de convívio (familiares, étnico-culturais, profissionais, escolares, de vizinhança, religiosos, recreativos, artísticos, esportivos, políticos etc). Refletir a respeito das semelhanças e das diferenças identificadas entre os membros de outros grupos de convívio (familiares, étnico-culturais, profissionais, escolares, de vizinhança, religiosos, recreativos, artísticos, esportivos, políticos, dentre outros), locais e regionais, atualmente e no passado. Identificar formas de lazer e trabalho em diferentes temporalidades e espaços.

14 DIMENSÃO POLÍTICO-CIDADÃ
CHHI2FOA019 Identificar os diversos papéis sociais e atividades desenvolvidas pelas pessoas em uma mesma coletividade, valorizando e respeitando as individualidades; CHHI2FOA020 Identificar, vivenciar e valorizar as manifestações culturais constituídas historicamente na comunidade. CHHI2FOA021 Definir, coletivamente, regras de convivência no espaço escolar, enquanto prática de participação cidadã.

15 CHHI2FOA021 Definir, coletivamente, regras de convivência no espaço escolar e em diferentes grupos de convívio, enquanto prática de participação cidadã.

16 OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DO COMPONENTE CURRICULAR HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL – 3º ANO

17 PROCEDIMENTOS DE PESQUISA
CHHI3FOA022 Questionar as diferentes realidades vivenciadas, por meio de rodas de conversas, desenhos, relatos orais ou escritos, exercitando a curiosidade e o estranhamento diante do mundo; CHHI3FOA023 Pesquisar fatos relacionados aos lugares e grupos de vivência em diferentes temporalidades;

18 CHHI3FOA024 Identificar e descrever diferentes formas de registro da experiência cultural de sua comunidade ao longo do tempo; CHHI3FOA025 Identificar e questionar as diferenças entre realidades vivenciadas e outras realidades, como por exemplo, brincadeiras de diferentes épocas, a partir do uso de fontes históricas escritas, iconográficas e orais, além da cultura material.

19 REPRESENTAÇÕES DO TEMPO
CHHI3FOA026 Identificar diferentes noções de tempo, percebendo as formas de sua medição por meio da utilização de relógios, calendários, dentre outros; CHHI3FOA027 Perceber mudanças e permanências nos modos de ser, viver e pensar a comunidade em que vive como resultado da ação humana em seu contexto social. Não houve modificações no texto da BNCC

20 INSERÇÃO Identificar, na vida cotidiana, as noções de anterioridade e posterioridade, ordenação, sucessão e simultaneidade. Relacionar os marcadores temporais aos acontecimentos cotidianos. Ordenar acontecimentos, objetos e imagens numa lógica temporal. Identificar e utilizar as ideias de passado, presente e futuro. Localizar-se no tempo cronológico utilizando-o de diferentes formas. Identificar e utilizar marcadores temporais para expressar a passagem do tempo (ideia de presente, passado e futuro). Identificar as fases etárias da vida humana e as práticas culturalmente associadas a cada uma delas, na atualidade e no passado

21 CATEGORIAS, NOÇÕES E CONCEITOS
CHHI3FOA028 Identificar década, século e milênio como medidas de tempo, considerando a utilização de algarismos romanos; CHHI3FOA029 Estabelecer nexos entre fatos históricos e transformações na comunidade em que vive, percebendo relações de causalidade.

22 INSERÇÃO Respeitar semelhanças e diferenças identificadas entre os membros de outros grupos de convívio (familiares, étnico-culturais, profissionais, escolares, de vizinhança, religiosos, recreativos, artísticos, esportivos, políticos, dentre outros), locais e regionais, atualmente e no passado. Identificar mudanças e permanências em diferentes grupos e espaços e em diferentes temporalidades. Identificar elementos de outros povos e culturas na identidade brasileira.

23 DIMENSÃO POLÍTICO-CIDADÃ
CHHI3FOA030 Identificar os diversos papéis sociais e atividades desenvolvidas pelas pessoas em uma mesma coletividade, valorizando e respeitando as individualidades; CHHI3FOA031 Identificar a existência, as mudanças e a permanência de diferentes práticas de convivência na comunidade ao longo tempo;

24 CHHI3FOA032 Identificar, vivenciar e valorizar as manifestações culturais constituídas historicamente na comunidade; CHHI3FOA033 Definir, coletivamente, regras de convivência no espaço escolar, enquanto prática de participação cidadã. Não houve modificações no texto da BNCC

25 OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DO COMPONENTE CURRICULAR HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL – 4º ANO

26 PROCEDIMENTOS DE PESQUISA
CHHI4FOA034 Utilizar tecnologias para acesso às fontes históricas (dados, registros, documentos e narrativas) em pesquisas sobre os acontecimentos passados; CHHI4FOA035 Formular e socializar questionamentos a partir de diferentes realidades vivenciadas utilizando registros orais, escritos ou iconográficos, de modo a exercitar a curiosidade e o estranhamento diante do mundo;

27 CHHI4FOA036 Conhecer e compreender, por meio da confrontação das diversas narrativas - registros iconográficos, escritos e orais –, o processo de criação e de desenvolvimento do município em que vive; CHHI4FOA037 Elaborar narrativas - registros iconográficos, escritos, orais e audiovisuais - sobre a história do município, utilizando fontes históricas. Não houve modificações no texto da BNCC

28 REPRESENTAÇÕES DO TEMPO
CHHI4FOA038 Identificar diferenças e semelhanças entre as formas de organização (bairros, regiões, zonas, setores), ao longo do tempo, do município em que vive; CHHI4FOA039 Perceber mudanças e permanências no desenvolvimento do município a partir dos processos de ocupação, por meio do estudo dos grupos sociais que viveram e vivem nesse território e dos processos de intervenção na paisagem natural local; CHHI4FOA040 Contextualizar a história de sua própria família em relação à história do município, identificando as origens de seu grupo familiar, a partir de fontes diversas: relatos orais, fotos e objetos e árvore genealógica.

29 INSERÇÃO Identificar anterioridade, posterioridade, ordenação, sucessão e simultaneidade dos fatos. Utilizar os marcadores temporais para expressar a passagem do tempo. Ordenar acontecimentos, objetos e imagens numa lógica temporal. Identificar e utilizar as ideias de passado, presente e futuro. Localizar-se no tempo cronológico por meio do calendário e diferentes formas de medir o tempo.

30 CATEGORIAS, NOÇÕES E CONCEITOS
CHHI4FOA041 Estabelecer nexos de causalidade entre os fatos históricos que demarcam mudanças e permanências políticas, sociais, culturais, econômicas e ambientais no município em que vive, relacionando-as a outros lugares de vivências; CHHI4FOA042 Conhecer a organização política municipal e compreender o funcionamento e as relações entre as instituições relacionadas aos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. Não houve modificações no texto da BNCC

31 INSERÇÃO Identificar a diversidade étnico-cultural em nosso município. Identificar elementos de outros povos e culturas que caracterizam a identidade local.

32 DIMENSÃO POLÍTICO-CIDADÃ
CHHI4FOA043 Entender que os direitos e deveres são regulamentados pela legislação, por meio do estudo de documentos como a Declaração Universal dos Direitos da Criança, identificando mudanças e permanências com relação a concepção de direitos e deveres ao longo do tempo; CHHI4FOA044 Entender que as relações de consumo são regulamentadas pela legislação, por meio de estudos de documentos como o Código de Defesa do Consumidor, identificando mudanças e permanências nessas relações ao longo do tempo;

33 CHHI4FOA045 Conhecer o patrimônio municipal, material e imaterial, compreendendo sua preservação e seu uso como exercícios de cidadania; CHHI4FOA046 Definir, coletivamente, regras de convivência no espaço escolar, enquanto prática de participação político-cidadã. Não houve modificações no texto da BNCC

34 OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DO COMPONENTE CURRICULAR HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL – 5º ANO

35 PROCEDIMENTOS DE PESQUISA
CHHI5FOA047 Utilizar tecnologias para acesso às fontes históricas (dados, registros, documentos e narrativas) em pesquisas sobre acontecimentos passados; CHHI5FOA048 Formular e socializar questionamentos a partir de diferentes realidades vivenciadas, situações cotidianas, registros orais, escritos ou iconográficos, exercitando a curiosidade e o estranhamento diante do mundo;

36 CHHI5FOA049 Pesquisar as origens de seu grupo familiar considerando os grupos que constituíram o povo brasileiro e os predominantes na região em que vive; CHHI5FOA050 Relacionar as formas de ocupação da região em que vive com aquelas próprias de outras temporalidades e regionalidades Não houve modificações no texto da BNCC

37 REPRESENTAÇÕES DO TEMPO
CHHI5FOA051 Conhecer e compreender a atual organização política do Brasil – Legislativo, Judiciário e Executivo -considerando as mudanças e as permanências; CHHI5FOA052 Discutir e manifestar opiniões sobre as diferentes ideias e representações sobre as regiões brasileiras, compreendendo sentidos, significados e representações ao longo do tempo, tais como a organização do espaço brasileiro em Capitanias Hereditárias, Províncias, Estados, Distritos e Territórios Federais;

38 CHHI5FOA053 Identificar diferenças e semelhanças entre os principais tipos de exploração econômica e do trabalho, na região em que vive e nas demais regiões brasileiras, em diferentes processos históricos. Não houve modificações no texto da BNCC

39 INSERÇÃO Reconhecer as etnias e grupos sociais que ocuparam o território estadual. Identificar mudanças e permanências nas paisagens e no modo de viver de diferentes grupos e temporalidades.

40 CATEGORIAS, NOÇÕES E CONCEITOS
CHHI5FOA054 Reconhecer, em manifestações culturais e narrativas orais, ideias e representações sobre o Brasil e os brasileiros em diferentes temporalidades; CHHI5FOA055 Expressar, por meio de múltiplas linguagens, o que é ser brasileiro, desnaturalizando os estereótipos e contextualizando as diferenças;

41 CHHI5FOA056 Identificar diferenças e semelhanças entre as formas de divisão regional estabelecida pelo IBGE (Norte, Sul, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste), os “4Brasis” (Amazônia, Centro-Oeste, Concentrada e Nordeste) e a geoeconômica (Amazônia, Nordeste e Centro-Sul), considerando os critérios utilizados em cada uma delas. Não houve modificações no texto da BNCC

42 INSERÇÃO Reconhecer aspectos históricos, políticos, sociais, culturais e econômicos que caracterizam o seu Estado.

43 DIMENSÃO POLÍTICO-CIDADÃ
CHHI5FOA057 Reconhecer a pluralidade da origem da população brasileira, manifesta por meio de sua diversidade cultural; CHHI5FOA058 Identificar e valorizar suas origens em relação aos grupos que constituíram o povo brasileiro; CHHI5FOA059 Conhecer os processos de criação e problematizar os significados e os sentidos dos símbolos nacionais – hino, bandeira, brasão, selo;

44 CHHI5FOA060 Identificar diferenças e semelhanças entre as diversas linguagens, tradições e manifestações culturais presentes na região em que vive e as demais regiões brasileiras, valorizando, respeitando e promovendo o respeito à pluralidade; CHHI5FOA061 Conhecer os patrimônios material e imaterial da região em que vive, percebendo sua preservação e seu uso como exercício de cidadania. Não houve modificações no texto da BNCC


Carregar ppt "BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google