A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GÊNEROS DA TELEVISÃO BRASILEIRA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GÊNEROS DA TELEVISÃO BRASILEIRA"— Transcrição da apresentação:

1 GÊNEROS DA TELEVISÃO BRASILEIRA
CATEGORIA INFORMAÇÃO

2 DEBATE Principal característica é o número de entrevistados e entrevistadores, podendo ou não ter mais de um jornalista. Não necessita de grandes investimentos. Programa de baixo orçamento. Participam entrevistados, entrevistadores , comentaristas. Pode-se debater um único tema ou temas diferentes por blocos, ou por entrevistado. A maioria dos programas tem um único apresentador.

3 DEBATE O formato mais frequente é o de mesa redonda.
O programa de debate pode apresentar pequenas reportagens que ilustram o tema, ou ainda entrevistas com um convidado especial. A duração é de no mínimo 30 minutos podendo durar mais de uma hora.

4 DEBATE – EXEMPLOS PROGRAMA SEM CENSURA (Há 25 anos no ar com Leda Nagle na TV Brasil). A atração apresentada por Leda recebe convidados, de segunda a sexta, para debater temas como política, cultura e música. MTV DEBATE (MTV) - Programa semanal apresentado por Lobão, discute os assuntos mais polêmicos do momento com convidados, especialistas, profissionais, estudantes e pessoas comuns.

5 DOCUMENTÁRIO Os documentários carregam a “bandeira do prestígio” de suas emissoras, pois são uma demonstração da qualidade dos programas do departamento de jornalismo. O documentário pode ser considerado a “antítese” da ficção. Os temas abordados apresentam importância histórica, social, política, científica ou econômica e também aprofundam assuntos do cotidiano vistos com uma perspectiva mais crítica.

6 DOCUMENTÁRIO A necessidade de pesquisa, de aprofundamento do tema com entrevistas e produção de imagens em diversos locais eleva o orçamento do gênero. Por isso nem todas as redes produzem documentários. Um alternativa é a compra de produções importadas de países, como as famosas séries de documentários ingleses. As produções para a TV tem entre 30 e 52 minutos. No Brasil ainda não há a cultura de produção de série de documentários. Uma nova experiência é a série África exibida TV Brasil e financiada pela EBC. (ex pitching).

7 DOCUMENTÁRIO – EXEMPLO
DOC TV (TV CULTURA) – Quando a realidade parece ficção, é hora de fazer documentários. SC EM CENA (RBS TV) – Espaço destinado à produções realizadas em SC. Cada tema é apresentado em dois episódios – 15 minutos cada, aos sábados, antes do JA.

8 ENTREVISTA O Gênero está ligado aos programas jornalísticos que procuram pessoas das mais diversas áreas para ficar “frente a frente” com o apresentador, na maioria jornalistas de renome. A entrevista se aproxima do gênero classificado como talk show mas com diferenças que demarcam o território do jornalismo e do show. No gênero entrevista, o entrevistado é o foco e não há show comandado pelo jornalista apresentador. O assunto principal pode ser a vida do entrevistado ou uma ou mais informações de domínio dele.

9 ENTREVISTA As providências para a produção do programa se concentram no local de realização, em estúdio ou externa, e nas formas de transmissão,se ao vivo ou gravado. Alguns programas são ilustrados por reportagens que auxiliam a abordagem do assunto. Os tempos variam de 30 a 60 minutos.

10 ENTREVISTA - EXEMPLOS CANAL LIVRE (BAND) - Entrevistas em profundidade com personalidade nacionais e internacionais, como chefes de Estado e lideranças expressivas nos meios político, econômico, empresarial, artístico e esportivo. Os jornalistas e o entrevistado ficam numa mesa redonda sob o foco de três câmeras cruzadas. Além disso, as imagens são registradas por uma quarta câmera móvel num trilho circular. MARILIA GABRIELA ENTREVISTA (GNT) -

11 TELEJORNAL Formato pioneiro deste gênero foi o noticiário, com o apresentador lendo textos para a câmera, sem outras imagens. O primeiro formato a aparecer no vídeo mantém até hoje sua fórmula básica: um ou mais apresentadores lêem o textos e apresentam reportagens externas realizadas pelos jornalistas,ao vivo ou gravadas. Comentaristas especializados fazem parte dos principais telejornais. Os telejornais são ao vivo, dando um tom de atualidade e permitindo a entrada de repórteres ao vivo de qualquer ponto do mundo.

12 PROGRAMAS ALTERNATIVOS
IRRITANDO FERNANDA YOUNG – GNT CIRCO DO EDGARD – Multishow NÃO CONTA LÁ EM CASA – Multishow PROVOCAÇÕES – TV Cultura


Carregar ppt "GÊNEROS DA TELEVISÃO BRASILEIRA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google