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Ética - MBA Branch of philosophy concerned with the nature of ultimate value and the standards by which human actions can be judged right or wrong. Britannica.

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Apresentação em tema: "Ética - MBA Branch of philosophy concerned with the nature of ultimate value and the standards by which human actions can be judged right or wrong. Britannica."— Transcrição da apresentação:

1 Ética - MBA Branch of philosophy concerned with the nature of ultimate value and the standards by which human actions can be judged right or wrong. Britannica Concise Encyclopaedia Online (www.britannica.com) Jacques-Louis David "A Morte de Sócrates", 1787 Ramo da filosofia concernida para estudar a natureza do valor final e dos padrões pelos quais as ações humanas podem ser julgadas certas ou erradas.

2 « ÉTICA : Do grego, ETHOS. Significa costumes, extrai-se Ética. Do latim, MORES. Donde moral. Ciência da moral. "Estudo dos juízos de apreciação referente a conduta humana suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente a determinada sociedade, seja de modo absoluto. » Aurélio B. de HOLANDA., Novo dicionário da língua portuguesa « ÉTICA : Do grego, ETHOS. Significa costumes, extrai-se Ética. Do latim, MORES. Donde moral. Ciência da moral. "Estudo dos juízos de apreciação referente a conduta humana suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente a determinada sociedade, seja de modo absoluto. » Aurélio B. de HOLANDA., Novo dicionário da língua portuguesa

3 A diferença conceitual entre Ética e Moral está no fato dos valores Éticos (liberdade, direito a vida, etc.) serem absolutos e os valores Morais relativos aos Costumes e hábitos sociais (andar nu em uma sociedade naturalista é moralmente aceito)...

4 « A Ética moral, enquanto ciência que estuda as virtudes da humanidade, vem sendo especulada desde os tempos antigos até os nossos dias, pelos mais ilustres filósofos como Sócrates, Platão, Aristóteles, Rousseou, Kant, Hegel, Kierkergard e outros... José Carlos S. de Mesquita ÉTICA E SOCIEDADE : Em busca de uma Ética universal

5 ...Contudo, sabemos que o primeiro código ético, enquanto regras a serem cumpridas, data segundo a Bíblia, dos tempos do antigo testamento com os Dez Mandamentos, mas mesmo assim já havia quem os transgredia. Ainda dentro de uma visão Bíblica, entende-se que o descumprimento das leis divinas, tem origem desde a criação da terra com Adão e Eva. Há quem fale que o contraste de moralidade hoje, reflete o pecado cometido no início dos tempos. » José Carlos S. de Mesquita ÉTICA E SOCIEDADE : Em busca de uma Ética universal

6 Sócrates Sócrates ( a.C.), patrono da Filosofia Moral Pontos de partida: 1) As decisões não devem ser afetadas pelas emoções. Devemos ter fatos e dados Devemos ter fatos e dados; 2) Não devemos solucionar os problemas recorrendo ao consenso geral. Os outros podem estar errados; 3) Jamais devemos agir de forma moralmente errada. Só nos cabe indagar se o que se propõe é certo ou errado e não quais serão as conseqüências que teremos que enfrentar Só nos cabe indagar se o que se propõe é certo ou errado e não quais serão as conseqüências que teremos que enfrentar. Princípios Básicos: 1) Não devemos lesar ninguém; 2) Devemos manter nossas promessas; 3) Devemos obediência/respeito aos nossos pais e mestres. Sócrates Sócrates ( a.C.), patrono da Filosofia Moral Pontos de partida: 1) As decisões não devem ser afetadas pelas emoções. Devemos ter fatos e dados Devemos ter fatos e dados; 2) Não devemos solucionar os problemas recorrendo ao consenso geral. Os outros podem estar errados; 3) Jamais devemos agir de forma moralmente errada. Só nos cabe indagar se o que se propõe é certo ou errado e não quais serão as conseqüências que teremos que enfrentar Só nos cabe indagar se o que se propõe é certo ou errado e não quais serão as conseqüências que teremos que enfrentar. Princípios Básicos: 1) Não devemos lesar ninguém; 2) Devemos manter nossas promessas; 3) Devemos obediência/respeito aos nossos pais e mestres. O Pensamento Ético CRÍTON (O DEVER), Platão ( a.C.) Professor Doutor Nelson Gonçalves Gomes Titular DE - UNB - Filosofia Analítica Lógica Professor Doutor Nelson Gonçalves Gomes Titular DE - UNB - Filosofia Analítica Lógica

7 O caminho para a felicidade é a virtude e o conhecimento Platão ( a.C.) prega que deve-se ignorar os prazeres materiais e dedicar-se ao cultivo das virtudes. "Quem comete uma injustiça é sempre mais infeliz que o injustiçado." Ele afirma que merece mais compaixão o injusto que o injustiçado, pois os piores males são os que afetam a alma. "Quem comete uma injustiça é sempre mais infeliz que o injustiçado." Ele afirma que merece mais compaixão o injusto que o injustiçado, pois os piores males são os que afetam a alma. Professor Doutor Nelson Gonçalves Gomes Titular DE - UNB - Filosofia Analítica Lógica Professor Doutor Nelson Gonçalves Gomes Titular DE - UNB - Filosofia Analítica Lógica

8 baseadas numa análise das paixões humanas – tentam harmonizar estes sentimentos básicos dos seres humanos de forma a produzir o melhor resultado possível. Enquanto Platão advoga uma sociedade ideal na qual os dois conjuntos de interesses são mantidos juntos à força, Aristóteles tenta pensar uma sociedade na qual as instituições Trata-se da crença na verdade e da necessidade de obediência às Leis. A dualidade entre o bem comum e o bem individual.

9 pode ser escrita – mas antes as oriente pelo caminho da ponderação até a maturidade racional do equilíbrio.. Em outras palavras, enquanto Sócrates formula o problema, Platão tenta criar uma Ética Ideal que molde os homens a viver na virtude, enquanto Aristóteles busca uma Ética do Possível, que não desrespeite a paixões humanas – ignoradas por Platão para quem o homem é uma tabula rasa na qual qualquer coisa

10 Rousseau por volta do século XVIII, argumenta que a moralidade é obra divina. O agir naturalmente dentro dos mais puros princípios Éticos, reflete a existência de Deus em nossos corações. Segundo Rousseau, ao obedecermos o dever externo, estamos obedecendo aos nossos corações. Para ele, os homens nascem puros e bons, a sociedade é quem os corrompem. José Carlos S. de Mesquita ÉTICA E SOCIEDADE : Em busca de uma Ética universal

11 Kant, no final do séc. XVIII, se contrapõe a Rousseou por negar a existência da "bondade natural". Nos corações dos homens só existem sentimentos negativos e para conseguirmos superar todos esses males, devemos almejar uma Ética racional e universal identificada no dever moral. José Carlos S. de Mesquita ÉTICA E SOCIEDADE : Em busca de uma Ética universal

12 Hegel, pensador alemão do século XX, encara a questão Ética de um outro prisma: diz que somos seres indissociáveis. O ser humano é histórico e vive o coletivo em todas as suas ações, associado aos seus costumes e as suas manifestações culturais. Hegel argumenta sobre a vontade coletiva que guia nossas ações e comportamentos. A família, o trabalho, a escola, as artes, a religião etc. norteiam nossos atos morais e determinam o cumprimento do dever. José Carlos S. de Mesquita ÉTICA E SOCIEDADE : Em busca de uma Ética universal

13 arrière-pensée fr Pensamento dissimulado através de outro que se manifesta. Restrição mental. Professor Doutor Nelson Gonçalves Gomes Titular DE - UNB - Filosofia Analítica Lógica

14 VOCÊ: a alma do negócio Roberto Shinyashiki Ética Pessoal Quando não escolhemos o que preferimos estamos vendendo nossa alma ao diabo... O resultado é sempre o mesmo : as pessoas sacrificam o essencial pensando que vão conseguir o que querem. E no final da história percebem apesar das conquistas materiais perderam a essência de sua vida... Nossa alma não tem preço! Quando as pessoas vêem o desemprego aumentar e tantas empresas quebrar, é natural que se sintam inseguras. Essa situação exerce grande pressão psicológica e faz com que muita gente, temendo o fracasso, pense em abrir mão de seus princípios na luta pela sobrevivência. Bobagem pura...

15 Ética Pessoal...Os seus princípios devem alimentar cada decisão de sua vida. Certamente dará mais trabalho vencer sendo honesto consigo mesmo, mas você vai ter mais orgulho de si próprio. Os maiores aplausos têm de vir da sua consciência. A vitória sem escrúpulos não vale a pena. A nossa consciência cobra um preço muito alto quando nós a contrariamos... A vitória só tem sentido quando conquistada dentro da regra do jogo....Quando um atleta ganha uma prova utilizando anabolizantes, quem vence a prova não é ele, mas o anabolizante. Esse atleta não cresce com a conquista, pois sabe que a vitória não foi sua. É a vitória que destrói a auto-estima... VOCÊ: a alma do negócio Roberto Shinyashiki

16 Ética Pessoal Vencer é ótimo, mas o mais importante é ter a consciência de que tudo foi feito dentro da ética......As melhores vitória são as conquistadas com muito treinamento, estratégia e dedicação. Respeite a si próprio e mantenha a dignidade. Talvez a curto prazo isso possa representar uma derrota, mas a certeza de que você pode contar consigo próprio vai criar os fundamentos da conquista de muitas vitórias lá na frente. E, como você bem sabe, chegar ao pódio é difícil, mas muito mais complicado é permanecer.

17 Ética Profissional A Ética Profissional é condição básica em nosso dia-a-dia. Respeitar os Clientes, os Colegas de Trabalho, a Empresa, a Sociedade e os Concorrentes. A Ética Profissional é condição básica em nosso dia-a-dia. Respeitar os Clientes, os Colegas de Trabalho, a Empresa, a Sociedade e os Concorrentes. O objetivo do profissional diante do Mercado deve ser o de encantar seus clientes com a Qualidade de seus serviços, e principalmente com Ética e Segurança. O objetivo do profissional diante do Mercado deve ser o de encantar seus clientes com a Qualidade de seus serviços, e principalmente com Ética e Segurança.

18 O PRINCÍPIOS ÉTICOS NAS ORGANIZAÇÕES A honestidade, a dignidade, o respeito, a lealdade, o decoro, o zelo, a eficácia. A consciência dos princípios éticos são os valores maiores que orientam a relação dentro de uma Companhia. Estas relações ocorrem entre os seus empregados, clientes, concorrentes, parceiros, fornecedores, acionistas e segmentos da sociedade. O CÓDIGO DE CONDUTA NAS ORGANIZAÇÕES O CÓDIGO DE ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES

19 Ninguém sabe tudo! PERGUNTE? Em caso de dúvida busque orientação na cadeia hierárquica. PERGUNTE? Quanto maior a liderança maior a função de orientação e suporte à estrutura.

20 É permitido errar! De nada adianta a liberdade se não temos liberdade de errar. Gandhi. Somos ensinados que erros são ruins e "se você cometer erros, é melhor tomar cuidado"! Não há nenhuma maneira de não errar. Erros são parte da vida humana. A partir do momento que fizermos algo não familiar, erros irão aparecer. É através da correção que podemos expandir nosso conhecimento. Esta idéia de que não devemos errar é uma das maiores falhas de nossa educação. Somos ensinados que erros são ruins e "se você cometer erros, é melhor tomar cuidado"! Não há nenhuma maneira de não errar. Erros são parte da vida humana. A partir do momento que fizermos algo não familiar, erros irão aparecer. É através da correção que podemos expandir nosso conhecimento. Esta idéia de que não devemos errar é uma das maiores falhas de nossa educação. Dr. Herman Arnold Meyersburg

21 NA DÚVIDA NÃO ULTRAPASSE Atenção cenas fortes…

22 PIRATARIA DE SOFTWARES Lei de Software Lei nº 9.609, de 19 de fevereiro de 1998 Dispõe sobre a proteção da propriedade intelectual de programa de computador, sua comercialização no País, e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA CAPÍTULO V DAS INFRAÇÕES E DAS PENALIDADES § 1º Se a violação consistir na reprodução, por qualquer meio, de programa de computador, no todo ou em parte, para fins de comércio, sem autorização expressa do autor ou de quem o represente: Pena - Reclusão de um a quatro anos e multa

23 Ética e Segurança de Informações O principal desafio dos Profissionais de Tecnologia de Informação quanto a segurança das Informações é prover CONFIDENCIALIDADE, DISPONIBILIDADE e INTEGRIDADE para as informações. O principal desafio dos Profissionais de Tecnologia de Informação quanto a segurança das Informações é prover CONFIDENCIALIDADE, DISPONIBILIDADE e INTEGRIDADE para as informações.

24 Engenharia Social A engenharia social consiste em explorar as vulnerabilidades das pessoas para a obtenção de informações. das pessoas para a obtenção de informações. É comum ligar ou contactar um empregado de uma empresa e inventar uma história perfeita para solicitar informações. As chances de sucesso irão depender das habilidades do intruso e da cultura do empregado em relação a Segurança das Informações. Também uma lata de lixo é uma fonte inesgotável de informações para espiões. Ética e Segurança de Informações

25 Ética = Respeito mútuo e fazer a coisa certa!

26 Mas, Ética é só a base...


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