A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade Comunitária da Região de Chapecó – UNOCHAPECÓ Curso de Graduação em Ciências Contábeis Lana Guerra Marcieli Novaes Professora: Juliana Fabris.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade Comunitária da Região de Chapecó – UNOCHAPECÓ Curso de Graduação em Ciências Contábeis Lana Guerra Marcieli Novaes Professora: Juliana Fabris."— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Comunitária da Região de Chapecó – UNOCHAPECÓ Curso de Graduação em Ciências Contábeis Lana Guerra Marcieli Novaes Professora: Juliana Fabris Chapecó – SC, Junho/2015

2 Comparação entre métodos para avaliação de empresas o O mercado de aquisições, fusões, cisões e reestruturações organizacionais apresentam intensas mudanças e para essas operações tornarem possíveis, é preciso definir o valor justo destes negócios. o O modelo mais aceito e consagrado para evidenciar o valor patrimonial da empresa, é o balanço patrimonial, mais especificamente por meio do patrimônio liquido, que representa a riqueza da empressa.

3 Aspectos conceituais envolvidos na avaliação empresarial o A necessidade da aplicação da avaliação patrimonial ocorre em diversos momentos, todos com o mesmo objetivo, definir um valor justo para negociação.

4 A avaliação empresarial pode evoluir de duas perspectivas: Primeira: considera a hipótese de descontinuidade, desmanche ou liquidação da sociedade. Essa avaliação é definida pelo valor patrimonial da empresa e a fonte de informação é a contabilidade. Segunda: leva em conta a continuidade da operação e é definida pelo valor econômico, considerando a geração de riqueza futura.

5 Modelos de avaliação empresarial

6

7 Método do valor contábil o O modelo de valor contábil é o que mais conserva a informação contábil, apresenta como valor da empresa o próprio valor do patrimônio liquido obtido pela diferença entre ativos e passivos exigíveis.

8 Método do fluxo de caixa descontado o Valoriza um empreendimento com base na sua capacidade de geração de renda. Dentre os modelos baseados no fluxo de caixa descontado, o fluxo de caixa livre de firma. o Considera apenas os valores provenientes de atividades operacionais.

9 Estudos com enfoque similar o Alguns autores como Cunha e Lapeña (2007) e também Soutes et al. (2008) aplicaram questionários, e ambos os trabalhos constataram que o FCD e o Valor Contábil encontram-se entre os métodos mais utilizados.

10 Análise das divergências metodológicas entre os modelos o O método do valor contábil considera a empresa de forma estática, enquanto o método do fluxo de caixa descontado leva em conta a continuidade da operação. o As demonstrações contábeis igualmente não evidenciam valores adequados para os ativos intangíveis das empresas e que, em alguns casos, têm valor significativo.

11 Considerações finais o O valor contábil representou aproximadamente 25% do valor de venda da empresa, o valor final obtido pelo FCD, diferentemente do previsto na literatura, superou o valor final de venda em 20%, estando, portanto, mais próximo do preço final praticado neste caso. o Constatou-se que um método aproximou-se mais do valor venal final do que o outro, mas ambos têm fragilidades e carecem de mais pesquisas e discussões, visando aperfeiçoá- los.


Carregar ppt "Universidade Comunitária da Região de Chapecó – UNOCHAPECÓ Curso de Graduação em Ciências Contábeis Lana Guerra Marcieli Novaes Professora: Juliana Fabris."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google