A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Avaliação de Empresas Curso de Especialização em Controladoria e Finanças Prof. MSc. Cosmo Rogério de Oliveira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Avaliação de Empresas Curso de Especialização em Controladoria e Finanças Prof. MSc. Cosmo Rogério de Oliveira."— Transcrição da apresentação:

1 Avaliação de Empresas Curso de Especialização em Controladoria e Finanças Prof. MSc. Cosmo Rogério de Oliveira

2 O Caso das Cias Smart Dog e Big Uau Uau PONTOS RELEVANTES 1.O que deve ser considerado em uma de empresa? 2.Se a empresas está em descontinuidade ou não? 3.Se estamos tratando de liquidação pronta ou ordenada? 4.Se o objetivo é de diversificação de negócios? 5.Saber o valor dos ativos (individuais ou conjunto)? 6.Valor dos intangíveis? 7.Qual é o conceito de ativo ? 8.Perspectivas/cenário de mercado? 9.Capacidade de geração de caixa (atual ou projeção após aquisition)? 10.Etc???

3 AVALIAÇÃO DE EMPRESAS Tradução Valuation Valoração; Avaliar (português) significa aplicar julgamento de valor;

4 AVALIAÇÃO DE EMPRESAS Valor Preço; – Significado de Valor (necessidade e utilidade); – Significado de Preço (validade pelo Mercado) oferta e demanda

5 AVALIAÇÃO DE EMPRESAS Fusões, Cisões e aquisições; gestão baseada em valor (EVA/MVA), Substituição à Reavaliação de Ativos revogada pela lei Compra e venda de ações e de participações minoritárias; IMPORTÂNCIA DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE EMPRESAS

6 AVALIAÇÃO DE EMPRESAS Management buyout Leveraged buyout Análise de viabilidade de novos negócios; Sucessões, litígios, Liquidação judicial; Abertura e fechamento de capital; IMPORTÂNCIA DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE EMPRESAS (...continuação)

7 AVALIAÇÃO DE EMPRESAS Processos de privatização. Formação de parceiras e joint-ventures. Gestão de carteiras de investimento e de fundos de private equity e venture capital. Aquisição de carteiras de clientes e linhas de negócios. IMPORTÂNCIA DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE EMPRESAS (...continuação)

8 AVALIAÇÃO DE EMPRESAS Relação Risco Valor

9 AVALIAÇÃO DE EMPRESAS MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DE EMPRESAS Método contábil/patrimonial; Método do Fluxo de Caixa Descontado; Método dos Múltiplos (também conhecido como método de avaliação relativa; Método de EVA® (Economic Value Added / MVA® (Management Value Added).

10 AVALIAÇÃO DE EMPRESAS MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DE EMPRESAS MÉTODO CONTÁBIL/PATRIMONIAL Liquidação de uma organização ou em situações em que os ativos possuem mais valor do que o valor presente dos rendimentos futuros da empresa

11 AVALIAÇÃO DE EMPRESAS MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DE EMPRESAS MÉTODO DO FLUXO DE CAIXA DESCONTADO O método (FCD) é o mais utilizado pelas empresas de consultoria e pelos bancos de investimento, sendo amplamente difundido no mercado financeiro.

12 AVALIAÇÃO DE EMPRESAS MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DE EMPRESAS MÉTODO DOS MÚLTIPLOS identifica como empresas semelhantes são negociadas e utiliza os parâmetros de tais negociações (múltiplo valor/ faturamento, valor/lucro líquido, valor / Ebitda) para avaliar a empresa-alvo. EDITDA (equity before interest, taxes, depreciation and amortization) Lucro antes de despesas finaneiras, impostos, depreciação e amortização (atividade operacional)

13 AVALIAÇÃO DE EMPRESAS MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DE EMPRESAS MÉTODO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO O método de EVA® / MVA® em conta conceitos econômicos (iniciado desde a década de 70). Trata principalmente do potencial de geração de benefícios econômicos futuros;... Será visto em detalhes na seqüência

14 AVALIAÇÃO DE EMPRESAS AS EXPECTATIVAS DE VALOR 1.Management Buyout; 2.Leveraged Buyout; 3.O Valor da Empresa para o Fundador ou Proprietário; 4.O valor da empresa para o Mercado (sinergias, savings, processo de envelope fechado,

15 AVALIAÇÃO DE EMPRESAS O VALOR DOS INTANGÍVEIS E DA MARCA Goodwill e Fair Value; Em essência, estão refletidos na geração de caixa. Em outras palavras, é a diferença entre o valor da empresa (avalizado pelo mercado) e o valor dos ativos avaliados pelo potencial de geração de benefícios futuros.

16 AVALIAÇÃO DE EMPRESAS O VALOR DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO E DOS ATIVOS 1.Patrimônio Líquido = investimento feito pelos sócios e o valor dos lucros retidos; 2.Ativos permanentes = avaliados pelo valor de realização (liquidação pronta ou geração de benefícios futuros); 3.Estoques, contas a receber e os demais ativos operacionais não precisam ser avaliados à parte.

17 AVALIAÇÃO DE EMPRESAS O VALOR DA EMPRESA E DAS DÍVIDAS 1.Se a empresa não está gerando FC positivos em decorrência do pgto de juros e amortizações, mas está com FC operacionais positivos (EBITDA), é necessário projetá-los, calcular o VPL e deduzir o valor da dívida. 2. O resultado será o valor da empresa.

18 AVALIAÇÃO DE EMPRESAS O VALOR DA SINERGIA 1.Caso do Itau / Banestado; 2.Caso Unibanco/Itaú; 3.Caso Hussmann; 4.Bancos Multiplos.


Carregar ppt "Avaliação de Empresas Curso de Especialização em Controladoria e Finanças Prof. MSc. Cosmo Rogério de Oliveira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google