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1 ASPECTOS CONTEMPORÂNEOS DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA.

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1 1 ASPECTOS CONTEMPORÂNEOS DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

2 2 SISTEMA DE MENSURAÇÃO DE DESEMPENHO

3 4 1) Conceitos Básicos - O investidor; - Retorno e risco; - Valor do dinheiro no tempo;

4 5 O Investidor Aplica seu capital num investimento que lhe proporcione uma remuneração esperada, assumindo um nível de risco que está disposto a tolerar.

5 6 Retorno e Risco A remuneração esperada é expressa por uma taxa de retorno. A taxa de retorno contempla um fator de risco, definido pela possibilidade da não realização do retorno esperado.

6 7 O Valor do Dinheiro no Tempo A relação entre $1.000 hoje e $ no futuro. – Conceito: “Valor do Dinheiro no Tempo” Valor Presente (VP ou PV) Valor Presente Líquido (VPL ou NPV)

7 8 Valor Presente Considere o seguinte: Capital: $ Período: 1 ano Taxa de juros: 12% a.a. C x (1+i) n = VF $ x (1+0,12) 1 = $ A uma taxa de 12% a.a. $ hoje equivalem a $ daqui há 1 ano. C = Capital i = Taxa de juros n = Período VF = Vl. Futuro

8 9 Logo, pode-se dizer que: O valor presente de $ a ser gerado daqui a 1 ano, descontado à taxa de 12% a.a. é $ VP = VF ou $ = $ (1+ i) n (1+0,12) 1

9 10 Valor Presente Líquido O VPL ou NPV é definido como: VPL ou NPV = VF - C ou VPL = $ $ = $1.200

10 11 2) Qual o valor de uma empresa ou uma unidade de negócio? - Existe um valor exato e objetivo? - O valor é o mesmo para os diferentes públicos? - O Patrimônio Líquido não é o real valor da empresa?

11 12 Quanto vale uma operação? Um posto de gasolina é geralmente avaliado pela “tancagem” que possui; Um estacionamento vertical cujo prédio situa-se num centro financeiro, pode não valer mais que o próprio prédio;

12 13 Existe um valor exato e objetivo? São bastante variadas as formas pelas quais são avaliadas as empresas; Há subjetividade nas estratégias que farão gerar riqueza para a empresa avaliada; Os ativos da empresa podem ser avaliados por critérios também diversos;

13 14 O valor é o mesmo para os diferentes públicos? Um concorrente que teria aumentado o seu “share” no mercado com a aquisição de uma operação, estaria disposto a pagar mais pela operação do que um investidor que está à procura de uma aplicação rentável.

14 15 Para um Banco de varejo “A” que quer melhorar sua presença numa região, a compra de um Banco “B” local pode interessar mais que para um investidor, que quer comprar o Banco “B” para reestruturá-lo e vendê-lo posteriormente por um bom preço.

15 16 O Patrimônio Líquido não é o real valor da empresa?. A empresa em operação normalmente gera riqueza maior que o valor de líquidação de ativos e passivos; Em estado de liquidação, os ativos e passivos geralmente tem valor de mercado diferente do valor contábil;

16 17 Quanto Vale uma Operação? Uma empresa vale a riqueza que ela é capaz de gerar no futuro geração de caixa na operação; Dar valor a uma operação ou empresa é um exercício de avaliação das suas estratégias;

17 18 3) Alguns Métodos de Avaliação - P/L - Valor de Liquidação - Fluxo de Caixa Descontado

18 19 P/L - Índice Preço/Lucro (por ação) - Preço => preço de mercado da ação. - Lucro => lucro por ação num período. Indicativo do tempo de retorno de um investimento naquela empresa. Indica expectativa de retorno e risco das ações da empresa: Quanto > o P/L < retorno Quanto retorno

19 20 Valor de Liquidação Valor líquido que se obtém da venda dos ativos e pagamento dos passivos da empresa. Equivalente ao Patrimônio Líquido a valor de realização.

20 21 Fluxo de Caixa Descontado É um dos enfoques utilizados no Shareholder Value. O valor da empresa é determinado pelo VP dos fluxos de caixa operacionais que o negócio gerará no futuro.

21 PARAR AQUI.


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