A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AULA 04 –CIVIL Das obrigações alternativas Existindo uma pluralidade de obrigações, está pode ser considerada como cumulativa, alternativa ou facultativa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AULA 04 –CIVIL Das obrigações alternativas Existindo uma pluralidade de obrigações, está pode ser considerada como cumulativa, alternativa ou facultativa."— Transcrição da apresentação:

1 AULA 04 –CIVIL Das obrigações alternativas Existindo uma pluralidade de obrigações, está pode ser considerada como cumulativa, alternativa ou facultativa.

2 AULA 04 –CIVIL Das obrigações alternativas Obrigação alternativa é aquela em que compreende dois ou mais objetos e extinguem-se com a prestação de apenas um.

3 AULA 04 –CIVIL Das obrigações alternativas A diferença entre a obrigação incerta e a alternativa é que na alternativa existem objetos já definidos que serão da escolha, já a incerta o objeto é um só, apenas definido pela qualidade.

4 AULA 04 –CIVIL Das obrigações alternativas A intenção das obrigações alternativas é oferecer maiores perspectivas de cumprimento, pelo devedor, pois lhe permitem selecionar a menos onerosa.

5 AULA 04 –CIVIL Das obrigações alternativas Quanto a escolha a regra geral é: Art Nas obrigações alternativas, a escolha cabe ao devedor, se outra coisa não se estipulou.

6 AULA 04 –CIVIL Das obrigações alternativas Todavia é vedado a escolha parte de uma forma e parte de outra: § 1º Não pode o devedor obrigar o credor a receber parte em uma prestação e parte em outra.

7 AULA 04 –CIVIL Das obrigações alternativas Quando ocorrer diversas prestações alternativas periódicas a escolha ocorrerá em cada pagamento.

8 AULA 04 –CIVIL Das obrigações alternativas Em caso de discordância entre que compete a escolha, caberá a resolução em juízo.

9 AULA 04 –CIVIL Das obrigações alternativas Comunicada a escolha, a obrigação se concentra no objeto determinado, não podendo mais ser exercido o jus variandi.

10 AULA 04 –CIVIL Das obrigações alternativas Se ao devedor compete fazer a escolha e não o faz, pode o credor ingressar com a cobrança. Se o credor deve fazer a escolha e não o faz, pode o devedor consignar o pagamento.

11 AULA 04 –CIVIL Das obrigações alternativas Em caso de impossibilidade de mantença da obrigação em um dos objetos, a obrigação permanecerá igual sobre o outro objeto. Art Se uma das duas prestações não puder ser objeto de obrigação ou se tornada inexeqüível, subsistirá o débito quanto à outra.

12 AULA 04 –CIVIL Das obrigações alternativas Atos de culpa por parte do devedor: Art Se, por culpa do devedor, não se puder cumprir nenhuma das prestações, não competindo ao credor a escolha, ficará aquele obrigado a pagar o valor da que por último se impossibilitou, mais as perdas e danos que o caso determinar.

13 AULA 04 –CIVIL Das obrigações alternativas Cabimento ao credor, e culpa do devedor: Art Quando a escolha couber ao credor e uma das prestações tornar-se impossível por culpa do devedor, o credor terá direito de exigir a prestação subsistente ou o valor da outra, com perdas e danos; se, por culpa do devedor, ambas as prestações se tornarem inexeqüíveis, poderá o credor reclamar o valor de qualquer das duas, além da indenização por perdas e danos..

14 AULA 04 –CIVIL Das obrigações alternativas Sem culpa do devedor: Art Se todas as prestações se tornarem impossíveis sem culpa do devedor, extinguir-se-á a obrigação.

15 AULA 04 –CIVIL Das obrigações facultativas: A obrigação facultativa é aquela que o devedor, possui a possibilidade de substituir o bem a ser pago, por sua conveniência.

16 AULA 04 –CIVIL Das obrigações facultativas: Este apenas extingue-se quando todas as espécies de obrigações tiverem os objetos perecidos.

17 AULA 04 –CIVIL Das obrigações divisíveis e indivisíveis As obrigações divisíveis e indivisíveis, são compostas pela multiplicidade de sujeitos, existe um desdobramento no polo ativo e no polo passivo.

18 AULA 04 –CIVIL Das obrigações divisíveis e indivisíveis Art Havendo mais de um devedor ou mais de um credor em obrigação divisível, esta presume-se dividida em tantas obrigações, iguais e distintas, quantos os credores ou devedores.

19 AULA 04 –CIVIL Das obrigações divisíveis e indivisíveis Sua divisão está no objeto da prestação Art A obrigação é indivisível quando a prestação tem por objeto uma coisa ou um fato não suscetíveis de divisão, por sua natureza, por motivo de ordem econômica, ou dada a razão determinante do negócio jurídico.

20 AULA 04 –CIVIL Das obrigações divisíveis e indivisíveis Espécies de indivisibilidade Natural: Em razão do objeto. Legal: Quando o Estado por interesse público e social impõe legalmente a indivisibilidade. Convenção das partes: Força contratual.

21 AULA 04 –CIVIL Das obrigações divisíveis e indivisíveis Efeitos da divisibilidade Mesmo havendo pluralidade de devedores, o inadimplemento das obrigações de um, não aumenta a dívida dos demais.

22 AULA 04 –CIVIL Das obrigações divisíveis e indivisíveis
Efeitos da indivisibilidade Art Se, havendo dois ou mais devedores, a prestação não for divisível, cada um será obrigado pela dívida toda. Parágrafo único. O devedor, que paga a dívida, sub-roga-se no direito do credor em relação aos outros coobrigados.

23 AULA 04 –CIVIL Das obrigações divisíveis e indivisíveis Efeitos da indivisibilidade O devedor, demandado por obrigação indivisível, não pode exigir que o credor acione conjuntamente todos os codevedores. Qualquer deles a escolha do Autor, pode ser demandado isoladamente pela dívida inteira.

24 Das obrigações divisíveis e indivisíveis
AULA 04 –CIVIL Das obrigações divisíveis e indivisíveis Art Se a pluralidade for dos credores, poderá cada um destes exigir a dívida inteira; mas o devedor ou devedores se desobrigarão, pagando: I - a todos conjuntamente; II - a um, dando este caução de ratificação dos outros credores.

25 AULA 04 –CIVIL Das obrigações divisíveis e indivisíveis Art Se um só dos credores receber a prestação por inteiro, a cada um dos outros assistirá o direito de exigir dele em dinheiro a parte que lhe caiba no total.

26 Das obrigações divisíveis e indivisíveis
AULA 04 –CIVIL Das obrigações divisíveis e indivisíveis Art Se um dos credores remitir a dívida, a obrigação não ficará extinta para com os outros; mas estes só a poderão exigir, descontada a quota do credor remitente. Parágrafo único. O mesmo critério se observará no caso de transação, novação, compensação ou confusão. Se um dos credores então perdoar a dívida não ocorrerá a extinção para com os demais credores.

27 AULA 04 –CIVIL Das obrigações divisíveis e indivisíveis Perda da indivisibilidade Art Perde a qualidade de indivisível a obrigação que se resolver em perdas e danos. § 1º Se, para efeito do disposto neste artigo, houver culpa de todos os devedores, responderão todos por partes iguais. § 2º Se for de um só a culpa, ficarão exonerados os outros, respondendo só esse pelas perdas e danos.


Carregar ppt "AULA 04 –CIVIL Das obrigações alternativas Existindo uma pluralidade de obrigações, está pode ser considerada como cumulativa, alternativa ou facultativa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google