A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DIÁLOGO 4: Toda criança e adolescente deve viver e conviver em ambientes protetores e seguros 4º andar - SALA 745.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DIÁLOGO 4: Toda criança e adolescente deve viver e conviver em ambientes protetores e seguros 4º andar - SALA 745."— Transcrição da apresentação:

1 DIÁLOGO 4: Toda criança e adolescente deve viver e conviver em ambientes protetores e seguros 4º andar - SALA 745

2 O GRUPO: 17 participantes 12 do Estado de SP 02 de MG 01 da BA 01 do PA 01 de SC Municípios: Santos, Bertioga, Lençóis Paulista, Hortolândia, Araçatuba e Piracicaba; São João do Paraíso e Montes Claros; Salvador; Marituba; Itapema. Funções: Gestores, técnicos, conselheiros, educadores. Serviços: CREAS, SAICA, Delegacia da Mulher, Conselhos de Direitos. Coordenadoras do diálogo: Alice Bittencourt e Claudia Russo Relatora: Angela Maricondi Monitora: Wanderli

3 PONTOS CHAVE DA ATIVIDADE: Síntese da Campanha Cuida Bem de Mim Foco no 4º princípio Articulação reflexão/proposição Duas tarefas para reflexão em pequenos grupos com debate em plenária Tarefa 1. Definir o que o grupo entende por PROTEÇÃO e SEGURANÇA. Elaboração de um cartaz. Tarefa 2. Em que situações queremos influir para garantir proteção e segurança? Como?

4 TAREFA 1. G1 Proteção de crianças e adolescentes que tiveram seus direitos violados (no emocional e no físico) Segurança física – estrutura, integridade, alimentação. Segurança emocional – sentimento de pertencimento, ambiente seguro (ambiente sem violência física, sexual ou psíquica). G2 Proteção – cuidado, afeto, direito e convivência social. Segurança – empoderamento, escolhas, confiança em si e no outro, garantia de espaços para o desenvolvimento do sujeito. G3 Proteção – ambiente adequado, necessidades básicas atendidas, proteção afetiva, tempo de adaptação, capacitação dos profissionais, não culpabilização do acolhido, não agir punitivamente, respeito aos costumes, hábitos e histórias de vida. Segurança – assegurar e desenvolver a autoestima, manter sigilo profissional, potencializar a autonomia, preparar para o desligamento, falar sempre a verdade.

5 TAREFA 2. Como o tempo já estava ficando curto, o debate sobre o que e como podemos influir foi feito com a turma inteira. AÇÕES INDICADAS: Formação dos profissionais Conversa/diálogo Denúncia Promoção de conhecimento e autonomia Oferta de recursos que atendam as necessidades das famílias, como por exemplo: benefício para prevenir acolhimento; benefício para reintegração familiar Ações preventivas através de palestras na comunidade Fortalecimento de programas tais como apadrinhamento afetivo Ações em rede


Carregar ppt "DIÁLOGO 4: Toda criança e adolescente deve viver e conviver em ambientes protetores e seguros 4º andar - SALA 745."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google