A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Questões para debate em sala:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Questões para debate em sala:"— Transcrição da apresentação:

1 Questões para debate em sala:
Texto: comunidade: a apropriação científica de um conceito tão antigo quanto a humanidade.

2 Questões: Como a noção de comunidade foi compreendida no pensamento social do século XIX e na filosofia de Tönnies e Weber? De que modo este conceito foi apropriado pela psicologia social norte americana e pela psicologia social comunitária na América latina? Quais as divergências e semelhanças entre as duas correntes? Nas discussões atuais da psicologia social, devemos ver a comunidade como lugar de igualdade? Que outras leituras são possíveis?

3 Texto: Comunidade como ética e estética da existência: uma reflexão mediada pelo conceito de identidade.

4 Questões: Como Sawaia apresenta os modos de subjetivação contemporâneos e quais os paradoxos visíveis, quando pensamos na questão da identidade? A autora entende a identidade ao mesmo tempo como movimento e como permanência. A que se referem estes dois processos? Por que a autora entende a comunidade como lugar de "bons encontros" e promotor de "potência de ação"? Qual a relação desta visão com a idéia de tomada de consciência? A que se dedica a psicologia social comunitária, a partir das reflexões de Sawaia?

5 Observação: Os 13 primeiros alunos da chamada devem responder as questões referentes ao primeiro texto. Os demais devem responder as questões do segundo.


Carregar ppt "Questões para debate em sala:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google