A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Opinião Pública Sociologia Jurídica.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Opinião Pública Sociologia Jurídica."— Transcrição da apresentação:

1 Opinião Pública Sociologia Jurídica

2 Concepção de Opinião Pública
É o pensamento predominante do grupo sobre uma determinada pessoa ou questão. Existem diversas correntes de opinião pública - “coexistentes sem conflitos ou contraditórias em graus diversos”. Extremamente imprecisa, abstrata e mutável. (Cavaliere Filho).

3 Concepção de Opinião Pública
Representa a tendência geral, o juízo coletivo adotado e exteriorizado por um grupo; Não é a soma, nem a síntese da opinião de todos: é um novo produto, uma nova realidade. (Cavaliere Filho).

4 Teóricos – Escola de Frankfurt
Fundada na Alemanha em 1924. Reúne grupo de filósofos e cientistas sociais. Criação da chamada “Teoria Crítica da Sociedade”: A modernidade, sob o abrigo da razão, visa à emancipação e à auto realização do ser humano, mas seu resultado histórico é, antes, o contrário, a racionalização da dominação social, a destruição da natureza e a coisificação do homem.

5 Teóricos – Escola de Frankfurt
Efeito da tecnologia: institui formas novas e mais eficazes de controle e coesão social. Propõe o conceito de Indústria Cultural em contestação ao de Cultura de Massa. Visualização das ações de dominação social visando não permitir sua perpetuação. Necessidade do esclarecimento da sociedade quanto às ordens instituídas. A comunicação é profundamente comprometida com o projeto de dominação das elites.

6 Teóricos – Escola de Frankfurt
Max Horkheimer – Em contraposição ao modelo cartesiano, a Teoria Crítica tem como objeto os homens como produtores de todas as suas formas históricas de vida. Critica a crença irrestrita nos dados empíricos. Herbert Marcuse – No lugar da religião emergiu o culto ao progresso que tudo sacrifica em nome de uma racionalidade científica supra-humana. Não se deveria confundir conformismo social com felicidade humana.

7 Teóricos – Escola de Frankfurt
Jürgen Habermas – Apesar da comunicação ter sido pervertida pelo capitalismo, contém um potencial prático e cognitivo que ainda não foi suficientemente explorado, e sua reabilitação pode contribuir para libertar o homem das relações de poder, tornando-se importante instrumento de emancipação social.

8 Importância da Opinião Pública
PERIGO: Manipulação Distorção ou mascaramento dos fatos. A opinião pública pode ser manipulada, principalmente, pelos meios de comunicação - corrompidos pela elite política e econômica do país.

9 Estratégias e as técnicas: manipulação da opinião pública e da sociedade.
A ESTRATÉGIA DA DISTRAÇÃO: Consiste em desviar a atenção do público dos problemas importantes e das mudanças decididas pelas elites políticas e econômicas, longe dos verdadeiros problemas sociais.

10 Estratégias e as técnicas: manipulação da opinião pública e da sociedade.
CRIAR PROBLEMAS, DEPOIS OFERECER SOLUÇÕES: Cria-se um problema, uma "situação" prevista para causar uma certa reação no público, a fim de que este seja o mandante das medidas que se deseja fazer aceitar.

11 Estratégias e as técnicas: manipulação da opinião pública e da sociedade.
UTILIZAR O ASPECTO EMOCIONAL x REFLEXÃO: É uma técnica clássica para causar um curto circuito na análise racional, e por fim ao sentido critico dos indivíduos. Acesso ao inconsciente para implantar ou enxertar idéias, desejos, medos ou induzir comportamentos.

12 Importância da Opinião Pública
Força da imprensa: órgão de informação e formação de opinião pública. Alterações da opinião: - sucesso ou ruína; - herói ou vilão; - guerra ou paz.

13 Importância da Opinião Pública
Propaganda Técnica - controlar atitudes e proporcionar um clima de necessidade; Exclui opção de julgamento contrário ao apresentado; Não admite diálogo, fornece a reflexão já elaborada.

14 Importância da Opinião Pública
Importância para a Sociologia Jurídica A opinião pública como termômetro das questões sociais - indica as mudanças que precisam ser feitas nas leis e nas instituições jurídicas. Falta de atenção à opinião pública no Brasil – motivo da ineficácia das leis e das instituições.

15 A Opinião Pública sobre o Direito e sua Utilidade Social
O Direito é considerado e aceito como forma mais eficaz de controle social. Justiça vista como fenômeno dependente, relativo às condições de classe social. Consenso sobre a importância do Direito x Questionamento sobre a eqüidade do Direito.

16 A Opinião Pública sobre as Instituições Jurídicas
Tribunais e juízes: Parciais; Influenciáveis pelos poderosos; Passíveis de corrupção.

17 A Opinião Pública sobre as Instituições Jurídicas
Os magistrados se comportam como autoridades onipotentes. A linguagem do magistrado é extremamente prolixa, recheada de brocardos latinos, tornando a linguagem uma forma de demonstração do saber e poder.

18 A Opinião Pública sobre as Instituições Jurídicas
Solução – Reformas mediante ampla pesquisa É necessário tentar recuperar a imagem do judiciário, a partir de pesquisa de opinião pública, mediante ampla contribuição de todos os seguimentos sociais relacionados com o mundo jurídico. Opinião da população em geral e dos operadores do Direito em particular.


Carregar ppt "Opinião Pública Sociologia Jurídica."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google