A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Metodologia de Estudo e Pesquisa em Administração

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Metodologia de Estudo e Pesquisa em Administração"— Transcrição da apresentação:

1 Metodologia de Estudo e Pesquisa em Administração
UFSC CAD/CSE PNAP Metodologia de Estudo e Pesquisa em Administração Professora: Alessandra de Linhares Jacobsen Conteudista: Profa. Liane C. H. Zanella

2 Orientação para o estudo, leitura, análise e interpretação de texto
Unidade 1: Orientação para o estudo, leitura, análise e interpretação de texto

3 OBJETIVOS DA VIDEOAULA 1:
Compreender a importância do estudo e da leitura; Fornecer orientações para estudo, leitura, análise e interpretação de texto.

4 A UNIVERSIDADE.... busca incentivar reflexão sobre a construção do conhecimento e desenvolver habilidades do saber, por meio do ensino busca produzir conhecimento novo, ser espaço de criação e de inovação, por meio da pesquisa permite ao estudante de administração pública, ao participar de eventos, compartilhar, com a sociedade, o conhecimento produzido dentro da Universidade.

5 ESTUDAR é ... Conhecer o mundo, por meio da observação:
direta da realidade: pela vivência, experiência indireta da realidade: comunicando-se com outra pessoa (por palavras escritas ou faladas). Importância da leitura de diferentes tipos de textos ao longo da formação acadêmica!

6 “A leitura enriquece nossas vidas, amplia nossa visão de mundo, aumenta nossas opiniões e ideais”.
Profa. Liane Zanella LEITURA = ATO DE COMPREENSÃO DO MUNDO

7 Estratégias para maior eficiência da leitura:
1º conjunto: determinar o que será lido e identificar elementos que auxiliam no entendimento do texto (tipo de texto, referência bibliográfica, dados biográficos e bibliográficos do autor) 2º conjunto: compreender a mensagem do autor e avaliar o que foi lido ) análise textual; 2) análise temática; 3) interpretar; 4) problematização; 5) síntese ou conclusão pessoal.

8 TÉCNICAS DE LEITURA SUBLINHAR: adotar um padrão para destacar palavras-chave ESQUEMATIZAR: registro dos principais pontos do texto RESUMIR: colocar em poucas palavras DOCUMENTAÇÃO DO ESTUDO: uso de fichas e fichário (documentação bibliográfica e biográfica).

9 Exemplo de esquema:

10 TÉCNICAS DE LEITURA SUBLINHAR: adotar um padrão para destacar palavras-chave ESQUEMATIZAR: registro dos principais pontos do texto RESUMIR: colocar em poucas palavras DOCUMENTAÇÃO DO ESTUDO: uso de fichas e fichário (documentação bibliográfica e biográfica).

11 Agradeço a atenção Profa. Alessandra


Carregar ppt "Metodologia de Estudo e Pesquisa em Administração"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google