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Educação Continuada e Estratégia Saúde da Família

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Apresentação em tema: "Educação Continuada e Estratégia Saúde da Família"— Transcrição da apresentação:

1 Educação Continuada e Estratégia Saúde da Família
Universidade Federal de Alagoas Faculdade de Medicina Núcleo de Saúde Pública - NUSP II MOSTRA DE EXPERIÊNCIAS EXITOSAS DA UNA-SUS Educação Continuada e Estratégia Saúde da Família Adriano Antonio da Silva Pedrosa; Valéria Bezerra Santos; Polyana Oliveira Lima; Juliana Enders Lisboa; Tereza Angélica Lopes de Assis; Felipe José de Queiroz Sarmento; Maria das Graças Monte Mello Taveira; Divanise Suruagy Correia; Juraci Roberto Lima; Maria Roseane Tenório Mendonça

2 Contextualização - Criação do Curso de Especialização em Estratégia Saúde da Família (CEESF): Necessidade dos profissionais que desenvolvem suas atividades nessa área e buscam qualificação após sua inserção no serviço; Consolidação da prática de qualificação profissional desenvolvida ao longo dos anos pelos profissionais que atuam no Núcleo de Saúde Pública (NUSP) da Faculdade de Medicina (FAMED)/Universidade Federal de Alagoas (UFAL); Oportunidade de ampliação da relação de trabalho com outras unidades acadêmicas da área da saúde, com a Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (CIED) e com o serviço. Parceria com a UFMG: as relações institucionais de caráter nacional foram estabelecidas com a adesão à Universidade Aberta do Brasil (UAB) e a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES)/Ministério da Saúde. A partir de 2013/2, foi iniciada a oferta do CEESF (para atender as políticas publicas) para profissionais de Minas Gerais e Alagoas, do Projeto Mais Médicos para o Brasil (PMMB) e do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB).

3 Metodologia O NUSP/FAMED/UFAL propõe qualificar, através de especialização, os profissionais inseridos nas várias Redes de Atenção e nos Programas desenvolvidos pelo Ministério da Saúde, vinculados a Atenção Básica; Potencialmente, poderão fazer parte da clientela: médicos, enfermeiros, odontólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, assistentes sociais, profissionais de educação física, farmacêutico, biomédico, fonoaudiólogo e outros que tenham relação com a práxis na Atenção Básica;

4 Metodologia O CEESF vem sendo desenvolvido pela FAMED, em parceria com as unidades acadêmicas da área da saúde da UFAL: Faculdade de Odontologia, Faculdade de Enfermagem e Farmácia, Faculdade de Nutrição, bem como, a Faculdade de Educação Física, e outras que vierem a se integrar; O CEESF dispõe de uma plataforma virtual – ambiente virtual de aprendizagem – por meio da qual o aluno participa de fóruns, realiza avaliações, entre outras atividades do gênero. A formação conta, ainda, com uma biblioteca online, cujo acervo é composto de: Unidade didática 1: 1o semestre do curso - disciplinas obrigatórias; Unidade didática 2: 2o semestre do curso - disciplinas optativas; e Unidade didática 3: 2o e 3o semestre do curso - Trabalho de Conclusão de Curso (TCC): Trabalho escrito para proposição de plano de intervenção para resolução de problema de saúde observado na comunidade.

5 Resultados Com a solicitação pelo Ministério da Saúde de que a UFMG oferecesse curso de especialização para médicos do PMMB em Alagoas, os profissionais deste estado fazem o CEESF na UFMG, com o apoio operacional e a base acadêmica e informacional da UFMG, e com parceira da UFAL; Em 2015, dos 102 municípios alagoanos, 72 (70%) contam com profissionais médicos do PMMB (198 médicos) e/ou do PROVAB (40 médicos), totalizando 238 profissionais nesses programas. Dos 72 municípios atendidos pelo PROVAB e/ou PMMB, 9 municípios têm profissionais somente do PROVAB, 10 com profissionais do PROVAB e PMMB, e 53 só com profissionais PMMB. A permanência estimada dos médicos do PMMB é de, pelo menos, até dezembro de Em ambas as situações, turmas de substituição podem ser implantadas.

6 PROVAB

7 Projeto Mais Médicos para o Brasil

8 PROVAB + PMMB

9

10

11 Solução / Desdobramentos
Apoio irrestrito da Reitoria da UFAL, da PROGRAD e do NUSP/FAMED; Núcleo de Apoio Interdisciplinar e Pedagógico (NAIPE) in loco; Tutores a Distância da Unidade Didática I e Tutor Presencial locais; Tutores a Distância da Unidade Didática II compartilhados; Orientadores de TCC, em sua maioria, locais;

12 Solução / Desdobramentos
Encontros presenciais em ambos os estados com a participação da Coordenação e dos tutores; Descentralização do pólo de referência para outros Campi da UFAL; Inclusão digital/conectividade nos municípios para além da EaD (e-SUS/Telessaúde/Protocolos – Cochrane; BMJ; Portal Saúde Baseada em Evidências; Módulos AVA-UNA-SUS); Participação de Tutores e Supervisores dos programas de provimento (PROVAB e PMMB) na tutoria a distância e na orientação do TCC, além do acompanhamento da aplicação dos projetos de intervenção na prática dos profissionais, envolvendo a equipe, a comunidade e o gestor; Apoio técnico e incentivo incondicional do NESCON/UFMG para a independência da UFAL como instituição componente da UNA-SUS.

13 Considerações finais A Educação em Saúde é um processo contínuo, coletivo e institucional de reflexão sobre a organização, as ações e os resultados do processo de trabalho, que possibilita a reflexão sobre o fazer cotidiano; É pré-requisito que o aluno esteja inserido em um dos processos de trabalho possibilitados pelos programas e projetos voltados à atenção básica, por considerar ser este um elemento essencial na construção de suas experiências de aprendizagem; Em relação à EaD, uma consequência natural é a superação de barreiras geográficas e o alcance de um público bem mais abrangente;

14 Considerações finais Tem sido considerada como uma estratégia que possibilita um fazer mais qualificado na área de saúde por seu potencial de democratização do acesso ao conhecimento, produzindo processos continuados de acesso à informação; Tem como facilitador a possibilidade de ser desenvolvida na própria unidade de trabalho, utilizando algum tempo laboral para processos educativos transmitidos por meio de recursos multimidiáticos ou informacionais.

15 Muito obrigado! Adriano A. S. Pedrosa adriano.pedrosa@yahoo.com.br
Universidade Federal de Alagoas Faculdade de Medicina Núcleo de Saúde Pública - NUSP Muito obrigado! Adriano A. S. Pedrosa


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