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Prof. Olívio Novaski 1 PRÊMIOS DA QUALIDADE. Prof. Olívio Novaski 2.

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1 Prof. Olívio Novaski 1 PRÊMIOS DA QUALIDADE

2 Prof. Olívio Novaski 2

3 Prof. Olívio Novaski 3 PRINCIPAIS PRÊMIOS PRÊMIO DEMING – ORIGEM DOS DEMAIS PRÊMIOS AO REDOR DO MUNDO – SURGIU EM 1951 (JUSE – “JAPANESE UNION OF SCIENTISTS AND ENGINEERS”) CATEGORIAS: A.INDIVIDUAL B.PEQUENAS EMPRESAS C.DIVISÕES - CORPORAÇÃO ISHIKAWA; TAGUCHI BASE: POLÍTICA E OBJETIVOS; EDUCAÇÃO; NORMALIZAÇÃO; CONTROLE; GARANTIA DA QUALIDADE; PLANOS FUTUROS, ETC.

4 Prof. Olívio Novaski 4 MALCOLM BALDRIGE MÉTODO ESTRUTURADO: SISTEMA DE CONTAGEM POR PONTOS – AMPLIAÇÃO DO PRÊMIO DEMING – GUIA TQM (BS 7850) IMPLANTADO EM 1987 – GERENCIADO PELO NIST CRITÉRIOS: EXCELENTE BASE PARA AUDITORIA INTERNA E REVISÃO – IDENTIFICA ÁREAS QUE PRECISAM DE ATENÇÃO PRIORITÁRIA SERVIU/SERVE DE BASE PARA O PRÊMIO NO SISTEMA BRASILEIRO

5 Prof. Olívio Novaski 5 SISTEMA BRASILEIRO PRÊMIO NACIONAL DA QUALIDADE PNQ

6 Prof. Olívio Novaski 6 SUBPROGRAMAS: COMUNICAÇÃO SOCIAL E PROMOCIONAL ARTICULAÇÃO COM O SETOR PRODUTIVO ARTICULAÇÃO COM O SETOR GOVERNAMENTAL ADEQUAÇÃO DA INFRA-ESTRUTURA EM QUALIDADE 1986 – CRIADO EM 1986 O ProQP (PROGRAMA DE QUALIDADE E PRODUTIVIDADE – AUMENTAR A QUALIDADE, PRODUTIVIDADE, REDUZIR CUSTOS E INCREMENTAR A COMPETITIVIDADE DE PRODUTOS E SERVIÇOS – CONCEBIDO E IMPLEMENTADO EM CONTEXTO MACROECONÔMICO DESFAVORÁVEL, NÃO CONSEGUIU ATINGIR TODOS OS SEUS OBJETIVOS HISTÓRICO RAZÃO: ESTIMATIVAS MOSTRAVAM PERDAS DE ATÉ 40% DO PIB. DESPERDÍCIO DA ORDEM DE US$ 50 BILHÕES/AN0 HISTÓRICO

7 Prof. Olívio Novaski 7 HISTÓRICO PEGQ – PROGRAMA DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DA QUALIDADE CRIADO EM 1987 – EXECUTADO DURANTE 10 ANOS 1990 – CRIADO O PROGRAMA BRASILEIRO DA QUALIDADE E PRODUTIVIDADE (PBQP) PASSOS IMPORTANTES: CRIAÇÃO DO CB-25 – COMITÊ BRASILEIRO DA QUALIDADE DA ABNT REFORMULAÇÃO DO MODELO DE ELABORAÇÃO DE NORMAS PELA ABNT

8 Prof. Olívio Novaski 8 HISTÓRICO MODELO DE CREDENCIAMENTO DE LABORATÓRIOS FORTALECIMENTO E CONSOLIDAÇÃO DAS REDES BRASILEIRAS DE LABORATÓRIOS DE ENSAIOS E CALIBRAÇÃO (RBLE E RBC) MODELOMODELO CONCEBIDO PARA O SISTEMA BRASILEIRO DE CERTIFICAÇÃO (SBC) APÓS 2 ANOS DE TRABALHOS VOLUNTÁRIOS FOI CRIADO EM 1991 O PRÊMIO NACIONAL DA QUALIDADE (PNQ)

9 Prof. Olívio Novaski 9 MODELO DO SBC DESCENTRALIZADO OCCs – ORGANISMOS DE CERTIFICAÇÃO CREDENCIADOS – ATUAÇÃO: CERTIFICAÇÃO DE CONFORMIDADE; CERTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA (SAÚDE; SEGURANÇA) CERTIFICAÇÃO VOLUNTÁRIA: NÃO HÁ NECESSIDADE DA CERTIFICADORA SER CREDENCIADA JUNTO AO SBC – IMPORTANTE: A CERTIFICAÇÃO TER RECONHECIMENTO NACIONAL E INTERNACIONAL DADOS DE 09/2000: 24 ORGANISMOS CREDENCIADOS JUNTO AO SBC PARA ISO 9000; 24 PARA ISO 14000 E 21 PARA CERTIFICAÇÃO DE PRODUTO VOLTAR

10 Prof. Olívio Novaski 10 FASES DO PNQ 1.FORMULAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO 1990/1995 2.REORIENTAÇÃO ESTRATÉGICA 1996/1997 3.REALINHAMENTO ESTRATÉGICO 1998/.... “ APOIAR O ESFORÇO BRASILEIRO DE MODERNIDADE ATRAVÉS DA PROMOÇÃO DA QUALIDADE E PRODUTIVIDADE, COM VISTAS A AUMENTAR A COMPETITIVIDADE DE BENS E SERVIÇOS PRODUZIDOS NO BRASIL” Preocupação com o emprego Meio ambiente; saúde e segurança ocupacionais Mobilização permanente Ampliar o conceito de qualidade, estendo-o à idéia de qualidade de vida; Ampliar o movimento em torno da qualidade, atingindo cada cidadão.

11 Prof. Olívio Novaski 11 ALGUNS RESULTADOS OBTIDOS MAIS DE: 6500 CERTIFICADOS – ISO 9000 00200 CERTIFICADOS – ISO 14000 MAIS DE: 098 LABORATÓRIOS DE ENSAIOS 130 DE CALIBRAÇÃO 040 OCCs RECONHECIMENTO INTERNACIONAL DO SBC PELO IAF (INTERNATIONAL ACCREDITATION FORUM) E DAS RBC E RLE PELO ILAC (INTERNATIONAL LABORATORIES ACCREDITATION COOPERATION) 30 MISSÕES NO EXTERIOR PROMOÇÃO DO 1° CURSO DE FORMAÇÃO DE AUDITORES LÍDERES(BSI) MAIS DE 300.000 PESSOAS TREINADAS EM SGQ PEGQ

12 Prof. Olívio Novaski 12

13 Prof. Olívio Novaski 13 MB E ISO 9001-94 CRITÉRIOS -MB PTSPTS 12345678910101 1212 1313 1414 1515 1616 1717 1818 1919 2020 1.1. SISTEMA DE LIDERANÇA 8080 1.2. RESPONSABILIDADE PÚBLICA 4040 2.1. FORMULAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS 4040 2.2. OPERACIONALIZAÇÃ O DAS ESTRATÉGIAS 4545 3.1. CONHECIMENTO SOBRE O CLIENTE E O MERCADO 4040 3.2. SATISFAÇÃO DO CLIENTE 4545 CORRELAÇÃO FORTE CORRELAÇÃO FRACA

14 Prof. Olívio Novaski 14 CRITÉRIOS -MB PTSPTS 12345678910101 1212 1313 1414 1515 1616 1717 1818 1919 2020 4.1. MEDIÇÃO E ANÁLISE 5050 4.2. GERENCIAMENTO DA INFORMAÇÃO 4040 5.1. SISTEMA DE TRABALHO 3535 5.2. TREINAMENTO DOS FUNCIONÁRIOS 2525 5.3. SATISFAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS 2525 6.1. PROCESSOS, PRODUTOS E SERVIÇOS 4545 MB E ISO 9001-94

15 Prof. Olívio Novaski 15 MB E ISO 9001-94 CRITÉRIOS -MB PTSPTS 12345678910101 1212 1313 1414 1515 1616 1717 1818 1919 2020 6.2. PROCESSOS DO NEGÓCIO 2525 6.3. PROCESSOS DE SUPORTE 1515 7.1. RESULTADOS FOCADOS NO CLIENTE 125125 7.2. RESULTADOS FINANCEIROS 125125 7.3. RESULTADOS RELATIVOS ÀS PESSOAS 8080 7.4. RESULTADOS RELATIVOS AOS PROCESSOS ORGANIZACIONAIS 120120

16 Prof. Olívio Novaski 16 EXERCÍCIOS FAZER UMA RELAÇÃO, TAL QUAL A ANTERIOR PARA O PNQ, NAS SEGUINTES CONDIÇÕES: 1.ISO 9000-94; 2.ISO 9000-2000 APRESENTAR

17 Prof. Olívio Novaski 17 CATEGORIAS GRANDES EMPRESAS + DE 500 PESSOAS OU ROB ANUAL MAIOR QUE R$ 50 MILHÕES MÉDIAS EMPRESAS 51-500 PESSOAS E ROB ANUAL ENTRE 10 E R$ 50 MILHÕES PEQUENAS E MICRO-EMPRESAS 50 OU MENOS PESSOAS E ROB ANUAL INFERIOR A R$ 10 MILHÕES ÓRGÃOS DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL PODERES EXECUTIVO, LEGISLATIVO E JUDICIÁRIO ORGANIZAÇÕES DE DIREITO PRIVADO SEM FINS LUCRATIVOS

18 Prof. Olívio Novaski 18 1 - Liderança 2 - Estratégias e Planos 3 - Clientes e Sociedade 4 - Informação e Conhecimento 5 - Pessoas 6 - Processos 7 - Resultados da Organização OS SETE CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA

19 Prof. Olívio Novaski 19 CRITÉRIOS, ITENS E PONTUAÇÕES MÁXIMAS 1 - Liderança (90) 1.1 Sistema de liderança (30) 1.2 Cultura da excelência (30) 1.3 Análise crítica do desempenho global (30) 2 - Estratégias e Planos (90) 2.1 Formulação das estratégias (30) 2.2 Operacionalização das estratégias (30) 2.3 Planejamento da medição do desempenho global (30 ) 3 - Clientes e Sociedade (90) 3.1 Imagem e conhecimento de mercado (30) 3.2 Relacionamento com clientes (30) 3.3 Interação com a sociedade (30)

20 Prof. Olívio Novaski 20 4 - Informações e Conhecimento (90) 4.1 Gestão das informações da organização (30) 4.2 Gestão das informações comparativas (30) 4.3 Desenvolvimento do capital intelectual (30) 5 - Pessoas (90) 5.1 Sistemas de trabalho (30) 5.2 Capacitação e desenvolvimento das pessoas (30) 5.3 Qualidade de vida (30) 6 - Processos (90) 6.1 Gestão de processos relativos ao produto (30) 6.2 Gestão de processos de apoio (20) 6.3 Gestão de processos relativos aos fornecedores (20) 6.4 Gestão financeira (20) Critérios, Itens e Pontuações Máximas

21 Prof. Olívio Novaski 21 7 - Resultados da Organização (460) 7.1 Resultados relativos aos clientes e aos mercados (100) 7.2 Resultados financeiros (100) 7.3 Resultados relativos às pessoas (60) 7.4 Resultados relativos aos fornecedores (40) 7.5 Resultados dos processos relativos ao produto (60) 7.6 Resultados relativos à sociedade (40) 7.7 Resultados dos processos de apoio e organizacionais (60) Critérios, Itens e Pontuações Máximas

22 Prof. Olívio Novaski 22 PLANEJAMENTO PRÁTICAS E PADRÕES INOVAÇÃO/ MELHORIA AVALIAÇÃO CICLO DE APRENDIZADO PRÁTICAS DE GESTÃO CICLO DE CONTROLE AÇÃO EXECUÇÃOMEDIÇÃO COMPARA- ÇÃO COM O PADRÃO OS ITENS 1.1 – 6.4 (ENFOQUE E APLICAÇÃO) ESTÃO ESTRUTURADOS COMO ABAIXO ESTRUTURA DOS ITENS

23 Prof. Olívio Novaski 23 PLANEJAMENTO, PRÁTICAS DE GESTÃO E PADRÕES DE TRABALHO SÃO SOLICITADAS AS PRÁTICAS DE GESTÃO QUE ATENDEM AOS REQUISITOS DO ITEM(PROCEDIMENTOS, FLUXOGRAMAS, ETC.) CICLO DE CONTROLE SÃO SOLICITADOS OS MÉTODOS DE MEDIÇÃO DAS PRÁTICAS E AS FORMAS COMO SÃO FEITAS AS COMPARAÇÕES ENTRE A SITUAÇÃO ATUAL E OS PADRÕES DE TRABALHO BEM COMO EXEMPLOS DAS PRINCIPAIS AÇÕES TOMADAS EM DECORRÊNCIA DAS ANÁLISES FEITAS CICLO DE APRENDIZADO SÃO SOLICITADOS OS MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DAS PRÁTICAS ATUAIS E DE SEUS PADRÕES DE TRABALHO E OS MÉTODOS E OS EXEMPLOS DAS INOVAÇÕES E DAS AÇÕES DE MELHORIA TOMADAS EM DECORRÊNCIA DESTA AVALIAÇÃO ENFOQUE E APLICAÇÃO

24 Prof. Olívio Novaski 24 OS ITENS DE RESULTADOS (7.1-7.7) SÃO COMPOSTOS POR TÓPICOS QUE SOLICITAM OS GRÁFICOS E/OU TABELAS QUE APRESENTEM OS NÍVEIS ATUAIS DE DESEMPENHO, AS TEN- DÊNCIAS DE PROGRESSO OU DE SUSTENTAÇÃO DOS NÍVEIS NUM PERÍODO DE TEMPO QUE POSSIBILITE A ANÁLISE DOS RESULTADOS DOS INDICADORES RESULTADOS

25 Prof. Olívio Novaski 25 EXERCÍCIOS BASEADO NO PNQ, ESBOÇAR UM SISTEMA PARA AVALIAR A EMPRESA, QUANTO AOS CRITÉRIOS DO PNQ, MÊS A MÊS.


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