A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CENTRO UNVERSÁTARIO PADRE ANCHIETA AULA 6 CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DISCIPLINA: SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS (SIG) PROF: CÉSAR ANTONIO SOLDERA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CENTRO UNVERSÁTARIO PADRE ANCHIETA AULA 6 CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DISCIPLINA: SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS (SIG) PROF: CÉSAR ANTONIO SOLDERA."— Transcrição da apresentação:

1 CENTRO UNVERSÁTARIO PADRE ANCHIETA AULA 6 CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DISCIPLINA: SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS (SIG) PROF: CÉSAR ANTONIO SOLDERA

2 FASES DA ESTRUTURAÇÃO E PLANEJAMENTO: 1)Criar o PSDI (Plano diretor de Sistemas de informações) com base no objetivo e as reais situações da empresa 2)Identificar os níveis de abrangências do SIG 3)Criar a arquitetura 4)Identificar e inserir no planejamento, quais são os condicionantes 5)Mapear todas as operações e funções da empresa 6)Montar cronograma 7)Comitês de informações 8)Formas de levantamento de dados e as técnicas utilizadas 9)Formulários de levantamento de dados e análise 10)Definir a “Qualidade Total“ da informação 11)Definir os custos 12)Definir e executar os treinamentos 13)Implantar o SIG

3 Projeto de um formulário: 1)Grau de prioridade: Do sistema como um todo, e parte do processo isolado. 2)Finalidade do sistema: Detalhamento identificado dos pelo responsável do SIG, e confirmado pelo usuário 3)Usuário principal: Normalmente será quem está respondendo o questionário, mas pode ser um indicado 4)Usuário secundário: normalmente é o subalterno que é o segundo usuário. 5)Subsistemas: Identificado pelo responsável do SIG, e confirmado pelo usuário 6)Saídas: Relatórios que o sistema deverá proporcionar ou emitir; detalhamento dos relatório (muito importante); identificação da frequência de emissão dos relatórios;

4 Projeto de um formulário: : 1)Entradas : Parte do formulário mais importante a ser trabalhado, por que é o determinante para a execução de todos os processos do sistema, necessita de identificação cm alto nível de detalhamento. 2)Interligação com outros sistemas: Possibilitar a identificação de outros sistemas que interagem diretamente com o sistema ou com o usuário. 3)Principais usuários da saída de informações: quem são as pessoas ou sistemas que recebem diretamente ou indiretamente essas saídas. ( identifica as entradas do usuário recebedor)

5 Projeto de um formulário: È muito importante e funcional levantamento de dados através de um formulário, porém, não substitui uma entrevista com um roteiro pré estabelecido com o usuário, independente do nível que está sendo identificado. Todos estes conceitos podem ser usados para elaborar um roteiro de perguntas caso a escolha do método de levantamento de dados seja entrevista

6 Estruturação de relatório: Relatório Gerencial: Documentos que consolidam de forma estruturada, as informações para o tomador de decisão. Em um relatório gerencial deve conter os aspectos: -Números: que demonstram a situação real bem como situação anteriores e projeções em um período futuro. -Gráficos: Tem a finalidade de demonstrar a visualmente a situação, é extremamente usado em indicadores.

7 Estruturação de relatório: -Comentários: Pessoas podem interpretar de formas diferentes um gráfico ou valor, desta forma, deve-se inserir um comentário que defina as informações contidas, e contemplem um comparativo entre máximo e mínimo, ou valores de outros momentos da empresa. -Ações e decisões: Um relatório não pode definir a tomada de decisão, cabe exclusivamente ao executivo esta ação, porém, deve conter informações onde permitam algumas alternativas voltadas ao objetivo final.

8 Avaliação do SIG: Avaliação pode ser realizadas de várias formas, depende até mesmo da cultura da empresa, mas não é uma tarefa fácil e nem rápida, por que envolvem aspectos comportamentais e situações intangíveis, entretanto, pode-se trabalhar com alguns conceitos: - Levantamento das opiniões dos principais executivos. -Opinião dos usuários, se está conforme o esperado, ou se há necessidade de mudanças. -Avaliação dos indicadores antes e depois da implantação do SIG

9 Avaliação do SIG: - Avaliação se os custos investidos para criação ou estruturação do SIG estão conforme planejado. -Através dos relatos no momentos do levantamento de dados, estão atendendo as entradas e saídas. -Avaliação das melhorias que ocorreram na empresa no período que o SIG já está funcionando.

10 Documentação do SIG: Todas as fases do SIG devem ser documentadas, de forma sistemática e cronológica, para futuras alterações, melhorias, identificações e análise de desempenho. O mapeamento do sistema é claramente estruturada na documentação e representações gráficas abrangentes, desta forma tem-se a visão holística dos processos e fluxos do SIG, gerando uma forma de controle imensurável.

11 Exercício: Formule um roteiro de perguntas para entrevistar pessoas de uma área de suprimentos da produção, para levantamento de dados e informações. Formule um relatório gerencial, onde foi gerado de uma área de um equipamento de alta produção, este relatório deve conter informações pertinentes apenas da performace da produção, e a eficiência do equipamento.


Carregar ppt "CENTRO UNVERSÁTARIO PADRE ANCHIETA AULA 6 CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DISCIPLINA: SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS (SIG) PROF: CÉSAR ANTONIO SOLDERA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google