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Nov 22/26 Enterprise Solutions - Latin America Tech Forum 2015 André Almeida O Futuro do Varejo – 10 Tendências para o Amanhã.

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1 Nov 22/26 Enterprise Solutions - Latin America Tech Forum 2015 André Almeida O Futuro do Varejo – 10 Tendências para o Amanhã

2 © 2014 Unisys Corporation. All rights reserved. 2 2 O Futuro do Varejo 10 Tendências para o Amanhã 1. Menos lojas porém com maior impacto 2. Trabalhando junto para se diferenciar 3. Corrida para a experiência de loja mais conveniente 4. Personalização para ir mais alto 5. O fim dos programas de fidelidade tradicionais baseados em pontos 6. Poder das parcerias 7. Vencendo a última milha 8. Morte do “pure play” 9. Clique e retire 10. De um clique para nenhum clique

3 © 2014 Unisys Corporation. All rights reserved. 3 3 Unisys - Varejo Atuação de mais de 20 anos no mercado de varejo na América Latina Provedor fim a fim para os provedores de varejo: –Soluções de Ponto de Venda (HW/SW) –Nota fiscal eletrônica –Marketing Digital (DDM) –Serviços de campo (Field Services) –Consultoria –TEF – Transferência Eletrônica de Fundos Referências de grandes varejistas em toda América Latina: –Carrefour, Atacadão, Cencosud, GPA, Exito, Soriana, Coop Principais parceiros: –Wincor, Datalogic, Motorola, Gertec, DELL, Daruma

4 © 2014 Unisys Corporation. All rights reserved. 4 4 Tendência 1: Menos lojas porém com maior impacto No futuro vão existir menos lojas “tradicionais” no mercado. Consumidores estão buscando uma experiência transparente. Conceitos como omni e multi-channel dominaram o mercado nos últimos anos. As lojas do futuro serão mais impactantes, mais conectadas e mais digitais.

5 © 2014 Unisys Corporation. All rights reserved. 5 5 Tendência 2: Trabalhando junto para se diferenciar Na próxima década um número significante de varejistas terão espaço subutilizado. Oportunidades para colaboração, principalmente para concessão de espaços. Parcerias permitirão aos varejistas testar novos setores e geografias, com baixo risco para suas marcas.. A escolha do parceiro ideal é chave.

6 © 2014 Unisys Corporation. All rights reserved. 6 6 Tendência 3: Corrida para a experiência de loja mais conveniente A loja do futuro será altamente tecnológica. Varejistas estão buscando na tecnologia uma maneira de se diferenciar e melhorar a experiência do cliente. Em um futuro breve, esperamos que mais consumidores comprem utilizando seu smartphone. Um número crescente de compradores (37% globalmente) utilizam seus smartphones para acessar a rede wi-fi do varejista. Isso está encorajando um número maior de varejistas e investir na tecnologia de “instore mapping”, permitindo uma melhor experiência e conhecimento do perfil do consumidor.

7 © 2014 Unisys Corporation. All rights reserved. 7 7 Tendência 4: Personalização para ir mais alto Historicamente os varejistas tradicionais tem tido dificuldades para replicar o nível de personalização que é encontrado no comércio eletrônico. Recentes avanços na tecnologia de localização via beacon fizeram que ofertas direcionadas e em tempo real sejam agora realidade. Isso gera uma grande oportunidade para que os varejistas consigam aumentar o engajamento dos consumidores através de uma experiência digital personalizada.

8 © 2014 Unisys Corporation. All rights reserved. 8 8 Tendência 5: O fim dos programas de fidelidade tradicionais baseados em pontos O conceito de premiar seus clientes mais fieis e lucrativos sempre irá existir. Os programas fidelidades tradicionais baseados em pontos deve deixar de existir. Os compradores atualmente buscam pelas melhores ofertas. Querem valor instantâneo, ofertas relevantes e em tempo real. Personalização, digitalização e “gamificação” –Personalização: ofertas direcionadas entregues diretamente ao smartphone do cliente quando dentro da loja. –“Gamificação” – Compradores ganham pontos por participar de atividades tais como corrida, checagem de pressão ou parar de fumar.

9 © 2014 Unisys Corporation. All rights reserved. 9 9 Tendência 6: Poder das redes sociais A largada foi dada para monetizar as redes sociais. Não somente para influenciar mais também para realizar vendas. As compras em tempo real vão ser limitadas para grupos específicos, porém este canal não pode ser ignorado. Nos últimos 12 meses. Botões de compra foram implementados Facebook, Twitter, Pinterest e Instagram. Ao mesmo tempo o Google começou a implementar botões de compra em alguns vídeos do YouTube.

10 © 2014 Unisys Corporation. All rights reserved. 10 Tendência 7: Vencendo a última milha O crescente custo de entrega a domicílio continua sendo o principal problema do comércio eletrônico. Os consumidores esperam que a compra on line seja rápida, confiável e principalmente de graça. Varejistas devem continuar investindo em alternativas de entrega no sentido de reduzir os custos de entrega.

11 © 2014 Unisys Corporation. All rights reserved. 11 Tendência 8: Morte do “pure play” Com a tecnologia rapidamente quebrando as barreiras entre os mundos online e offline, verejistas tradicionais estão ficando mais vulneráveis. Consumidores não pensam mais em online e offline. Para eles é somente varejo. Por esta razão a própria Amazon está buscando se estabelecer no mundo físico.

12 © 2014 Unisys Corporation. All rights reserved. 12 Tendência 9: Clique e retire Proporciona a facilidade do comércio eletrônico com o benefício da escolha do local de entrega. Oferecer opções de entrega não é mais algo desejável. É um pré-requisito.

13 © 2014 Unisys Corporation. All rights reserved. 13 Tendência10: De um clique para nenhum clique Mais de dois terços das compras online são abandonadas antes de serem efetivadas. Para os varejistas que dependem de frequência de compra, existe uma grande oportunidade para aumentar as vendas. Pensem em papel higiênico, produtos de limpeza, comida de cachorro, etc. http://hiku.us/

14 © 2014 Unisys Corporation. All rights reserved. 14 Para discussão: 1) Quais dessas tendências impactarão o seu negócio nos próximos 3 anos? 2) Como IT pode viabilizar que o seu negócio se destaque no mundo digital? 3) Quais são seus planos para 2016?

15 © 2014 Unisys Corporation. All rights reserved. 15 O Futuro do Varejo 10 Tendências para o Amanhã 1. Menos lojas porém com maior impacto 2. Trabalhando junto para se diferenciar 3. Corrida para a experiência de loja mais conveniente 4. Personalização para ir mais alto 5. O fim dos programas de fidelidade tradicionais baseados em pontos 6. Poder das parcerias 7. Vencendo a última milha 8. Morte do “pure play” 9. Clique e retire 10. De um clique para nenhum clique


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