A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ADMINISTRAÇÃO ELETRÔNICA DE NEGÓCIOS Apresentação 2 E-MARKETING e E-COMMERCE Capítulo 1 – O que é marketing Capítulo 3 – O comércio eletrônico LIMEIRA,Tania.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ADMINISTRAÇÃO ELETRÔNICA DE NEGÓCIOS Apresentação 2 E-MARKETING e E-COMMERCE Capítulo 1 – O que é marketing Capítulo 3 – O comércio eletrônico LIMEIRA,Tania."— Transcrição da apresentação:

1 ADMINISTRAÇÃO ELETRÔNICA DE NEGÓCIOS Apresentação 2 E-MARKETING e E-COMMERCE Capítulo 1 – O que é marketing Capítulo 3 – O comércio eletrônico LIMEIRA,Tania. E-marketing. São Paulo: Saraiva, 2007.

2 Administração Eletrônica de Negócios Análise do mercado Identificação de oportunidades e riscos Objetivos de marketing Estratégias de marketing Segmentação do mercado e seleção do mercado-alvo TÓPICO 1 - Negócios no ambiente digital E-Marketing e E-Commerce PLANO DE MARKETING Plano Tático-Operacional Orçamento de marketing Avaliação e Controle

3 Administração Eletrônica de Negócios Estratégias de segmentação Fatores a serem considerados para essa seleção Consiste na seleção do público-alvo para o produto ou serviço. Essa seleção se dá pelo entendimento das diferenças do comportamento entre os consumidores e identificação do perfil do seu público-alvo potencial TÓPICO 1 - Negócios no ambiente digital E-Marketing e E-Commerce ESTRATÉGIAS DE MARKETING Fatores demográficos - Idade e a renda dos consumidores potenciais? Fatores geográficos – Localização dos consumidores potenciais? Fatores psicográficos – Valores dos consumidores potenciais? Fatores comportamentais - Hábitos dos consumidores potenciais?

4 Administração Eletrônica de Negócios Estratégias de diferenciação Pontos a serem considerados para essa diferenciação (pág. 7-8) Consiste no desenvolvimento de um conjunto de características diferenciadas e valorizadas pelo cliente para distinguir o produto ou serviço em relação aos dos concorrentes. TÓPICO 1 - Negócios no ambiente digital E-Marketing e E-Commerce ESTRATÉGIAS DE MARKETING Preço ou vantagem de custo Atributos e benefícios do produto Serviços agregados Canal de distribuição Imagem da marca

5 Administração Eletrônica de Negócios Estratégias de posicionamento O POSICIONAMENTO SE CONCRETIZA POR MEIO DE UMA PROSPECÇÃO DE VALOR Visa criar para a marca uma posição ou imagem na mente do consumidor, que seja exclusiva e diferenciada em relação à das marcas da concorrência, a fim de obter vantagem competitiva. TÓPICO 1 - Negócios no ambiente digital E-Marketing e E-Commerce ESTRATÉGIAS DE MARKETING EXEMPLOS Propaganda da Brastemp não é nenhuma Brastemp... Propaganda da TIM TIM. Viver sem fronteiras.

6 Administração Eletrônica de Negócios TÓPICO 1 - Negócios no ambiente digital E-Marketing e E-Commerce COMÉRCIO ELETRÔNICO Cobre os processos pelos quais os consumidores, fornecedores e parceiros de negócios são atingidos, incluindo atividades como vendas, marketing, recepção de pedidos, entregas, serviços ao consumidor e administração de programas de fidelidade E-BUSINESS Abrange o comércio eletrônico e também envolve processos internos como produção, administração de estoques, desenvolvimento de produtos, finanças, desenvolvimento de estratégias, recursos humanos etc.

7 Administração Eletrônica de Negócios TÓPICO 1 - Negócios no ambiente digital E-Marketing e E-Commerce COMÉRCIO ELETRÔNICO Consiste na realização de negócios por meio da Internet, nos segmentos de mercado consumidor, empresarial e governamental: venda de produtos e serviços físicos, entregues off-line produtos que podem ser digitalizados e entregues on-line

8 Administração Eletrônica de Negócios comércio eletrônico GovernoEmpresaConsumidor Governo G2G COORDENAÇÃO G2B INFORMAÇÃO G2C INFORMAÇÃO Empresa B2G AQUISIÇÃO B2B E-COMMERCE B2C E-COMMERCE Consumidor C2G IMPOSTO C2B COMPARAÇÃO DE PREÇOS C2C LEILÃO TÓPICO 1 - Negócios no ambiente digital E-Marketing e E-Commerce

9 Administração Eletrônica de Negócios Comércio eletrônico E-Government Exemplos G2G Coordenação - pagamentos realizados pelos usuários são comunicados automaticamente a todos os outros órgãos de governo que devem tomar conhecimento da transação. G2B Informação – Site da Receita Federal que oferece consulta sobre a situação cadastral (CNPJ) da empresa G2C Informação - Sites que oferecem saldo do FGTS TÓPICO 1 - Negócios no ambiente digital E-Marketing e E-Commerce Conjunto de serviços e acesso a informações que o governo oferece aos diferentes atores da sociedade civil por meio eletrônicos (SANTOS, 2004)

10 Administração Eletrônica de Negócios Comércio eletrônico E-Commerce Exemplos B2G Aquisição – A empresa pode obter pela internet a Certidão Conjunta Negativa de Débitos relativos a Tributos Federais e à Dívida Ativa da União. B2B E-commerce – Os fornecedores recebem as posições de suas faturas por meio de extratos publicados na internet. Também por meio eletrônico, o comprador pode firmar uma tratativa comercial ou autorizar o fornecimento de um determinado item com seus fornecedores parceiros.(E-Collaboration) B2C E-Commerce – Oferta de produtos através do site da empresa TÓPICO 1 - Negócios no ambiente digital E-Marketing e E-Commerce Conjunto de serviços e acesso a informações realizados por meio eletrônico entre a empresa e seus fornecedores e clientes

11 Administração Eletrônica de Negócios Comércio eletrônico E-Commerce Exemplos C2G Transações – Declaração do Imposto de Renda. C2B E-commerce – Comparação de preços e realização de compra on-line. C2C E-Commerce –Sites de leilão on-line (exemplo: e-bay) TÓPICO 1 - Negócios no ambiente digital E-Marketing e E-Commerce Transações e acesso a informações realizadas por meio eletrônico entre consumidores


Carregar ppt "ADMINISTRAÇÃO ELETRÔNICA DE NEGÓCIOS Apresentação 2 E-MARKETING e E-COMMERCE Capítulo 1 – O que é marketing Capítulo 3 – O comércio eletrônico LIMEIRA,Tania."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google