A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade Comunitária Regional de Chapecó UNOCHAPECÓ A Pesquisa Prof. Dra. Lucimare Ferraz.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade Comunitária Regional de Chapecó UNOCHAPECÓ A Pesquisa Prof. Dra. Lucimare Ferraz."— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Comunitária Regional de Chapecó UNOCHAPECÓ A Pesquisa Prof. Dra. Lucimare Ferraz

2 O QUE É? A pesquisa é um processo de construção do conhecimento que tem como metas principais gerar novo conhecimento e/ou corroborar ou refutar algum conhecimento preexistente.

3 O QUE É?  É basicamente um processo de aprendizagem tanto do indivíduo que a realiza quanto da sociedade na qual esta se desenvolve;  Quem realiza a pesquisa pode, num nível mais elementar, aprender as bases do método científico ou, num nível mais avançado, aprender refinamentos técnicos de métodos já conhecidos.

4  A sociedade e a comunidade beneficiam-se com a aplicação do novo conhecimento gerado nos indivíduos que a compõe.  Para poder ser chamada de científica, a pesquisa deve obedecer aos rigores que impõe o método científico, sendo a principal propriedade a reprodutibilidade. Pesquisa

5 Por que fazer pesquisa? OBJETIVOS: Descobrir algo novo, ou corroborar ou refutar algo já conhecido; Aprendizado; Projeção acadêmica, titulação ou melhoria financeira. ? Início de uma pesquisa = ? Respostas encontradas na literatura. Respostas ainda não conhecidas. O pesquisador deve procurar respostas às suas perguntas. Em suma, a finalidade é a busca de novos conhecimentos.

6 Como a pesquisa pode ser útil posteriormente? Ao finalizar uma pesquisa, espera-se que a dúvida que a gerou esteja respondida; É intrínseco ao processo que ocorram obstáculos; Para a sociedade, a pesquisa responde questões pendentes ou gera dúvidas à respeito de coisas novas; Desta pesquisa podem surgir informações importantes no futuro.

7 Etapas da pesquisa Planejamento Idéia brilhante; Plano de intenção; Revisão da literatura; Projeto de pesquisa.

8 Etapas da pesquisa Planejamento Idéia brilhante; Plano de intenção; Revisão da literatura; Projeto de pesquisa. Execução Coleta de dados; Tabulação; Análise; Interpretação; Relatório final.

9 Etapas da pesquisa Planejamento Idéia brilhante; Plano de intenção; Revisão da literatura; Teste de instrumentos e procedimentos; Projeto de pesquisa. ExecuçãoDivulgação Pesquisa piloto; Coleta de dados; Tabulação; Análise; Interpretação; Relatório final. Tema livre; Artigo.

10 Quem são os autores da pesquisa? Apenas aqueles que contribuíram para a concepção geral e para a execução dos procedimentos; O autor principal de um trabalho é aquele a quem cabe as sumir a responsabilidade intelectual dos resultados de uma investigação; A ordem de aparecimento dos autores deve ser dada pela importância que cada um teve para a execução do trabalho como um todo.

11 Quem são os autores da pesquisa? A ordem dos autores deve ser determinada pelo grau de participação de cada um; Os nomes figurados no cabeçalho de um artigo devam ser estritamente os dos autores efetivos do estudo; O papel que caberá a cada um dos participantes da pesquisa é mutável no decorrer do tempo, mas a autoria de trabalhos deve se restringir aos que efetivamente participaram dele. A pesquisa é fundamental para o desenvolvimento humano e deve ser feita sempre pautada por princípios éticos;

12 Conclusão ; Existem métodos específicos para conduzir uma pesquisa que se possa chamar de científica e esta só deve ser feita se for com métodos adequados; Toda pesquisa realizada, independente dos resultados obtidos, sejam estes positivos ou negativos, deve ser relatada à comunidade científica.

13

14 Referência: CLARK, Otávio Augusto Câmara and CASTRO, Aldemar Araujo. A pesquisa. Pesqui. Odontol. Bras. [online]. 2003, vol.17, suppl.1 [cited 2014-02-21], pp. 67-69. Available from:

15

16

17

18

19

20

21 Etapas da PBE  Formular questão clínica;  Buscar a melhor e mais relevante evidência para responder a questão formulada;  Avaliação crítica da evidência (validade, relevância e aplicabilidade);  Evidência + competência profissional + avaliação das condições do paciente + preferências do paciente;  Avaliação da mudança resultante da implementação da evidência.

22 Fase 1 - Questionamentos

23  Qual é.... mais efetivo para a prevenção de... paciente submetido...?  Palavras-chave: ..............................  ;............................

24 Fase 2 – Investigação na literatura

25 Livros Periódicos

26 ESTRATÉGIAS PARA BUSCA DE EVIDÊNCIAS

27 FONTES LILACS www.scirus.com

28 EXPLOSÃO DE INFORMAÇÃO 2.000.000 MILHÕES DE ARTIGOS/ANO PARA MANTER-SE ATUALIZADO 6.000 ARTIGOS/DIA

29

30 Referências


Carregar ppt "Universidade Comunitária Regional de Chapecó UNOCHAPECÓ A Pesquisa Prof. Dra. Lucimare Ferraz."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google