A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ARCADISMO NO BRASIL 1768 – 1836 SÉCULO XVIII.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ARCADISMO NO BRASIL 1768 – 1836 SÉCULO XVIII."— Transcrição da apresentação:

1 ARCADISMO NO BRASIL 1768 – SÉCULO XVIII

2 CONTEXTO HISTÓRICO Como no Brasil não existiu uma Arcádia como em Portugal, a concentração do arcadismo brasileiro foi  principalmente em Vila Rica ( hoje Ouro Preto), Minas Gerais, onde um grupo de intelectuais se destacou na arte literária e na prática política, com grande participação na Inconfidência Mineira, seu aparecimento teve relação direta com o grande crescimento urbano verificado nas cidades mineiras do século XVIII, cuja base econômica era a extração de ouro.

3 Este grupo era constituído por:
Cláudio Manuel da Costa; (GLAUCESTE SATÚRNIO) Tomás Antônio Gonzaga; (DIRCEU) Basílio da Gama; (TERMINDO SIPÍLIO) Santa Rita Durão; Inácio José de Alvarenga Peixoto; Silva Alvarenga; (Alcindo Palmirendo) E outros.

4 CARACTERÍSTICAS DO ARCADISMO BRASILEIRO
 apego aos valores da terra: a simplicidade na poesia e a ideia de abolir as inutilidades( inutilia truncat) foram os objetivos dos árcades brasileiros. Como a concentração foi em Minas Gerais, nasce um nativismo que incorporou os valores da terra ao ideário da estética bucólica, em alta no arcadismo. Incorporação do elemento indígena: a valorização do índio foi destaque  nesta época, era o reflexo do “bom selvagem”, de Rousseau, onde a natureza faz o homem feliz e bom, mas a sociedade o corrompe.  Sátira política:  um exemplo foi Cartas Chilenas, onde é bem clara a sátira política aos tempos difíceis da exploração portuguesa e à corrupção dos governos coloniais.

5 Cláudio Manuel da Costa
cultivou  a poesia lírica e a épica. Na lírica tem destaque o tema de desilusão amorosa. Na épica, Cláudio escreveu Vila Rica, poema inspirado nas epopeias clássicas, que trata da penetração bandeirante, da descoberta da minas, da fundação de Vila Rica e de revoltas locais. Suas obras podem ser melhor entendidas se forem analisadas do seguinte modo:

6 Poesia lírica:  uma poesia que serviu de transição entre o Barroco e o Arcadismo.  no  Arcadismo, Cláudio Manuel da Costa demonstra o pastoralismo como uma renúncia à visão religiosa de mundo.  Em suas Obras, pelo fato da  paisagem não ser campestre há uma  quebra das convenções do período, ele apresenta cenários dominados por pedras, rochas, grutas e penhascos, indicando as suas raízes mineiras. Pois ele recorre a fato que lembra a paisagem mineira.

7 Tomás Antônio Gonzaga Sua obra  lírica de maior destaque foi: Marília de Dirceu (um conjunto de liras).Esta poesia foi tipicamente árcade, visto que estava presa aos esquemas bucólicos e pastoris. Nesta obra Dirceu , o pastor, é também, um funcionário público, juiz, quarentão, que amava uma moça de uns 17 anos, e com o sonho da estabilidade de um lar burguês cheio de filhos. 

8 A obra foi escrita em três partes que correspondem a momentos históricos diferentes na vida do poeta. A I parte em liberdade, onde predominam as convenções neoclássicas, como os cortejos amorosos de pastores, o locus amoenus, e as referências mitológicas. O pastor faz a corte à pastora Marília e tenta convencê-la da felicidade no casamento. Também ocorre a referência ao tema carpe diem, onde aparece a preocupação de Gonzaga com a própria idade.

9 A II na prisão,  é bem notada devido as referências biográficas, como : o cárcere, o processo judicial, o medo, a perspectiva da morte, a solidão, e o sentimento de injustiça. E a III provavelmente logo após o degredo para a África. A expressão sentimental da obra dá-se, na maior parte das liras. em alguns momentos das partes II e III, o autor escapa dos padrões árcades e desabafa a sua dor, o sentimento de medo do futuro e da morte e, sobretudo, a saudade de Marília. Nestes momentos, as liras adquirem um caráter pré-romântico. “ Eu tenho um coração maior que o mundo!    Tu, formosa Marília, bem o sabes:        Um coração...,e basta       Onde tu mesma cabes;”

10 “ Marília, teus olhos são réus, e culpados que sofra, e que beije
LIRA IV “ Marília, teus olhos são réus, e culpados que sofra, e que beije  os ferros pesados de injustos Senhor.    Marília, escuta    Um triste pastor. Mal vi teu rosto,

11 O sangue gelou-se, A língua prendeu-se, Tremi, e mudou-se Das faces a cor. Marília, escuta Um triste pastor.”  Ele também teve destaque com uma obra satírica, onde  sob pseudônimo de Critilo, satirizou os desmandos do governador de Minas Gerais, ou seja, faz ataques diretos ao despotismo do  Fanfarrão Minésio, em Cartas Chilenas.

12 FREI SANTA RITA DURÃO uma de sua obras de destaque foi: Caramuru
Tema: A glorificação do colonizador branco e agente da catequese católica, Diogo Álvares Corrêia, que maravilhou os índios com um tiro de arcabuz na Bahia do século XVI, casando-se com a filha do cacique, Paraguaçu, e passando a viver entre eles. Outros aspectos. Louvação do índio que se converte à religião do dominador luso e o auxilia na conquista da terra. A cena mais famosa da epopeia é a morte da índia Moema, após a partida para a França de Diogo Álvares e sua noiva, Paraguaçu.Moema vai nadando atrás do navio até ser tragada pelas ondas.

13 José Basílio da Gama (1741-1795)
Poeta mineiro e autor do poema épico O Uraguai (1769), Basílio da Gama, nesse texto, aborda as disputas entre os europeus, os jesuítas e os índios sendo considerado um marco no literatura brasileira. Diferente do poema épico clássico, O Uraguai é composto de cinco cantos, com ausência de rima (rima branca) e estrofação. Participou da Arcádia Romana na Itália e foi preso em Portugal em 1768, acusado de manter relações de amizades com os jesuítas. Suas Principais obras são: O Uraguai" (1769), Epitalâmio às Núpcias da Senhora. Dona Maria Amália (1769), A Declamação Trágica (1772) e Quitúbia (1791).

14 O enredo é a luta de portugueses e espanhóis contra os índios e os jesuítas em Sete Povos das Missões; de acordo com um tratado entre Portugal e Espanha, Sete Povos das Missões passaria a pertencer à Espanha, mas os nativos locais se recusam a sair do local. O poema foi escrito em decassílabos brancos, sem divisão de estrofes. São cinco cantos em que, apesar do poeta ser um representante do Arcadismo, já vemos características do Romantismo na descrição da natureza brasileira e na idealização de nossos nativos.


Carregar ppt "ARCADISMO NO BRASIL 1768 – 1836 SÉCULO XVIII."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google