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Carlos Freire Comunicação Integrada Fonte: ESPM. 2 Novos tempos Avanços Tecnológicos Avanços Científicos Diversidade de Mídias Necessidade de Comunicação.

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1 Carlos Freire Comunicação Integrada Fonte: ESPM

2 2 Novos tempos Avanços Tecnológicos Avanços Científicos Diversidade de Mídias Necessidade de Comunicação Integrada Carlos Freire – Blog: assessoriacommkt.wordpress.com

3 3 O que é Comunicação? Comunicação é uma palavra derivada do termo latino "communicare", que significa "partilhar, participar algo, tornar comum". Carlos Freire – Blog: assessoriacommkt.wordpress.com

4 4 Através da comunicação, os seres humanos e os animais partilham diferentes informações entre si, tornando o ato de comunicar uma atividade essencial para a vida em sociedade. Carlos Freire – Blog: assessoriacommkt.wordpress.com

5 5 Comunicação Publicitária Divulgação de produtos, serviços e ideias junto ao público, tendo em vista motiva-lo a uma atitude dinâmica favorável. Nesse sentido geral, a publicidade é parte da técnica de comunicação. Em sentido estrito, tem um caráter comercial e, então, é parte de um todo que se chama 'mercadologia' ou conjunto de meios adotados para levar o produto ou serviço ao consumidor. Carlos Freire – Blog: assessoriacommkt.wordpress.com

6 6 Comunicação Integrada A partir de objetivos pré-estabelecidos, organizar a comunicação de forma a obter os melhores resultados, com os menores custos. Carlos Freire – Blog: assessoriacommkt.wordpress.com

7 7 Produtor Fabricante Comerciante Anunciante Cliente Carlos Freire – Blog: assessoriacommkt.wordpress.com Sociedade Mercado Agências Publicidade Bureaus de Comunicação Assessoria de Imprensa Veículos Comunicação Fluxo Comunicação Publicitária

8 8 O emissor quer comunicar algo e procura uma agência de comunicação que, de acordo com o perfil do receptor seleciona os veículos de comunicação adequados, a forma de comunicação adequada e o plano de comunicação adequado. Carlos Freire – Blog: assessoriacommkt.wordpress.com

9 9 Então, o processo de comunicação se inicia com a escolha de uma agência de comunicação. Como fazer para escolher uma agência utilizando critérios técnicos. Carlos Freire – Blog: assessoriacommkt.wordpress.com

10 10 Sempre que solicitar uma proposta a uma agência, não o faça sem que ela tenha retorno. Existe uma prática de pedir a duas ou três agências para criar uma campanha para ser avaliada. Se isso ocorrer de forma dissimulada será altamente anti- ético. Carlos Freire – Blog: assessoriacommkt.wordpress.com

11 11 As agências já possuem tempo de atuação no Mercado e, portanto, têm vários casos que podem ser avaliados e, às vezes, até premiações recebidas. Esses dados estão entre os que podem ser analisados no processo de escolha da agência. Carlos Freire – Blog: assessoriacommkt.wordpress.com

12 12 A maneira correta de se fazer é convidar duas ou três agências a participar do processo, de forma transparente, com o conhecimento de cada uma delas da participação das demais. Carlos Freire – Blog: assessoriacommkt.wordpress.com

13 13 Com a concordância delas em participar será solicitado a cada uma a realização de uma apresentação formal, da qual constarão:. Filmes;. Anúncios;. Peças de PDV. Relatos de eventos e outros Carlos Freire – Blog: assessoriacommkt.wordpress.com

14 14 As apresentações serão realizadas para os executivos da empresa, das áreas ligadas à comunicação e que tenham poder de decisão e escolha. Carlos Freire – Blog: assessoriacommkt.wordpress.com

15 15 Devem existir critérios pré-estabelecidos para avaliação das propostas, de forma a reduzir a subjetividade, o “gostei ou não gostei”. Carlos Freire – Blog: assessoriacommkt.wordpress.com

16 16 Os critérios de avaliação baseiam-se na Matriz G.E. Funil de Inovação (pesquisar no Google como funciona). Carlos Freire – Blog: assessoriacommkt.wordpress.com

17 17 As agências selecionadas para apresentação de propostas deverão ser escolhidas no mercado com base na identidade cultural delas com a empresa, condição fundamental para estabelecimento de relacionamento de longo prazo Carlos Freire – Blog: assessoriacommkt.wordpress.com

18 18 Será solicitado às agências selecionadas o fornecimento das informações básicas para um cadastro empresarial e um histórico da agência para conhecimento de todos. Carlos Freire – Blog: assessoriacommkt.wordpress.com

19 19 As avaliações das apresentações deverão ser realizadas de forma individual e isolada pelos executivos que acompanharam as apresentações. Não haverá comunicação entre eles para que não se influenciem entre si. Carlos Freire – Blog: assessoriacommkt.wordpress.com

20 20 Cada um atribuirá pontos ou notas a cada um dos tens avaliados. Os intervalos de avaliação (0 a 10) serão pré-definidos. Os resultados das avaliações individuais serão tabulados. Carlos Freire – Blog: assessoriacommkt.wordpress.com

21 21 Itens de Avaliação Durante a apresentação a agência cederá tempo para que cada setor se apresente e sua metodologia de trabalho. 1. Estrutura e Filosofia da Área de Planejamento É uma área essencialmente estratégica que deve atuar integrada a todas as demais áreas. Carlos Freire – Blog: assessoriacommkt.wordpress.com

22 22 Avalie a participação da área de planejamento nos casos apresentados, se ficou clara a capacidade do setor auxiliar o cliente na definição de estratégias e apresentar propostas alternativas para o posicionamento de marca. Carlos Freire – Blog: assessoriacommkt.wordpress.com

23 23 Ter uma área de planejamento competente fará da agência, mais que um cumpridor de tarefas, um parceiro estratégico que ajudará ao cliente. Carlos Freire – Blog: assessoriacommkt.wordpress.com

24 24 2. Estrutura de Atendimento Analise a experiência e formação do diretor da área e toda a equipe. Avalie o conhecimento que possuem e se são formados ou intuitivos. Carlos Freire – Blog: assessoriacommkt.wordpress.com

25 25 Avalie, principalmente, se são capazes de escurtar e decodificar corretamente o que você fala. Caberá a esses profissionais contar o seu conto aos demais setores da agência. Carlos Freire – Blog: assessoriacommkt.wordpress.com

26 26 3. Mídia, Planejamento de Avalie a atualização dos planos apresentados nos cases e a escolha dos veículos adequados em cada caso. Avalie a utilização da mídia digital tanto na pertinência da criação, quanto na otimização da veiculação. Avalie as negociações realizadas e a rentabilização das verbas. Carlos Freire – Blog: assessoriacommkt.wordpress.com

27 27 4. Pesquisa de Mercado Analise a utilização de Pesquisa de Mercado nos cases apresentados, a análise e interpretação dos dados obtidos e a utilização destes dados, de forma inteligente, no posicionamento da marca. Carlos Freire – Blog: assessoriacommkt.wordpress.com

28 28 No setor de pesquisa, o tamanho é secundário, prevalecem a competência e a formação daqueles que o compõe. Carlos Freire – Blog: assessoriacommkt.wordpress.com

29 29 4. Estrutura de Criação Core Bussiness da agência. Avalie as soluções criativas apresentadas para cada caso, se foram únicas e exclusivas, ou seja, se só poderiam ser utilizadas naquele caso ou se tratavam-se de clichês genéricos. Carlos Freire – Blog: assessoriacommkt.wordpress.com

30 30 Avalie o material de PDV e as soluções apresentadas para uso dos espaços; Avalie a criação para mídia digital; Avalie a adequação aos públicos alvo e o impacto provocado pelas peças; Carlos Freire – Blog: assessoriacommkt.wordpress.com

31 31 Verifique se a equipe tem premiações nacionais e internacionais; Formação acadêmica dessa área não é importante. Título aqui não fazem diferença. Concordam ou discordam? Carlos Freire – Blog: assessoriacommkt.wordpress.com

32 32 Fique atento à “Pegada Criativa” que se manifesta através das:. Atitudes;. Assertividade;. Maneira de trajar. Sim ou não? Carlos Freire – Blog: assessoriacommkt.wordpress.com

33 33 Observe a liberdade de se expressar e o não enquadramento aos padrões habituais de comportamento. Essa área, criação, será o ar que a marca irá respirar. Carlos Freire – Blog: assessoriacommkt.wordpress.com

34 34 6. Produção Avalie a experiência dos profissionais envolvidos e a formação deles; Verifique se utilizam mão de obra terceirizada e qual a qualificação dessa mão de obra; Carlos Freire – Blog: assessoriacommkt.wordpress.com

35 35 Avalie os eventos que foram produzidos e a preocupação com detalhes. “Serviço de produção perfeito é uma história sem fim” Carlos Freire – Blog: assessoriacommkt.wordpress.com

36 36 7. Serviços extras de importância Avaliar o quanto a agência é proativa e não limita-se ao que foi solicitado. Essa é uma medida da importância da conta para a agência. Carlos Freire – Blog: assessoriacommkt.wordpress.com

37 37 8. Cases Histories Avaliar cada um dos cases apresentados; Verificar se o conteúdo estratégico foi bem embasado; Avaliar se o problema de posicionamento que a peça deveria resolver foi abordado adequadamente e na sua totalidade. Carlos Freire – Blog: assessoriacommkt.wordpress.com

38 38 Avalie se as soluções foram inéditas ou cópias de outras; A importância efetiva da campanha nos resultados; Avalie a adequação e pertinência da linguagem utilizada e a abordagem dada. Carlos Freire – Blog: assessoriacommkt.wordpress.com

39 39 9. Empatia É fundamental que haja empatia entre o pessoal do cliente e o pessoal da agência; QUÍMICA Carlos Freire – Blog: assessoriacommkt.wordpress.com

40 40 A relação será durodoura, um casamento e não apenas uma transação; Alguns defendem que se a nota atribuida ao quesito Empatia não for 10, pode-se procurar outra agência. Carlos Freire – Blog: assessoriacommkt.wordpress.com

41 41 Como dizia Peter Drucker: “você é o responsável pelo relacionamento” Carlos Freire – Blog: assessoriacommkt.wordpress.com

42 42 10. Avaliação das Apresentações O Responsável pela escolha da agência recolhe as notas atribuidas por todos e calcula as médias; Divulga os resultados internamente; Comunica à agência vencedora que ela “ganhou a conta”; Avisa as demais, divulga as médias e agradece a participação; Carlos Freire – Blog: assessoriacommkt.wordpress.com

43 43 Selec ̧ ão e Escolha de Age ̂ ncia Lista de Links BAP. Diretrizes para selec ̧ ão de age ̂ ncias de publicidade. ABAP - Associac ̧ ão Brasileira de Age ̂ ncias de Publicidade. Disponível em:. Acesso em: 28 fev. 2013. BARROS, F. V. D. Vende como água. Exame.com, 2007. Disponível em:. Acesso em: 28 fev. 2013. Carlos Freire – Blog: assessoriacommkt.wordpress.com

44 44 Dúvidas? Perguntas? Carlos Freire – Blog: assessoriacommkt.wordpress.com


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