A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

VYGOTSKY VIDA E OBRA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "VYGOTSKY VIDA E OBRA."— Transcrição da apresentação:

1 VYGOTSKY VIDA E OBRA

2 VIDA E OBRA NACIONALIDADE
NO DIA 17 DE NOVEMBRO DE 1896 NASCE LEV SEMENOVICH VYGOTSKY NACIONALIDADE ORSHA, CIDADE PRESENTE EM UM PAÍS DA EXTINTA UNIÃO SOVIÉTICA.

3 VIDA E OBRA FILHO DE FAMÍLIA JUDÁICA COM BOAS CONDIÇÕES FINANCEIRAS
VIVIAM EM UM AMBIENTE DE GRANDE ESTIMULAÇÃO INTELECTUAL

4 VIDA E OBRA INGRESSA EM UMA ESCOLA PRIVADA AOS 15 ANOS
SUA EDUCAÇÃO FORMAL FOI REALIZADA EM CASA, POR MEIO DE TUTORES

5 VIDA E OBRA FORMAÇÃO ACADÊMICA
INICIA O CURSO DE DIREITO, NA UNIVERSIDADE DE MOSCOU, EM 1913 FREQÜENTA AULAS DE HISTÓRIA E FILOSOFIA EM OUTRA UNIVERSIDADE DISCIPLINAS QUE CONTRIBUIRAM EM SUAS PESQUISAS

6 VIDA E OBRA EM 1917 FORMA-SE TAMBÉM ESTUDOU MEDICINA
OBJETIVO = COMPREENDER ASPECTO NEUROLÓGICO

7 ATIVIDADE PROFISSIONAL
VIDA E OBRA ATIVIDADE PROFISSIONAL

8 VIDA E OBRA “PEDOLOGIA”
CIÊNCIA DA CRIANÇA QUE INTEGRA OS ASPECTOS BIOLÓGICOS, PSICOLÓGICOS E ANTROPOLÓGICOS

9 VIDA E OBRA ESCREVEU APROXIMADAMENTE 200 ARTIGOS CIENTÍFICOS
OBJETIVAVAM A CONTRUÇÃO DE UMA NOVA PSICOLOGIA

10 VIDA E OBRA

11 VIDA E OBRA Síntese? “HOMEM ENQUANTO CORPO E MENTE, ENQUANTO SER BIOLÓGICO E SOCIAL, ENQUANTO MEMBRO DA ESPÉCIE HUMANA E PARTICIPANTE DE UM PROCESSO HISTÓRICO”.

12 VIDA E OBRA PILARES DA TEORIA DE VIGOTSKI
As funções psicológicas tem um suporte biológico pois são produto das atividade cerebral; O funcionamento psicológico fundamenta-se nas relações sociais, as quais desenvolvem-se em um processo histórico; A relação homem mundo é uma relação mediada por sistemas simbólicos.

13 VIDA E OBRA O homem transforma-se de biológico em sócio-histórico por meio da apreensão da cultura.

14 EM 1934, MORRE DE TUBERCULOSE, AOS 37 ANOS
VIDA E OBRA EM 1934, MORRE DE TUBERCULOSE, AOS 37 ANOS

15 A MEDIAÇÃO SIMBÓLICA FOCO DE ATENÇÃO DE VIGOTSKI FUNÇÕES PSICOLÓGICAS
CARÁTER VOLUNTÁRIO INTENCIONAL FUNÇÕES PSICOLÓGICAS SUPERIORES

16 VYGOTSKY A MEDIAÇÃO SIMBÓLICA

17 A MEDIAÇÃO SIMBÓLICA MEDIAÇÃO
PROCESSO DE INTERVENÇÃO DE UM ELEMENTO INTERMEDIÁRIO NUMA RELAÇÃO; A RELAÇÃO DEIXA DE SER DIRETA E PASSA A SER INDIRETA

18 A MEDIAÇÃO SIMBÓLICA S ----------------------- R X
A relação do homem com o mundo é mediada

19 CRIA CULTURA E FAZ HISTÓRIA
ELEMENTOS MEDIADORES INSTRUMENTOS RELACIONA-SE COM A IDÉIA DE TRABALHO, QUE É A AÇÃO TRANSFORMADORA DO HOMEM SOBRE A NATUREZA CRIA CULTURA E FAZ HISTÓRIA

20 ELEMENTOS MEDIADORES SIGNOS INSTRUMENTO DA ATIVIDADE PSÍQUICA
AÇÃO PSICOLÓGICA TORNA-SE MAIS SOFISTICADA E MENOS IMPULSIVA

21 OS SISTEMAS SIMBÓLICOS E O PROCESSO DE MEDIAÇÃO
Mudanças na utilização dos signos essenciais para o desenvolvimento dos processos mentais superiores

22 OS SISTEMAS SIMBÓLICOS E O PROCESSO DE MEDIAÇÃO
APÓS O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO COLETIVO OS SIGNOS PASSAM A SER COMPARTILHADOS PELO CONJUNTO DOS MEMBROS DO GRUPO SOCIAL, PERMITINDO A COMUNICAÇÃO ENTRE OS INDIVÍDUOS E O APRIMORAMENTO DA INTERAÇÕES SOCIAIS

23 OS SISTEMAS SIMBÓLICOS E O PROCESSO DE MEDIAÇÃO
LINGUAGEM SISTEMA SIMBÓLICO BÁSICO DE TODOS OS GRUPOS HUMANOS

24 OS SISTEMAS SIMBÓLICOS E O PROCESSO DE MEDIAÇÃO
É ATRAVÉS DE RELAÇÃO INTERPESSOAL CONCRETA COM OUTROS HOMEM QUE O INDIVÍDUO VAI CHEGAR A INTERIORIZAR AS FORMAS CULTURALMENTE ESTABELECIDAS DE FUNCIONAMENTO PSICOLÓGICO

25 DESENVOLVIMENTO INSERÇÃO DO INDIVÍDUO EM DETERMINADO GRUPO CULTURAL
DESENVOLVIMENTO OCORRE “FORA PARA DENTRO”

26 FUNCIONAMENTO PSICOLÓGICO É SOCIAL E CONSEQÜENTEMENTE HISTÓRICO
A ORIGEM DAS FUNÇÕES PSICOLÓGICAS SUPERIORES DEVEM SER BUSCADAS NAS RELAÇÕES SOCIAIS FUNCIONAMENTO PSICOLÓGICO É SOCIAL E CONSEQÜENTEMENTE HISTÓRICO

27 PENSAMENTO E LINGUAGEM
PROCESSOS MENTAIS SUPERIORES SÃO MEDIADOS POR SISTEMAS SIMBÓLICOS SISTEMA SIMBÓLICO BÁSICO DE TODOS OS SERES HUMANOS – INTERESSE ESPECIAL DE VYGOTSKY LINGUAGEM

28 PENSAMENTO E LINGUAGEM
A LINGUAGEM TEM DUAS FUNÇÕES BÁSICAS LGG. INSTRUM/O DO PENSAM/O

29 PENSAMENTO E LINGUAGEM
O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO E DA LINGUAGEM

30 PENSAMENTO E LINGUAGEM
TRAGETÓRIAS DE DESENVOLVIMENTO DIFERENTE E INDEPENDENTE

31 PENSAMENTO E LINGUAGEM
FASE DO PENSAMENTO PRÉ-VERBAL MODO DE FUNCIONAMENTO INTELECTUAL INDEPENDENTE DA LINGUAGEM TIPO DE INTELIGÊNCIA PRÁTICA

32 PENSAMENTO E LINGUAGEM
FASE DA LINGUAGEM PRÉ-INTELECTUAL UTILIZAÇÃO DE LINGUAGEM PRÓPRIA LINGUAGEM NÃO TEM A FUNÇÃO DE SIGNO

33 PENSAMENTO E LINGUAGEM
SÓ O SER HUMANO É QUE TEM A CAPACIDADE DE TORNAR O PENSAMENTO VERBAL E A LINGUAGEM RACIONAL UNIÃO DURANTE O TRABALHO PENSAMENTO LINGUAGEM

34 PENSAMENTO E LINGUAGEM
MOMENTO EM QUE O BIOLÓGICO SE TRANSFORMA EM SÓCIO-HISTÓRICO

35 FASE PRÉ-LINGUISTICA DO PENSAMENTO utilização de instrumento
inteligência prática PENSAMENTO VERBAL LINGUAGEM RACIONAL transformação do biológico para o sócio-histórico filogênese ontogênese trabalho grupo cultural FASE PRÉ-INTELECTUAL DA LINGUAGEM alívio emocional função social

36 PENSAMENTO E LINGUAGEM
O SIGNIFICADO DA PALAVRA

37 PENSAMENTO E LINGUAGEM
SIGNIFICADO ATO DO PENSAMENTO SIGNIFICADO GENERALIZAÇÃO O SIGNIFICADO DA PALAVRA NO SIGNIFICADO DA PALAVRA É QUE O PENSAMENTO E A FALA SE UNEM EM PENSAMENTO VERBAL

38 PENSAMENTO E LINGUAGEM
NO SIGNIFICADO DA PALAVRA ENCONTRA A UNIDADE DAS DUAS FUNÇÕES BÁSICAS DA LINGUAGEM

39 PENSAMENTO E LINGUAGEM
NO SIGNIFICADO DA PALAVRA CONSTRUIDO PELOS HOMENS AO LONGO DA HISTÓRIA DEPENDENDO DAS RELAÇÕES DO HOMEM COM O MUNDO FÍSICO E SOCIAL

40 PENSAMENTO E LINGUAGEM
SIGNIFICADOS NÃO SÃO ESTÁTICOS MODIFICAM-SE COM O DESENVOLVIMENTO DA LÍNGUA

41 PENSAMENTO E LINGUAGEM
ESTE PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO SIGNIFICADO DA PALAVRA É SIMILAR AO QUE ACONTECE COM A CRIANÇA NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM

42 PENSAMENTO E LINGUAGEM
UMA PALAVRA SIGNIFICA VÁRIAS COISAS UMA PALAVRA SIGNIFICA APENAS UMA COISA A PALAVRA É UM CONCEITO

43 PENSAMENTO E LINGUAGEM

44 PENSAMENTO E LINGUAGEM

45 PENSAMENTO E LINGUAGEM
O DISCURSO INTERIOR E A FALA EGOCÊNTRICA

46 PENSAMENTO E LINGUAGEM
A GENERALIZAÇÃO E A ABSTRAÇÃO SÓ SE DÃO PELA LINGUAGEM. USO DA LINGUAGEM = PROCESSO DE INTERNALIZAÇÃO. DISCURSO INTERNO = DIÁLOGO CONSIGO MESMO – DIÁLOGO PESSOAL.

47 PENSAMENTO E LINGUAGEM
PARA VYGOTSKY A CONSTRUÇÃO DA LINGUAGEM OCORRE: O PROCESSO SE DÁ DE FORA PARA DENTRO

48 PENSAMENTO E LINGUAGEM
FALA EGOCÊNTRICA DISCURSO DA CRIANÇA QUANDO DIALÓGA ALTO CONSIGO MESMA – QUANDO FALA SOZINHA.

49 DESENVOLVIMENTO E APRENDIZADO
INTRODUÇÃO

50 DESENVOLVIMENTO E APRENDIZADO
VIGOTSKI ABORDAGEM GENÉTICA BUSCA COMPREENDER A ORIGEM E O DESENVOLVIMENTO DOS PROCESSOS PSICOLÓGICOS AO LONGO DA HISTÓRIA DA ESPÉCIE HUMANA E DA HISTÓRIA INDIVIDUAL

51 DESENVOLVIMENTO E APRENDIZADO
NÃO HÁ PREOCUPAÇÃO EM NOMEAR FASES DO DESENVOLVIMENTO DESENVOLVIMENTO MATURAÇÃO INTERAÇÃO COM O MEIO SÓCIO-CULTURAL APRENDIZADO

52 DESENVOLVIMENTO E APRENDIZADO
O CONCEITO DE ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL

53 DESENVOLVIMENTO E APRENDIZADO
NDR NDP capacidade de desempenhar a tarefa com ajuda etapa etapas já alcançadas ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL “distância entre o NDR e o NDP”

54 DESENVOLVIMENTO E APRENDIZADO
A ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL DEFINE AQUELAS FUNÇÕES QUE AINDA NÃO AMADURECERAM, MAS QUE ESTÃO EM PROCESSO DE MATURAÇÃO. ESTAS FUNÇÕES PODERIAM SER CHAMADAS DE BROTOS OU FLORES DO DESENVOLVIMENTO.

55 DESENVOLVIMENTO E APRENDIZADO
O papel da intervenção pedagógica

56 DESENVOLVIMENTO E APRENDIZADO
PARA VIGOTSKI O APRENDIZADO IMPULSIONA O DESENVOLVIMENTO A ESCOLA TEM PAPEL ESSENCIAL NA CONSTRUÇÃO DA PSIQUE DO ADULTO QUE VIVEM NAS SOCIEDADES ESCOLARIZADAS NESTE SENTIDO

57 DESENVOLVIMENTO E APRENDIZADO
PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM INICIA PELO NDR PASSA PELO NDP NESTE SENTIDO, O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM INICIA DO DESENVOLVIMENTO JÁ CONSOLIDADO TENDO COMO METAS ETAPAS POSTERIORES, AINDA NÃO ALCANÇADAS

58 DESENVOLVIMENTO E APRENDIZADO
INTERVENÇÃO INTERFERIR NA ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL EDUCAÇÃO DIRETIVA E AUTORITÁRIA

59 DESENVOLVIMENTO E APRENDIZADO
MECANISMO DE IMITAÇÃO “NÃO É MERA CÓPIA DE UM MODELO, MAS RECONSTRUÇÃO INDIVIDUAL DAQUILO QUE É OBSERVADO NOS OUTROS” SÓ É POSSÍVEL IMITAR AS AÇÕES QUE ESTÃO DENTRO DA ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL

60 DESENVOLVIMENTO E APRENDIZADO
IMITAÇÃO NA ESCOLA NÍVEL INTRARPSÍQUICO NÍVEL INTERPSÍQUICO SOCIAL INDIVIDUAL

61 DESENVOLVIMENTO E APRENDIZADO
TRABALHO EM GRUPO GRUPOS HETEROGÊNEOS CRIANÇA COMO MEDIADORA

62 DESENVOLVIMENTO E APRENDIZADO
BRINQUEDO E DESENVOLVIMENTO

63 DESENVOLVIMENTO E APRENDIZADO
BRINQUEDO CRIA ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL NA CRINAÇA

64 DESENVOLVIMENTO E APRENDIZADO
BRINCADEIRA DE FAZ-DE-CONTA A CRIANÇA É LEVADA A AGIR EM UM MUNDO IMAGINÁRIO

65 DESENVOLVIMENTO E APRENDIZADO
O BRINQUEDO UTILIZADO NA BRINCADEIRA DE FAZ-DE-CONTA LEVA A CRIANÇA À TRANSIÇÃO ENTRE SUA AÇÃO COM OBJETOS CONCRETOS E SUAS AÇÕES COM SIGNIFICADOS

66 DESENVOLVIMENTO E APRENDIZADO
FAZ-DE-CONTAS = REGRAS FAZ COM QUE AS CRIANÇAS SE COMPORTEM DE FORMA MAIS AVANÇADA QUE A HABITUAL PARA SUA IDADE

67 DESENVOLVIMENTO E APRENDIZADO
A EVOLUÇÃO DA ESCRITA

68 Importante aspecto da teoria de Vigotski
Ideias contemporâneas e surpreendentes; Enquanto sistema simbólico de representação da realidade, esta estreitamente associada a questão central em sua teoria

69 Preocupa-se com o processo de aquisição da linguagem, no qual se inicia muito antes da entrada da criança na escola; Pré-história da língua escrita = o que se passa com a criança antes de ser submetida aos processos de alfabetização; Escrita = culturalmente mediada;

70 A criança deve descobrir que a língua escrita é um sistema de signos que não tem significado em si;
O que se escreve tem função instrumental – suporte para a memória e transmissão de ideias e conceitos

71 Experiência de Luria Requisitou que crianças não alfabetizadas decorassem frases ditas por ele e depois as escrevessem Resultados

72 Rabiscos mecânicos Imitação do formato de escrita do adulto

73 Marcas topográficas Distribuição dos registros no espaço do papel

74 Representação pictográfica
Desenhos estilizados usados como forma de escrita

75 A aquisição da escrita depende das experiências concretas da criança
O desenvolvimento da escrita contribui com o desenvolvimento do desenho e do jogo simbólico = processos representativos

76 Percepção Torna-se cada vez mais complexa com o desenvolvimento;
A mediação simbólica e a origem sócio cultural dos processos psicológicos superiores explicam o funcionamento da percepção; Bebê nasce com a capacidade de perceber sensorialmente; Ao longo do desenvolvimento a percepção será mediada por conteúdos culturais

77 Atenção Ocorre de forma semelhante a percepção Inicialmente inata;
Depois mediada por sistemas simbólicos culturais; Atenção involuntária para atenção voluntária

78 Memória Seu desenvolvimento esta atrelado ao desenvolvimento dos significados e da linguagem; Distinção entre memória natural - não mediada e a memória mediada por signos A memória mediada permite o indivíduo controlar seu comportamento


Carregar ppt "VYGOTSKY VIDA E OBRA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google