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© (year) KPMG (member firm name if applicable), the (jurisdiction) member firm of KPMG International, a Swiss cooperative. All rights reserved. Printed.

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1 © (year) KPMG (member firm name if applicable), the (jurisdiction) member firm of KPMG International, a Swiss cooperative. All rights reserved. Printed in (country). (Insert document code) 1 ADVISORY GLOBAL SERVICE/ INDUSTRY Perspectivas 2008 Conferência Anual do Sector Privado (XIª CASP)

2 © (year) KPMG (member firm name if applicable), the (jurisdiction) member firm of KPMG International, a Swiss cooperative. All rights reserved. Printed in (country). (Insert document code) 2 IAN Referencia do IAN na Internet http://www.kpmg.co.mz/corporate/ destaques/ndice_do_ambiente_de_neg_ci os

3 © (year) KPMG (member firm name if applicable), the (jurisdiction) member firm of KPMG International, a Swiss cooperative. All rights reserved. Printed in (country). (Insert document code) 3 IAN Conteúdo Objectivos da pesquisa Metodologia e Cobertura Resultados Conclusões

4 © (year) KPMG (member firm name if applicable), the (jurisdiction) member firm of KPMG International, a Swiss cooperative. All rights reserved. Printed in (country). (Insert document code) 4 O IAN é Iniciativa conjunta da KPMG, CTA e a CCIMOSA. Financiamento da Embaixada da Irlanda e da Cooperação Alemã; Mede a percepção dos actores económicos sobre o efeito dos aspectos político-económicos, naturais e institucionais no clima de negócios em 2008. O Objetivo é: Medir o grau de confiança que os actores económicos depositam no meio em que realizam seus negócios; Promover de forma sistemática a transparência no mercado nacional: Dar maior credibilidade ao mercado nacional junto dos investidores; Fornecer uma ferramenta de apoio na tomada de decisões de curto e médio prazos. IAN Introdução

5 © (year) KPMG (member firm name if applicable), the (jurisdiction) member firm of KPMG International, a Swiss cooperative. All rights reserved. Printed in (country). (Insert document code) 5 Amostra 600 empresas (100 empresas por província): Províncias: Maputo; Inhambane; Sofala; Manica; Nampula; e Niassa. 10 Sectores Económicos 41 factores, agrupados em 7 categorias: Factores Macro-económicos; Mercado Financeiro e de Crédito; Comércio; Infra-estruturas e Serviços; Actos de Governação e governo; Mão-de-Obra; e Ordem Legal. IAN Metodologia e Cobertura

6 © (year) KPMG (member firm name if applicable), the (jurisdiction) member firm of KPMG International, a Swiss cooperative. All rights reserved. Printed in (country). (Insert document code) 6 IAN Resultados: Predomínio de PME’s Maior participação de Pequenas e Médias Empresas (PME’s): cerca de 95%

7 © (year) KPMG (member firm name if applicable), the (jurisdiction) member firm of KPMG International, a Swiss cooperative. All rights reserved. Printed in (country). (Insert document code) 7 IAN Participação equilibrada das empresas e com uma Longevidade de entre 5 a 25 anos no mercado nacional (mais de 50% da amostra total). Resultados: Predomínio de Novas PMEs

8 © (year) KPMG (member firm name if applicable), the (jurisdiction) member firm of KPMG International, a Swiss cooperative. All rights reserved. Printed in (country). (Insert document code) 8 IAN Resultados – Índice Geral

9 © (year) KPMG (member firm name if applicable), the (jurisdiction) member firm of KPMG International, a Swiss cooperative. All rights reserved. Printed in (country). (Insert document code) 9 O IAN de 98.34%, uma queda relativamente pequena (cerca de 3%) comparativamente a 2006. Os factores determinantes associados foram: Corrupção; Crime organizado, e Burocracia; No entanto, haviam expectativas positivas do empresariado sobre factores relativos a: Comunicação; Fornecimento de energia e água, e Cumprimento de contratos. IAN Resultados – Índice Geral

10 © (year) KPMG (member firm name if applicable), the (jurisdiction) member firm of KPMG International, a Swiss cooperative. All rights reserved. Printed in (country). (Insert document code) 10 IAN Inhambane índice mais alto (103.68%): influência positiva da melhoria das Infra-estruturas e Serviços e factores de ordem legal; Manica com o índice mais baixo (95.25%): influência negativa da produtividade da mão-de-obra e dos actos de governação. Percepção geral dos empresários: Falta ainda profissionalismo e padrões de desempenho dentro do sistema administrativo público: Regulamentos não claros e procedimentos inadequados que criam oportunidades para um poder discricionário excessivo e abusos do cargo público. Resultados – Índice Provincial

11 © (year) KPMG (member firm name if applicable), the (jurisdiction) member firm of KPMG International, a Swiss cooperative. All rights reserved. Printed in (country). (Insert document code) 11 IAN Resultados – Factores Específicos Nacional e Provincial Ranking dos 5 Factores com Influencia Negativa no Ambiente de Negócios

12 © (year) KPMG (member firm name if applicable), the (jurisdiction) member firm of KPMG International, a Swiss cooperative. All rights reserved. Printed in (country). (Insert document code) 12 IAN Resultados – Factores Específicos Nacional e Provincial Ranking dos 5 Factores que influenciam Positivamente as expectativas

13 © (year) KPMG (member firm name if applicable), the (jurisdiction) member firm of KPMG International, a Swiss cooperative. All rights reserved. Printed in (country). (Insert document code) 13 IAN Percepção positiva do ambiente de negócios nos sectores de: Indústria, Agricultura e Pescas, Hotelaria e Turismo. Resultados – Índice Sectorial Os factores mais negativos: Corrupção, Crime Organizado e a Burocracia; As melhorias apontadas nas áreas de Serviços de Comunicação, Procura do Mercado e Fornecimento de Água e Energia.

14 © (year) KPMG (member firm name if applicable), the (jurisdiction) member firm of KPMG International, a Swiss cooperative. All rights reserved. Printed in (country). (Insert document code) 14 IAN Resultados – Índice pelo Tamanho da Firma Grandes empresas apresentam um melhor IAN, seguidas pelas pequenas empresas; Índice das médias empresas abaixo do índice geral.

15 © (year) KPMG (member firm name if applicable), the (jurisdiction) member firm of KPMG International, a Swiss cooperative. All rights reserved. Printed in (country). (Insert document code) 15 IAN Sim (%) Não (%) Nacional66.333.7 Nampula79.620.4 Maputo76.024.0 Manica68.731.3 Sofala63.037.0 Niassa62.537.5 Inhambane46.753.3 Resultados: Perspectiva de Melhoria do Ambiente de Negócios em 2008 Para 2008, empresas perspectivam melhoria dos negócios fortemente dependente de: Maior Procura; Aumento da Competitividade das empresas locais; Aumento da Concorrência; Qualidade de Infra-estruturas; e Variação do Preço dos Bens e Serviços.

16 © (year) KPMG (member firm name if applicable), the (jurisdiction) member firm of KPMG International, a Swiss cooperative. All rights reserved. Printed in (country). (Insert document code) 16 IAN Sim (%) Não (%) Nacional58.541.5 Niassa78.521.5 Manica72.028.0 Maputo70.030.0 Nampula60.439.6 Inhambane38.961.1 Sofala33.067.0 Resultados – Perspectivas de Expansão de Negócios em 2008

17 © (year) KPMG (member firm name if applicable), the (jurisdiction) member firm of KPMG International, a Swiss cooperative. All rights reserved. Printed in (country). (Insert document code) 17 IAN Comportamento do Metical Resultados – Percepção sobre o Efeitos dos Factores Macro-económicos Cerca de 56% dos agentes económicos é neutral quanto à tendência depreciação da moeda nacional face ao dólar americano; e Cerca de 27% dos empresários inquiridos considera que o efeito será negativo devido a possibilidade de redução da sua competitividade.

18 © (year) KPMG (member firm name if applicable), the (jurisdiction) member firm of KPMG International, a Swiss cooperative. All rights reserved. Printed in (country). (Insert document code) 18 IAN Evolução das Taxas de Juro Resultados – Percepção sobre o Efeitos dos Factores Macro-económicos Mais de metade dos inquiridos considera que as taxas de juros continuarão no mesmo nível; Enquanto cerca de 37% do sector privado prognostica um aumento das taxas de juro devido à crescente demanda por empréstimos

19 © (year) KPMG (member firm name if applicable), the (jurisdiction) member firm of KPMG International, a Swiss cooperative. All rights reserved. Printed in (country). (Insert document code) 19 IAN Resultados – Percepção sobre a Provisão de Bens e Serviços Públicos Apesar de 55% das empresas participantes entender que não ocorrerá qualquer mudança na provisão de infra- estruturas, cerca de 41% destas acreditam numa melhoria. Infra-estruturas

20 © (year) KPMG (member firm name if applicable), the (jurisdiction) member firm of KPMG International, a Swiss cooperative. All rights reserved. Printed in (country). (Insert document code) 20 IAN Resultados – Percepção sobre o Efeito dos Actos de Governação A Maioria das empresas espera que não haja efeito de qualquer mudança relativamente à reforma do sector público. Apenas 28% acha que a mudança será positiva; A evidência sugere que para a maior parte das empresas será pouco o efeito a curto prazo, da Reforma do Sector Público no ambiente de negócios. Reforma do Sector Público

21 © (year) KPMG (member firm name if applicable), the (jurisdiction) member firm of KPMG International, a Swiss cooperative. All rights reserved. Printed in (country). (Insert document code) 21 IAN Resultados – Percepção sobre o Efeito dos Actos de Governação A maioria das empresas tem expectativa de que não se irá sentir qualquer mudança relativamente à reforma do Sistema Jurídico. No entanto, 28% acha que a mudança será positiva; Embora hajam expectativas de melhoria, o processo de reforma era visto como não estando a fazer sentir-se de forma contundente, pelo menos no curto prazo. Reforma do Sistema Jurídico

22 © (year) KPMG (member firm name if applicable), the (jurisdiction) member firm of KPMG International, a Swiss cooperative. All rights reserved. Printed in (country). (Insert document code) 22 IAN Resultados – Percepção sobre o Efeito dos Actos de Governação Expectativas pouco positivas aos resultados das reformas do Sector Público e dos Sistema Jurídico e Legal. A implementação das reformas governamentais é a chave para a melhoria da competitividade em Moçambique. A remoção de barreiras e da burocracia é um grande alívio à estrutura de custo das empresas e para a criação de um ambiente de negócios mais competitivo. Satisfação dos Serviços Públicos

23 © (year) KPMG (member firm name if applicable), the (jurisdiction) member firm of KPMG International, a Swiss cooperative. All rights reserved. Printed in (country). (Insert document code) 23 IAN Resultados – Percepção sobre o Efeito dos Actos de Governação Necessidade de melhoria e capacitação dos funcionários públicos na prestação do seus serviços (condições de trabalho, desenvolvimento pessoal e intelectual). Capacidade dos Funcionários Públicos na Provisão de Informação

24 © (year) KPMG (member firm name if applicable), the (jurisdiction) member firm of KPMG International, a Swiss cooperative. All rights reserved. Printed in (country). (Insert document code) 24 IAN Resultados – Percepção sobre o Efeito dos Actos de Governação Apesar do Sector Público estar num processo de reforma, o nível de burocracia continua a ser um problema a merecer atenção. Necessidade de prosseguir com o levantamento de procedimentos e exigências desnecessárias, para reduzir a burocracia e minimizar os níveis de corrupção. Nível de Burocracia Cerca de 54% são indiferentes ao sistema burocrático actual, no entanto, 40% revelam que a burocracia é um processo oneroso para o seu negócio;

25 © (year) KPMG (member firm name if applicable), the (jurisdiction) member firm of KPMG International, a Swiss cooperative. All rights reserved. Printed in (country). (Insert document code) 25 IAN Resultados – Percepção sobre o Efeito dos Actos de Governação Pouco mais de metade das empresas (52%) participantes indicaram que não esperam nenhum efeito de um possível aumento no salário mínimo nos seus negócios. Mudança de Salário Mínimo

26 © (year) KPMG (member firm name if applicable), the (jurisdiction) member firm of KPMG International, a Swiss cooperative. All rights reserved. Printed in (country). (Insert document code) 26 Ligeira queda (3.11%) no IAN ( 98.34%) comparativamente a 2006; Factores mais negativos que afectam o ambiente de negócios: (i) a Corrupção, (ii) o Crime organizado, e (iii) a Burocracia; Nível de percepção positiva influenciada por factores de melhoria em (i) comunicação, (ii) fornecimento de energia e água, e (iii) cumprimento de contratos. A nível provincial: Província de Inhambane destaca-se com o índice mais alto (103.68%), devido a melhoria das Infra-estruturas e Serviços e factores de ordem legal. Manica com o mais baixo índice (95.25%), afectado por factor produtividade da mão-de-obra e os actos de governação. IAN Conclusões

27 © (year) KPMG (member firm name if applicable), the (jurisdiction) member firm of KPMG International, a Swiss cooperative. All rights reserved. Printed in (country). (Insert document code) 27 IAN Percepção positiva sobre o ambiente de negócios para o ano 2008 nos sectores da Indústria, Agricultura e Pescas, bem como na Hotelaria e Turismo; Contudo, empresas do sector de energia, tem expectativa de fraca melhoria no ambiente de negócios em 2008. No geral, cerca de 66.3% das empresas participantes consideram que haverá uma melhoria global no ambiente de negócios em 2008. O maior optimismo provém das províncias de Nampula e Maputo. Conclusões

28 © (year) KPMG (member firm name if applicable), the (jurisdiction) member firm of KPMG International, a Swiss cooperative. All rights reserved. Printed in (country). (Insert document code) 28 Contacto do Apresentador Paulo Mole KPMG Moçambique +258 21 355 200 pmole@kpmg.com www.kpmg.co.mz pmole@kpmg.com www.kpmg.co.mz The information contained herein [or insert the title of the presentation, report, or talkbook] is of a general nature and is not intended to address the circumstances of any particular individual or entity. Although we endeavor to provide accurate and timely information, there can be no guarantee that such information is accurate as of the date it is received or that it will continue to be accurate in the future. No one should act on such information without appropriate professional advice after a thorough examination of the particular situation.


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