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Qualidade, Processos e Gestão de Software

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Apresentação em tema: "Qualidade, Processos e Gestão de Software"— Transcrição da apresentação:

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2 Qualidade, Processos e Gestão de Software
TQC - Controle de Qualidade Total Capítulos 1, 2, 3 e 4 Joelza Vasconcelos 25/08/2008

3 Agenda Capítulo 1: Sobrevivência e Produtividade
Capítulo 2: Controle de Qualidade Total (TQC) Capítulo 3: Conceito de Controle de Processo Capítulo 4: Método de Controle de Processo 3

4 Sobrevivência e Produtividade
Cenário Atual Mudanças constantes ameaçam a sobrevivência das empresas Globalização aumenta a concorrência Novas exigências normativas Principal preocupação: sobrevivência da empresa TQC: abordagem gerencial com o objetivo de criar condições internas para garantir a sobrevivência das organizações a longo prazo Qualidade Projeto perfeito (atende perfeitamente) Sem defeitos (de forma confiável) Baixo custo (de forma acessível) Segurança do cliente (de forma segura) Entrega no prazo, quantidade e local certos (no tempo certo) 4

5 “Produtividade é aumentada pela melhoria da qualidade” (Deming)
Sobrevivência e Produtividade Produtividade Aumentar a produtividade significa produzir cada vez mais e/ou melhor com cada vez menos “Produtividade é aumentada pela melhoria da qualidade” (Deming) OUTPUT INPUT VALOR PRODUZIDO VALOR CONSUMIDO QUALIDADE CUSTOS FATURAMENTO CUSTOS 5

6 MELHORIA DOS PROCESSOS APORTE DE CONHECIMENTO
Sobrevivência e Produtividade ORGANIZAÇÕES HUMANAS SOFTWARE MELHORIA DOS PROCESSOS APORTE DE CAPITAL HARDWARE BAIXO RETORNO POUCO TEMPO SÓ DEPENDE DA DISPONIBILIDADE FINANCEIRA HUMANWARE APORTE DE CONHECIMENTO ALTO RETORNO MUITO TEMPO DEPENDE DA MOTIVAÇÃO DAS PESSOAS 6

7 Sobrevivência e Produtividade
Competitividade Ser competitivo é ter a maior produtividade entre todos os seus concorrentes Qualidade => produtividade => competitividade => sobrevivência Informação é o conhecimento que alimenta o humanware que desenvolve o software. Necessária para saber: Captar as necessidades do cliente Pesquisar e desenvolver novos produtos Pesquisar e desenvolver novos processos Gerenciar sistemas para maior produtividade Comercializar e dar assistência técnica Sobrevivência Cultivar uma equipe de pessoas que saiba montar e operar um sistema, que seja capaz de projetar um produto que conquiste a preferência do cliente a um custo inferior ao de seu concorrente. 7

8 Qualidade – Preferência do Cliente
Sobrevivência e Produtividade Sobrevivência Competitividade Produtividade Qualidade – Preferência do Cliente Projeto Perfeito Fabricação Perfeita Segurança Do Cliente Assistência Perfeita Entrega No Prazo Custo Baixo 8

9 Agenda Capítulo 1: Sobrevivência e Produtividade
Capítulo 2: Controle de Qualidade Total (TQC) Capítulo 3: Conceito de Controle de Processo Capítulo 4: Método de Controle de Processo 9

10 CRESCIMENTO DO SER HUMANO
Controle de Qualidade Total Objetivo principal de uma empresa Contribuir para a satisfação das necessidades das pessoas afetadas pela sua existência Controle de Qualidade Total Aperfeiçoado no Japão a partir de idéias de americanos após segunda guerra Modelo administrativo montado pelo Grupo de Pesquisa do Controle de Qualidade da JUSE (Union of Japanese Scientists and Engineers) Satisfação das Pessoas PESSOAS MEIOS CONSUMIDORES QUALIDADE E PREÇO EMPREGADOS CRESCIMENTO DO SER HUMANO ACIONISTAS PRODUTIVIDADE VIZINHOS CONTRIBUIÇÃO SOCIAL 10

11 Controle de Qualidade Total
ORGANIZAÇÕES HUMANAS MEIOS OU CAUSAS FINS OU EFEITOS SATISFAÇÃO DAS PESSOAS QUALIDADE TOTAL 11

12 DIMENSÕES DA QUALIDADE TOTAL
Controle de Qualidade Total DIMENSÕES DA QUALIDADE TOTAL PESSOAS ATINGIDAS QUALIDADE (de todos envolvidos) CLIENTE, VIZINHO CUSTO (final e intermediário) CLIENTE, ACIONISTA, EMPREGADO E VIZINHO ENTREGA (condições e indicadores) CLIENTE MORAL (satisfação) EMPREGADO SEGURANÇA (empregados e usuários) CLIENTE, EMPREGADO E VIZINHO 12

13 Controle de Qualidade Total
Princípios básicos do TQC Produzir produtos/serviços que atendam concretamente às necessidades do cliente Garantir a sobrevivência da empresa através do lucro contínuo adquirido pelo domínio da qualidade (maior produtividade) Priorizar a solução dos problemas (conhecer o método para priorizar e solucionar os problemas) Ações baseadas em fatos e dados concretos Gerenciar ao longo do processo (preventivo) Controlar as dispersões das variáveis (isolar as causas) Cliente é o rei (produtos sem defeitos) Prevenir os problemas Não permitir repetição de problemas pela mesma causa Respeitar os empregados como seres humanos independentes Definir/Garantir a execução da Visão e Estratégia da alta direção 13

14 Agenda Capítulo 1: Sobrevivência e Produtividade
Capítulo 2: Controle de Qualidade Total (TQC) Capítulo 3: Conceito de Controle de Processo Capítulo 4: Método de Controle de Processo 14

15 Conceito de Controle de Processo
Relacionamento Causa/Efeito Controle de Processo é a essência do gerenciamento em todos os níveis hierárquicos de uma empresa. Compreensão do relacionamento causa/efeito é a base para o gerenciamento participativo Sempre que ocorre algo (fim, resultado) existe um conjunto de causas que pode ter influenciado (meios) É preciso diferenciar causas de efeitos Processo é um conjunto de causas que provoca um ou mais efeitos Uma empresa é um processo. Ex.: fábrica de latas Processos são divisíveis. Controlar os processos menores facilita a localização do problema e a ação sobre sua causa. Cada pessoa tem autoridade sobre seu processo (meios) O processo é controlado por meio de seus efeitos 15

16 Conceito de Controle de Processo
DIAGRAMA DE ISHIKAWA MATÉRIA-PRIMA MÁQUINA MEDIDA EFEITO MEIO AMBIENTE MÃO-DE-OBRA MÉTODO CAUSAS 16

17 Conceito de Controle de Processo
Itens de Controle de Processo Índices numéricos estabelecidos sobre os efeitos de cada processo para medir sua qualidade total. Quando um item mede a qualidade do produto chamamos de característica de qualidade Um efeito é afetado por várias causas (poucas são vitais e muitas são triviais) Itens de Verificação / de controle de causas Índices numéricos estabelecidos sobre as principais causas que afetam determinado item de controle Fatores de qualidade são os itens de verificação quando se referem às causas de um processo que afeta a qualidade O acompanhamento dos itens de verificação garante os resultados dos itens de controle 17

18 Conceito de Controle de Processo
Definição de Problema Resultado indesejado de um processo Um item de controle com o qual não estamos satisfeitos Gerenciar é essencialmente solucionar problemas Conceito de Controle Ex.: novo aeroporto Manter sob controle é saber localizar o problema, analisar o processo, padronizar e estabelecer itens de controle de forma que o problema nunca mais ocorra . Conceito japonês inclui o lado humano. Não existe culpado! Existem causas que devem ser buscadas por todos da empresa. Ações fundamentais no Controle de Processo Planejamento de Qualidade: Estabelecer META e MÉTODO (diretrizes de controle) Manutenção de padrões: Atuar no resultado e na causa, se ocorrer desvio Melhorias de padrões: Alterar a META e o MÉTODO 18

19 Agenda Capítulo 1: Sobrevivência e Produtividade
Capítulo 2: Controle de Qualidade Total (TQC) Capítulo 3: Conceito de Controle de Processo Capítulo 4: Método de Controle de Processo 19

20 Ciclo PDCA para a prática do controle VERIFICAR OS RESULTADOS
Método de Controle de Processo Ciclo PDCA para a prática do controle Plan Do Check Action ATUAR CORRETIVAMENTE DIRETRIZ DE CONTROLE Meta Métodos TREINAR, EDUCAR EXECUTAR COLETAR DADOS VERIFICAR OS RESULTADOS 20

21 Processo não-repetitivo
Método de Controle de Processo MANUTENÇÃO Plan Do Check Action Processo repetitivo Meta: Faixa de Valores Método: procedimentos-padrão (operadores) PLANO MELHORIA Plan Do Check Action Processo não-repetitivo Meta: Valor definido Método: procedimento próprio (chefias) PLANO 21

22 Método de Controle de Processo
MANUTENÇÃO CHECK ACTION MANTÉM SIM PLAN DO MELHORIAS ACOMPANHA ACTION REM. SINTOMA BLOQUEIO CAUSA RESULTADO NÃO IDÉIAS MELHORA 22

23 Método de Controle de Processo
Antes de melhorar é preciso manter as diretrizes de controle! Para sermos competitivos precisamos ser essencialmente solucionadores de problemas, ou seja, capazes de estabelecer novas diretrizes de controle que garantam a sobrevivência da empresa 23

24 Qualidade, Processos e Gestão de Software
TQC - Controle de Qualidade Total Capítulos 1, 2, 3 e 4 Joelza Vasconcelos 25/08/2008

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