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PERSONALIDADE Por que temos que dar atenção aos traços de personalidade? Vai ajudar a nos avaliar, Vai ajudar na seleção de funcionários, Na adequação.

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1 PERSONALIDADE Por que temos que dar atenção aos traços de personalidade? Vai ajudar a nos avaliar, Vai ajudar na seleção de funcionários, Na adequação das pessoas ao trabalho e na orientação para o desenvolvimento da carreira de cada pessoa.

2 A psicologia define a personalidade como tudo aquilo que distingue um indivíduo de outros indivíduos, ou seja, o conjunto de características psicológicas que determinam a sua individualidade pessoal e social. È um processo, complexo e único a cada individuo. A personalidade de um individuo adulto é considerada, de maneira geral, como resultado dos fatores ambientais (cultura, família, amigos) e hereditários (estatura,beleza), moderados pelas condições situacionais. (mesmo estáveis pode sofrer alteração na situação)

3 Vamos olhar: CARÁTER - Consciência ética que está dentro do indíviduo passado de geração a geração ou mesmo que vai adquirindo à medida que conhece códigos de relacionamento. Traços São as características amplamente difundidas incluem timidez, agressividade, submissão, lealdade e acanhamento.

4 O indicador de tipos Myers-Briggs, é um dos mais utilizados em todo mundo, aqui no Brasil o titulo do Livro é “Personalidade e Escolha Profissional”. Ele é essencialmente um teste de personalidade com 26 questões. Com base nas respostas dadas, as pessoas são classificadas como: E ou I- Extrovertida x introvertida. Indivíduos extrovertidos são expansivos, sociáveis e assertivos. Os introvertidos são quietos e tímidos. S ou N- Bom senso x intuitivo. Do tipo bom senso, são indivíduos práticos e preferem ordem e rotina. Eles focam os detalhes. Os intuitivos confiam em processos inconscientes e tem uma visão ampliada das situações.

5 T ou F- Racionais x emocionais
T ou F- Racionais x emocionais. Tipos racionais usam lógica e o raciocínio para lidar com problemas. Os emocionais usam seus valores pessoais e suas emoções. P ou J- Perceptiva ou julgadora. Os tipos julgadores gostam de ter o controle e querem ter seu mundo estruturado e organizado. Os tipos perceptivos são flexíveis e espontâneos. Essas classificações são combinadas em 16 tipos de personalidade.

6 Principais Atributos de Personalidade que Influenciam o Comportamento Organizacional.
O primeiro tipo é aquele que acredita controlar o próprio destino, são os denominados internos. O segundo é aquele que acredita que sua vida é controlada por fatores alheios a sua vontade, são os chamados externos. Pessoas do grupo dos externos costumam ser mais insatisfeita com o trabalho, apresentam maior índice de absenteísmo e são alienadas quanto as normas do trabalho, se envolvem menos com suas tarefas e tem menor probabilidade de tomar iniciativa de buscar trabalho.

7 Os internos – demonstram maior motivação e disposição para tomar iniciativa, faltam menos, tendem a deixar o emprego com mais facilidade, mas são mais satisfeitos e a rotatividade pode ser menor. Atribuem os resultados organizacionais as suas próprias ações. Assumem suas responsabilidades. Desempenho no trabalho- Os internos buscam mais informações antes de tomar decisão, são mais motivadores para as conquistas e se esforçam mais para ganhar controle sobre seu ambiente. Se dão bem em tarefas sofisticadas que incluem a maioria das profissões liberais e função executiva e tem facilidade com trabalho que exigem iniciativa e independência de ação. Os externos são mais complacentes e mais dispostos a seguir orientação.

8 Maquiavelismo- Essa característica de personalidade recebe este nome por causa de Niccolo Machiavelli, que no século XVI escreveu um tratado sobre obter e exercer poder. Um indivíduo muito maquiavélico é pragmático, mantém distancia emocional e acredita que os fins justificam os meios. As pesquisas mostram que as personalidades altamente maquiavélicas manipulam mais, vencem mais e são menos persuadidas, mas persuadem mais do que os indivíduos de pouco maquiavelismo. Auto-estima- As pessoas variam quanto ao grau em que gostam de si mesmas. Para o comportamento organizacional a auto-estima está diretamente relacionada ás expectativas de sucesso. Os indivíduos com baixa auto-estima são mais vulneráveis às influencias externas. Eles dependem da avaliação positiva feita pelos outros. Automonitoramento- Se refere à capacidade do individuo para ajustar seu comportamento a fatores externos situacionais. Os indivíduos com alta capacidade de automonitoramento apresentam uma considerável adaptabilidade a ajustar seus comportamentos a fatores externos situacionais.

9 Há 25 anos, as organizações se preocupam com a questão da personalidade para tentar ajustar o individuo a um trabalho especifico, porém essa preocupação se ampliou e hoje os executivos estão mais interessados na flexibilidade (automonitoramento) do individuo para se ajustar em constante mudança do que em adequá-lo a uma tarefa especifica. A teoria da adequação da personalidade ao trabalho, de Jonh Holland, Baseia na idéia de promover um ajuste entre as características da personalidade de um individuo e o seu ambiente ocupacional. Ele apresenta seis tipos de personalidade.

10 Sociável, amigável, cooperativo, compreensivo.
Tipo Realista: prefere atividades físicas que exijam habilidades, força e coordenação. Característica personalidade Tímido, genuíno, persistente, estável, conformista, prático. Ocupação congruente Mecânico, operador de maquinas, operário de linha de montagem, fazendeiro. Investigativo: prefere atividades que envolvam raciocínio, organização e entendimento. Analítico, original, curioso, independente. Biólogo, economista, matemático, jornalista. Social: prefere atividades que envolvam o auxilio e o desenvolvimento de outras pessoas Sociável, amigável, cooperativo, compreensivo. Assistente social, professor, conselheiro, psicólogo clinico.

11 Autoconfiante, ambicioso, enérgico, dominador.
Convencional: prefere atividades Normalizadas, ordenadas e sem ambigüidade. Afável, eficiente, pratico, sem imaginação, inflexível Contador, executivo de grande corporação, caixa de banco, funcionário administrativo Empreendedor: Prefere atividades verbais que ofereçam oportunidade de influenciar outras pessoas e conquistar poder. Autoconfiante, ambicioso, enérgico, dominador. Advogado, corretor de imóveis, relações publica, executivo de pequeno negocio. Artístico: prefere atividades não sistemática e ambíguas que permitam a expressão criativa Imaginativo, desordenado, idealista, emocional, pouco pratico. Pintor, musico, escritor, decorador de interiores.

12 EMOÇÃO

13 Para podermos definir emoção, precisamos esclarecer três termos que são intimamente interligados.
1- O sentimento é um termo genérico que engloba uma grande variedade de sensações que as pessoas experimentam. É um conceito amplo que envolve tanto as emoções quanto os estados de humor. 2- As emoções são sentimentos internos direcionados a alguém ou alguma coisa. 3- Os humores : são sentimentos que costumam ser menos intensos que as emoções e não possuem um estimulo contextual. É um estado de animo.

14 Esforço emocional Toda vez que você finge estar feliz, você expressa esforço emocional. O verdadeiro desafio surge quando os funcionários precisam projetar uma emoção enquanto estão sentindo outra. Isso cria uma dissonância emocional, que representa um grande peso para os funcionários. Se não forem trabalhados os sentimentos reprimidos de frustração, raiva e ressentimento podem levar a serias crises emocionais.

15 Emoções sentidas x Emoções demonstradas.
Para melhor compreensão. As emoções sentidas são aquelas genuínas para os indivíduos. Em contraste, as emoções demonstradas são as requeridas pela organização e consideradas apropriadas para um determinado cargo. Elas não são inatas, são aprendidas. A questão básica aqui, é que hoje em dia os empregos, requerem que os funcionários interajam com os clientes, os quais, muitas vezes, reclamam, são grosseiros e fazem solicitações impossíveis de se atender. Por isso, a necessidade de identificar as emoções de um funcionário.

16 Tipos de emoções São muitas as emoções: Raiva, desprezo, entusiasmo, inveja, medo, frustração, desapontamento, constrangimento, desgosto, felicidade, ódio, esperança, ciúme, alegria, amor, orgulho, surpresa, tristeza. Podemos classificar uma emoção definindo se ela é positiva ou negativa. Positivas: felicidade e esperança, essas expressam uma avaliação favorável de sentimento. Negativa: ódio ou raiva, essas expressam ao contrario. Devemos lembrar que as emoções negativas parecem ter uma influencia muito mais acentuada sobre as pessoas

17 Influencias culturais
Algumas empresas ditam a norma: que seus funcionários devem sorrir e agir amigavelmente quando interagem com os clientes. Mas essa norma não se aplica internacionalmente. Em Israel, sorrisos de caixa de supermercado podem se considerados sinal de inexperiência e eles são encorajados, portanto, a se mostrarem sisudos. Nas culturas mulçumanas, o sorriso é geralmente associado a interesse sexual. Na França os trabalhadores experimentam um grau muito baixo de dissonância emocional, pois não fazem muita força para disfarçar seus verdadeiros sentimentos. Os alemães são acostumados com uma cultura na qual “o cliente sempre vem depois”, são sisudos e não deixam se levar pela alegria e amigabilidade de funcionários.


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