A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escola E.B.2,3 Professor Amaro Arantes

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escola E.B.2,3 Professor Amaro Arantes"— Transcrição da apresentação:

1 Escola E.B.2,3 Professor Amaro Arantes
Est. Acompanhado: O Teatro Prof. Filomena Alves Trabalho Realizado por: Ana Rita Barbosa André Estrada

2 Como será que surgiu o teatro?
O teatro provavelmente nasceu com o interesse do homem, que desde o tempo das cavernas já devia imaginar como seria ser um pássaro. De tanto os observar, acabou por conseguir imitar esses bichos, para se aproximar deles, sem ser visto, numa caçada.

3 SANTO TEATRO! No princípio, o teatro era sagrado. As pessoas acreditavam que por meio de rituais era possível invocar deuses e forças da natureza para fazer chover, tornar a terra mais fértil e as caçadas mais fáceis. Ainda hoje, muitas espécies de teatro, especialmente no Oriente, são ligados ao sagrado, e encenam histórias de deuses há milénios...

4 Género dramático Não existe narrador neste tipo de texto.
O drama é dividido entre as personagens locutoras, que entram em cena pela citação de seus nomes. A principal característica do texto dramático é a presença do chamado texto principal: composto pela parte do texto que deve ser dito pelos autores na peça e que, muitas vezes, é induzido pelas indicações cénicas, texto chamado secundário.

5 Teatro de máscaras O homem usa máscaras desde a Pré-História. Na África, elas são esculpidas em madeira e pintadas. Já os índios americanos fazem-nas de couro pintado e adornos de penas. Na Oceânia, são feitas de conchas e madeira e com madrepérolas incrustadas. Hoje, para a confecção, pode-se usar sacos de papel, cartolinas, tecidos, tintas, pratos de papelão, jornal, material de sucata, etc.. O teatro de máscaras promove a recreação, o jogo, a socialização, melhoria na fala da criança, desinibição dos alunos mais tímidos.

6 Teatro O vocábulo grego Théatron estabelece o lugar físico do espectador, "lugar onde se vê". Entretanto o teatro também é o lugar onde acontece o drama frente aos espectadores, complemento real e imaginário que acontece no local de representação.

7 Continuação Toda a reflexão que tenha o drama como objecto precisa de apoiar-se numa tríade: quem vê, o que se vê, e o imaginado. O teatro é uma arte em que um actor, ou conjunto de actores, interpreta uma história ou actividades, com auxílio de dramaturgos, directores e técnicos, que têm como objectivo apresentar uma situação e despertar sentimentos no público.

8 Teatro na Grécia A consolidação do teatro, enquanto espectáculo, na Grécia antiga deu-se em função das manifestações em homenagem ao deus do vinho, Dionísio. A cada nova colheita de uva, era realizada uma festa em agradecimento ao deus, através de procissões. Com o passar do tempo, essas procissões, que eram conhecidas como "Ditirambos", foram ficando cada vez mais elaboradas, e surgiram os "directores de coro”. O primeiro director de coro foi Téspis, ele desenvolveu o uso de máscaras para representar. Téspis tornou-se o primeiro actor grego.

9 O Teatro português antes de Gil Vicente
O teatro português não nasceu com Gil Vicente. já existiam manifestações teatrais antes da noite de 7 para 8 de Junho de 1502, data da primeira representação do "Auto do vaqueiro" ou "Auto da visitação", nos aposentos da rainha. Já no reinado de Sancho I, os dois actores mais antigos portugueses, Bonamis e Acompaniado, realizaram um espectáculo de "arremedilho"[1], tendo sido pagos pelo rei com uma doação de terras.

10 Gil Vicente (1465 — 1536) É geralmente considerado o primeiro grande dramaturgo português, além de poeta de renome. Enquanto homem de teatro, parece ter também desempenhado as tarefas de músico, actor e encenador. É frequentemente considerado, de uma forma geral, o pai do teatro português. A obra vicentina é tida como reflexo da mudança dos tempos e da passagem da Idade Média para o Renascimento. Foi, o principal representante da literatura renascentista portuguesa, anterior a Camões, incorporando elementos populares na sua escrita que influenciou, por sua vez, a cultura popular portuguesa.

11 Bibliografia: http://www.canalkids.com.br/arte/teatro/ritual.htm


Carregar ppt "Escola E.B.2,3 Professor Amaro Arantes"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google