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Curso: Superior de Tecnologia Análise de portfolio de

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Apresentação em tema: "Curso: Superior de Tecnologia Análise de portfolio de"— Transcrição da apresentação:

1 Curso: Superior de Tecnologia Análise de portfolio de
em Marketing Apresentação 6 Análise de portfolio de produtos Daniella Amaral

2 Daniella Amaral amaraldaniella@gmail.com
Considerações iniciais Daniella Amaral

3 Daniella Amaral amaraldaniella@gmail.com
Considerações iniciais: Grandes empresas podem ter dezenas de marcas que são negócios com características distintas e que demandam estratégias diferentes. Daniella Amaral

4 Daniella Amaral amaraldaniella@gmail.com
Considerações iniciais: Como já foi visto, as grandes empresas devem manter negócios tradicionais ao mesmo tempo que investem em novidades que devem ser avaliadas de acordo com seu potencial de lucro. Daniella Amaral

5 Daniella Amaral amaraldaniella@gmail.com
Unidades estratégicas de negócios (UEN´s) Daniella Amaral

6 Daniella Amaral amaraldaniella@gmail.com
Unidades estratégicas de negócios: Para melhor administrar seus negócios, a GE criou o conceito de unidades estratégicas de negócios (UEN´s), que possui 3 características: Daniella Amaral

7 Daniella Amaral amaraldaniella@gmail.com
Unidades estratégicas de negócios: A UEN pode ser um negócio isolado, ou um conjunto de negócios relacionados que possui um planejamento próprio; A UEN tem seu próprio grupo de concorrentes; Daniella Amaral

8 Daniella Amaral amaraldaniella@gmail.com
Unidades estratégicas de negócios: 3. A UEN tem um gerente responsável pelo seu planejamento estratégico. Daniella Amaral

9 Daniella Amaral amaraldaniella@gmail.com
Unidades estratégicas de negócios: É importante que as grandes organizações identifiquem suas UEN´s, já que cada uma delas necessitará de estratégias e alocação de recursos específicos. Daniella Amaral

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Matriz BCG (Boston Consulting Group) Daniella Amaral

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Matriz BCG: A matriz BCG, também chamada de crescimento/participação, avalia a participação relativa de uma UEN no mercado, em relação ao índice de crescimento neste mercado. Daniella Amaral

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Matriz BCG: A participação relativa de mercado se refere à participação de mercado da UEN em relação à participação de seu maior concorrente em seu segmento de atução. Daniella Amaral

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Matriz BCG: A taxa de crescimento é a taxa de crescimento anual do mercado em que o negócio opera. Daniella Amaral

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Matriz BCG: TAXA DE CRESCIMENTO DO MERCADO ALTA ESTRELA OPORTUNIDADE BAIXA VACA LEITEIRA ABACAXI ALTA BAIXA PARTICIPAÇÃO RELATIVA DE MERCADO Daniella Amaral

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Matriz BCG - Oportunidades: Também conhecidos como pontos de interrogação; Estão em mercados de alto crescimento, mas com baixa participação relativa de mercado. Daniella Amaral

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Matriz BCG - Oportunidades: A maioria dos negócios começa como oportunidade; Demandam altos investimentos a fim de que o negócio assuma uma posição de liderança e seja rentável; Daniella Amaral

17 Daniella Amaral amaraldaniella@gmail.com
Matriz BCG - Estrelas: São a evolução das oportunidades; São líderes de mercados com alto crescimento, mas não são, necessariamente, rentáveis. Daniella Amaral

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Matriz BCG - Estrelas: As estrelas têm de realizar altos investimentos para combater a concorrência. Daniella Amaral

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Matriz BCG – Vacas Leiteiras: São estrelas cujos mercados se tornaram mas estáveis, mas que tem a mais alta participação de mercado; São grandes geradores de caixa e consomem poucos recursos; Daniella Amaral

20 Daniella Amaral amaraldaniella@gmail.com
Matriz BCG – Vacas Leiteiras: Quando começam a perder participação relativa de mercado, vacam leiteiras podem se transformar em abacaxis. Daniella Amaral

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Matriz BCG – Abacaxis: Têm pequena participação em mercados de baixo crescimento; São pouco rentáveis e podem gerar prejuízo; Daniella Amaral

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Matriz BCG – Abacaxis: Podem voltar a ser lucrativos se conseguirem se reposicionar de forma eficaz. Daniella Amaral

23 Daniella Amaral amaraldaniella@gmail.com
Exemplos de matrizes BCG Daniella Amaral

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Exemplos de matrizes BCG : Qual é a situação das empresas nos 3 casos apresentados a seguir? Daniella Amaral

25 Daniella Amaral amaraldaniella@gmail.com
Exemplos de matrizes BCG : ESTRELA _ OPORTUNIDADE TAXA DE CRESCIMENTO DO MERCADO 15% _ 10% 7% VACA LEITEIRA ABACAXI _ 5% _ 3% 0% l l l l l l l 10x 4x 2x 1x 0.6x 0.2x 0.1x PARTICIPAÇÃO RELATIVA DE MERCADO Daniella Amaral

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Exemplos de matrizes BCG : ESTRELA _ OPORTUNIDADE TAXA DE CRESCIMENTO DO MERCADO 15% _ 10% 7% VACA LEITEIRA ABACAXI _ 5% _ 3% 0% l l l l l l l 10x 4x 2x 1x 0.6x 0.2x 0.1x PARTICIPAÇÃO RELATIVA DE MERCADO Daniella Amaral

27 Daniella Amaral amaraldaniella@gmail.com
Exemplos de matrizes BCG : ESTRELA _ OPORTUNIDADE TAXA DE CRESCIMENTO DO MERCADO 15% _ 10% 7% VACA LEITEIRA ABACAXI _ 5% _ 3% z 0% l l l l l l l 10x 4x 2x 1x 0.6x 0.2x 0.1x PARTICIPAÇÃO RELATIVA DE MERCADO Daniella Amaral


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