A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO."— Transcrição da apresentação:

1 COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DO ÓRGÃOS (UNIFESO) CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA Supervisora bolsista: Bolsista: Maria Regina Lopes de Oliveira. Atividades

2 2. DESENVOLVIMENTO Escolha do Tema: 2.1 Escolha do tema: Não houve tema, pois na metade do semestre ocorreu a mudança da escola (CEMEI x Chiquinha Rolla) 2.2 Questão problematizadora: Após a escolha do tema no CEMEI os alunos levantaram algumas questões, a saber: Onde os pássaros moram? O que os pássaros comem? Quais os tipos de pássaros que existem? FOTO DA TURMA FOTO DO MOMENTO OU QUE REPRESENTE O MOMENTO 1. INTRODUÇÃO O Programa de iniciação a Docência (PIBID) possibilita aos alunos de cursos superiores a articulação entre teoria e prática. As atividades foram desenvolvidas no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) na turma PRÉ-II A que é composta por 25 Alunos e na Escola Chiquinha Rolla na turma do 3º ano que é composta por 25 Alunos. FOTO DO MOMENTO OU QUE REPRESENTE O MOMENTO

3 2.3 Hipóteses: No CEMEI as hipóteses ocorreram com as dúvidas iniciais, começamos o processo de pesquisa em torno da temática sobre os pássaros. No Chuiquinha Rolla foi propomos um auxilio aos alunos conforme o decorrer da necessidade curricular, então não houve pesquisa. 2.4 Pesquisa: No CEMEI com as hipóteses definidas, iniciamos o processo de pesquisa em torno da temática. Propomos para os alunos que buscassem as soluções junto com seus responsáveis, para que adquirissem suas próprias soluções. No Chiquinha não houve pesquisa. FOTO DO MOMENTO E OU ATIVIDADES FOTO DO MOMENTO OU E OU ATIVIDADES FOTO DO MOMENTO E OU ATIVIDADES

4 3. SISTEMATIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM Foram trabalhados durante o período de atividades alguns conteúdos curriculares, tais como: Linguagem: Confecção de texto a partir de histórias contadas. Matemática: Trabalhando quantidade de pássaros existentes na natureza. Artes Visuais: Pintura e desenho sobre as atividades. Natureza e Sociedade Conservação da natureza, dos computadores da escola. E a importância da preservação do patrimônio publico etc. FOTO DA ATIVIDADE

5 4. CONCLUSÃO Ao longo do desenvolver das atividades, percebi que nossas práticas nas escolas vieram para contribuir com trabalho dos profissionais da área da educação. O PIBID, acrescenta pontos satisfatórios para nossa formação, nos inserindo no cotidiano das escolas públicas parceiras do projeto onde temos a conveniência com a atuação dos docentes de escolas públicas. É possível levar os alunos a buscarem saberes que realmente os interessam. BIBLIOGRAFIA


Carregar ppt "COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google