A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MEMORANDO É em substância uma carta muito pequena e menos formal, que pode atingir,muitas vezes, apenas as proporções e os objetivos modestos de um simples.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MEMORANDO É em substância uma carta muito pequena e menos formal, que pode atingir,muitas vezes, apenas as proporções e os objetivos modestos de um simples."— Transcrição da apresentação:

1 MEMORANDO É em substância uma carta muito pequena e menos formal, que pode atingir,muitas vezes, apenas as proporções e os objetivos modestos de um simples recado.

2 MEMORANDO São usados amplamente nas empresas, sob as mais variadas formas e, como o seu nome indica, ajudam a memoria a fixar certos acontecimentos ou dados de interesse da rotina de trabalho,

3 MEMORANDO Tem flexibilidade tão grande quanto à das cartas, e podem ser utilizados para inumeros fins. Transitam com rapidez em todas as direções e atingem todos os níveis hierarquicos da empresa.

4 MEMORANDO Características: Informalismo Contato direto e pessoal
Menos importante que uma carta

5 EXEMPLOS DE MEMORANDOS:

6 MEMORANDO

7 MEMORANDO MEMORANDO INTERNO PARA:Viviane Cristina - Gerente de Trade
DE:Gerencia de Relações Públicas ASSUNTO: DATA:16/9/2009 CC: Em função da epidemia Gripe Suína, venho informar que os bebedouros serão lacrados.Desta forma solicitamos a todos que ultilizem as squeezes que serão entregues a cada colaborador da empresa em seus setores.Contudo, evitem compartilhar utensílios pessoais e não se esqueçam de higienizar as mãos constantemente. Atenciosamente. José Pereira da Silva Gerencia de Relações Públicas.

8 Memorando Circular Memorando circular é um memorando que se destina a vários destinatários e que gera uma numeração específica. 5,5cm Memorando nº____________ Em, dd de mês de aaaa. 4 espaços __________1,5cm Ao/A:[Digite o destinatário do memorando] Assunto:[Digite o assunto] ________2 cm [Inicie aqui o primeiro parágrafo] 2 - [Inicie aqui os demais parágrafos] 1espaço [Digite Atenciosamente,] 2 espaços __________3 cm [Digite o nome do remetente] [Digite o cargo do remetente]

9 Memorando de Despacho É utilizando a frente da folha até o seu total aproveitamento e, no caso de falta de espaço, em folha de continuação. Esse procedimento permite formar uma espécie de processo simplificado, assegurando maior transparência à tomada de decisões, e permitindo que se historie o andamento da matéria tratada no memorando, agilizando a recuperação de informação. 5,5cm Despacho Referente ao nº_____ 2 espaços Ao/A:[Digite o destinatário do despacho] _____2 cm [Inicie aqui o primeiro parágrafo] 2 - [Inicie aqui os demais parágrafos] 1 espaço Em, dd de mês de aaaa. [Digite o nome do remetente] [Digite o cargo do remetente]

10 Memorando de Exportação
É um documento padronizado vinculado à legislação do Estado, e tem a finalidade controlar as operações de mercadorias desoneradas de ICMS, nas remessas com o fim específico de exportação. A emissão do Memorando deverá ocorrer até o último dia do mês seguinte ao mês do embarque da mercadoria para o exterior.


Carregar ppt "MEMORANDO É em substância uma carta muito pequena e menos formal, que pode atingir,muitas vezes, apenas as proporções e os objetivos modestos de um simples."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google