A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIDADE 1- ESTÁTICA PATRIMONIAL 1. INTRODUÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIDADE 1- ESTÁTICA PATRIMONIAL 1. INTRODUÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 UNIDADE 1- ESTÁTICA PATRIMONIAL 1. INTRODUÇÃO
Professora M. Sc. Crísley do Carmo Dalto Graduação em Ciências Contábeis (UFES) Especialista em Contabilidade Gerencial (UFES) Mestre em Ciências Contábeis- Contabilidade Gerencial (FUCAPE)

2 Qual a importância da Contabilidade?
Por que a Contabilidade foi criada? Quais os objetivos da Contabilidade? O que se estuda na Contabilidade? Quais os conceitos? Contabilidade deriva da palavra latim computare (contar, computar, calcular). Qual o seu objeto de estudo? Quais as técnicas contábeis utilizadas? Quais são os usuários da informação contábil?

3 Origem da Contabilidade- Breve Histórico
Pré-história: utilizava-se de pedrinhas para contabilizar o rebanho. O pastor colocava uma pedrinha para identificar cada ovelha. Quando faltava alguma, ele voltava para procurar. De maneira empírica, então, o homem passou a registrar através de pinturas e marcas nas paredes e tetos da caverna, utilização de ossos e pedras para controlar o acúmulo de suas posses. Dia-a-dia: Quando planejamos comprar algumas coisa, fazer um curso... Precisamos calcular nossos gastos mensais, ou seja: ESTAMOS RECORRENDO À CONTABILIDADE!!! Necessidade de utilização de registros para identificar os bens, os direitos, as dívidas!!! GERAÇÃO DE INFORMAÇÕES PARA DECISÕES!!!!

4 “Pois qual de vós, pretendendo construir uma torre, não se assenta primeiro para calcular a despesa?” Lucas (14:28-29) Logo, a partir do momento em que o homem tornou-se proprietário de alguma coisa, já utilizou um sistema de controle de seu patrimônio.

5 “A Contabilidade trata de dinheiro”
“A Contabilidade trata de dinheiro”... Então, falar de Contabilidade é bom!!!!

6 O Cenário Contábil atual
A competitividade empresarial é um assunto comum nos dias atuais. De maneira geral, existe uma preocupação intensa por parte das empresas na permanência ou na inserção nesse mercado competitivo. Toda a empresa precisa de informações para o seu bom gerenciamento. Garantir a sobrevivência em mercados cada vez mais competitivos, a empresa deve perseguir e alcançar níveis de qualidade, eficiência e produtividade, eliminando desperdícios e reduzindo custos. Para tanto, torna-se indispensável que a contabilidade disponibilize aos gestores uma série de informações precisas, tempestivas e atualizadas que possa apoiar eficazmente o processo decisório. (MARTINS, 2001).

7 CONCEITO, CONTABILIDADE COMO CIÊNCIA.
Contabilidade é uma ciência que possibilita, por meio de suas técnicas, o controle permanente do Patrimônio das empresas (RIBEIRO, 2005). A Contabilidade refere-se ao processo de representar uma realidade econômica e comunicá-la aos usuários da informação (SILVA e TRISTÃO, 2005). A Contabilidade é objetivamente, um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários com demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, com relação à entidade objetivo de contabilização (ILDÍCIBUS, MARTINS e GLEBCKE, 2003); (ILDÍCIBUS, 2010)

8 A contabilidade, na sua condição de ciência social, cujo objeto é o patrimônio, busca, por meio de apreensão, da quantificação, da classificação, do registro, da eventual sumarização, da demonstração, da análise e relato das mutações sofridas pelo Patrimônio da Entidade particularizada, a geração de informações quantitativas e qualitativas sobre ela, expressas tanto em termos físicos quanto monetários (CFC, RESOLUÇÃO 785, de 28/07/1995).

9 A Contabilidade é um processo
de comunicação!!!!!

10 COLETA DE DADOS ECONÔMICOS E CODIFICAÇÃO (REGISTRO)
A CONTABILIDADE é o grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões. A CONTABILIDADE pode ser considerada como um sistema de informações destinado a prover os usuários para ajudá-lo a tomar decisão (MARION, 2011). COLETA DE DADOS ECONÔMICOS MENSURAÇÃO MONETÁRIA E CODIFICAÇÃO (REGISTRO) TRANSMISSÃO COMUNICAÇÃO (RELATÓRIOS) INTERPRETAÇÃO TOMADA DE DECISÃO

11 As informações geradas pela contabilidade devem propiciar aos seus usuários base segura às suas decisões, pela compreensão do estado em que se encontram a Entidade, seu desempenho, sua evolução, riscos e oportunidades que oferece (CFC, RESOLUÇÃO 785, de 28/07/1995). A informação contábil se expressa por diferentes meios como demonstrações contábeis, escrituração ou registros permanentes e sistemáticos, documentos, livros, planilhas, listagens, notas explicativas, mapas, pareceres, laudos, diagnósticos, descrições críticas ou quaisquer outros utilizados no exercício profissional ou previstos em legislação (CFC, RESOLUÇÃO 785, de 28/07/1995)

12 Conceitos de lucro, capital, investimentos, custos,
A CONTABILIDADE A LINGUAGEM DOS NEGÓCIOS: IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE NAS ORGANIZAÇÕES. A Contabilidade é a linguagem dos negócios porque é a forma normalizada de tratar e apresentar a informação financeira das empresas. Permite por isso a comparabilidade do património e do desempenho entre empresas. A Contabilidade, sob a ótica gerencial passa a ter um papel fundamental pois, ajudam os administradores para que eles possam optar pela melhor maneira de controlar, economizar, investir e planejar, obtendo assim informações mais detalhadas. Conceitos de lucro, capital, investimentos, custos, Retorno, patrimônio!!!!

13 Quanto maior o grau de detalhamento e melhor gerenciamento dos dados, melhor o grau de entendimento que os administradores. E quanto mais os administradores souberem sobre a contabilidade da empresa, melhor poderão planejar e controlar as atividades de sua organização e suas subunidades. Ou seja!!!! Os administradores ficarão prejudicados em seu relacionamento com partes de dentro e de fora da empresa se seu entendimento de contabilidade for confuso.

14 CONTROLE EMPRESARIAL E O PROCESSO DE GESTÃO: CONTABILIDADE, INFORMAÇÃO E TOMADA DE DECISÃO.
A Contabilidade sob a ótica gerencial , estuda a relação: Contabilidade, Informação e Tomada de Decisão consiste e um processo de : Processo de identificar, mensurar, acumular, analisar, preparar, interpretar e comunicar informações que auxiliem os gestores a atingir objetivos organizacionais (HORNGREN, SUDEM e STRATTON, 2004).

15 Objetivo do Sistema Empresa
EFICÁCIA ENTRADAS PROCESSAMENTO SAÍDAS Recursos Materiais Equipamentos Energia Pessoas Informações Tecnologia Processamento Processos Atividades Setores Departamentos Produto Final Bens Produtos Serviços Eficiência econômica Custos Receitas Fonte: PADOVEZE, Introdução a Contabilidade

16 O QUE TORNA A CONTABILIDADE IMPORTANTE NAS ORGANIZAÇÕES
Mensuração econômica das transações Relatórios estruturados Consistência nas informações Sistematização de avaliação das operações do sistema da empresa. Decisões ????

17 DECISÕES sobre PRODUÇÃO
DECISÕES sobre MARKETING DECISÕES sobre INVESTIMENTOS DECISÕES sobre FINANCIAMENTOS DECISÕES sobre CUSTOS

18 Razão Geral e Razão Auxiliar Relatórios de Desempenho
Esquema Contábil de Planejamento e Controle PLANEJAMENTO (DECISÃO) (EXECUÇÃO) AÇÃO (FEEDBACK) AVALIAÇÃO Orçamento Documentos -fontes Razão Geral e Razão Auxiliar Relatórios de Desempenho Registro e mensuração das ações Classificações das ações Relatórios de ações Fonte: VASCONCELOS, Antonely Maria Barbosa (2012).

19 OBJETO DA CONTABILIDADE; FINALIDADE; USUÁRIOS DA INFORMÇÃO CONTÁBIL E SEUS INTERESSES.
OBJETO: PATRIMÔNIO DAS ENTIDADES FINALIDADE: Controlar o patrimônio e suas variações. Finalidade de planejamento Finalidade de controle Finalidade de auxílio no processo decisório 3) FUNÇÃO: Função Administrativa e Função Econômica Função Administrativa : controlar o Patrimônio nos aspectos qualitativos e quantitativos. Função Econômica: Apurar o resultado

20 Ou seja: A Contabilidade as funções ....
Registrar ! Organizar! Demonstrar! Analisar! Acompanhar! Mensurar Acréscimos e decréscimos dos investimentos iniciais alocados! Os fenômenos patrimoniais, financeiros e econômicas de qualquer ente. (Pessoa física ou Pessoa Jurídica)

21 Registrar: todos os fatos que ocorrem e podem ser representados em valor monetário;
Organizar: um sistema de controle adequado à empresa; Demonstrar: com base nos registros realizados, expor periodicamente por meio de demonstrativos, a situação econômica, patrimonial e financeira da empresa; Analisar: os demonstrativos podem ser analisados com a finalidade de apuração dos resultados obtidos pela empresa; Acompanhar: a execução dos planos econômicos da empresa, prevendo os pagamentos a serem realizados, as quantias a serem recebidas de terceiros, e alertando para eventuais problemas.

22 PROCESSAMENTO DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL

23 4) OBJETIVO: Permitir a cada grupo principal de usuários a avaliação da situação econômica e financeira da entidade, em um determinado momento (estático) e fazer análises para tendências futuras. Prover os usuários com o máximo de informações sobre o patrimônio e suas variações. 5) USUÁRIOS: Grupos de Pessoas e de Interesses que necessitam das informações contábeis. Podem ser qualquer pessoa física ou jurídica que tenha interesse em conhecer dados fornecidos pela contabilidade a entidade. Pessoa Física: Orçamento, controle no equilíbrio doméstico. Pessoas Jurídicas: Podem ser EXTERNOS e INTERNOS . INTERESSES: depende do tipo de usuário. Cada usuário terá uma necessidade específica.

24 A empresa Ambiente Interno
Ambiente Externo Clientes Fornecedor Tecnologia Sindicatos Acionistas Tributos Etc... Governo Sociedade Economia Comunidade Natureza Concorrentes Etc... A empresa Ambiente Interno Ambiente Externo Figura: A empresa e o ambiente Fonte: PADOVEZE, Introdução à Contabilidade. 2006

25 USUÁRIOS INTERNOS: Usuários internos são os sócios, diretores ou até mesmo donos das empresas que utilizam as informações dos relatórios e/ou demonstrativos da contabilidade gerencial para tomarem decisões que levem a melhorar o desempenho da empresa e assim melhorar os seus ganhos pessoais e/ou profissionais. Utilizam: relatórios internos para uso no planejamento e controle das atividades de rotina; relatórios internos para serem usados no planejamento estratégico, ou seja, na tomada de decisões e na formulação de políticas globais e de planos de longos prazo.

26 USUÁRIOS EXTERNOS: São aqueles que utilizam as informações fornecidas pelos demonstrativos contábeis mais não fazem parte da empresa. Investidores/ acionistas/ futuros investidores: situação econômico- financeira da empresa, capacidade de geração de lucros. Fornecedores de bens e serviços de crédito: capacidade de pagamento da empresa pagadora. Bancos: capacidade de pagamento para aprovar empréstimos. Governo (fisco): arrecadação, dados estatísticos (dimensionamento da economia) Sindicatos: produtividade x reajuste salarial Outros interessados: concorrentes, clientes, funcionários, administradores.

27 DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
Balanço Patrimonial (BP) Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA) Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos (DOAR) Demonstrações de Fluxo de Caixa (DFC) Demonstração das Mutações do Patrimônio Liquido (DMPL) Demonstração do Valor Adicionado (DVA)

28 Técnicas Contábeis: Escrituração Contábil, Demonstrações Contábeis ou Financeiras, Auditoria e Análise das Demonstrações Contábeis.

29 Escrituração Contábil: Registra os fatos contábeis nos livros.
Demonstrações Contábeis ou Financeiras: Elaboradas ao final do exercício social. Representam a situação patrimonial e financeira da empresa. Análise das Demonstrações Contábeis: Estudo da sistuação financeira da empresa a partir da decomposição e agrupamentos dos elementos das demosntrações. Auditoria Contábil: Revisão dos registros contábeis, realizadas por auditores contábeis.

30 Demonstrações Financeiras
Metodologia Contábil Documentos Escrituração Balancete Demonstrações Financeiras AUDITORIA Análise de Balanços

31 Exercício Social Período de tempo correspondente ao conjunto de operações realizadas pela companhia e seus efeitos patrimoniais, em que, ao seu final, a entidade elaborará os relatórios contábeis. Poderá coincidir ou não com o ano civil. Tem duração de 01 (um) ano. Data do término fixada em estatuto. Podem ser elaborados demonstrativos mensais, trimestrais ou semestrais para atender a legislação fiscal ou aos acionistas.

32 ÁREAS OU RAMOS DA CONTABILIDADE; CAMPO DE APLICAÇÃO DA CONTABILIDADE
Contabilidade Geral, Contabilidade de Custos, Contabilidade bancária, Contabilidade Pública, Contabilidade de Seguros, Contabilidade Agropecuária, Contabilidade Imobiliária, Análise das Demonstrações Contábeis, Auditoria (interna e externa e independente), Perícia Contábil, Controladoria. b) Campo de aplicação da Contabilidade São as aziendas!! Aziendas= Patrimônio + gestão

33 TITULAR DO PATRIMÔNIO Pessoa Física: pessoa natural, é todo ser humano, é todo indivíduo sem qualquer exceção. A existência da pessoa física termina com a morte. Pessoa Jurídica: É a união de indivíduos, que através de um contrato reconhecido por Lei, formam uma nova pessoa, com personalidade distinta de seus membros. Pode ter fins lucrativos ( indústrias, comércios...) ou não (cooperativas, associações culturais, religiosas ...)

34 Duas ou mais pessoas físicas ou jurídicas
Pessoa jurídica Duas ou mais pessoas físicas ou jurídicas Desenvolvimento De Atividades de interesse comum Lucrativa Não Lucrativa Objetivo econômico Fundações Autarquias União Estados Municípios Objetivo social Denomina-se: Sociedade empresarial Denomina-se: Associação

35 PALAVRAS-CHAVE- GLOSSÁRIO- parte 1
1. Orientação para estudo- parte teórica: Buscar pelo menos duas referências bibliográfica nos livros indicados no Plano de ensino acerca, das seguintes palavras-chaves: Conceitos de Contabilidade Objeto da contabilidade Usuários da contabilidade Finalidades da contabilidade Objetivos da contabilidade Importância da contabilidade para as empresas Sistema de informação Usuários da informação contábil Evidenciação contábil Formas jurídicas Exercício Social 2. Orientação para estudo- parte prática: fixar conteúdo com a execução de Lista de Exercícios propostas pela professora.

36 Atividades: Lista de Exercícios de fixação postado na AVA.
Leitura Livro texto da Unidade 1: CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA. Equipe de professores USP. 11ª Edição. (fls. 2 a 15) E demais referências, conforme Plano de Ensino. Leitura complementar: Artigos científicos postados no AVA. A Importância da Contabilidade A Contabilidade no processo de gestão empresarial. A contabilidade, ciência e tecnologia.

37 Ser um empreendedor é executar os sonhos, mesmo que haja riscos
Ser um empreendedor é executar os sonhos, mesmo que haja riscos. É enfrentar os problemas, mesmo não tendo forças. É caminhar por lugares desconhecidos, mesmo sem bússola. É tomar atitudes que ninguém tomou. É ter consciência de que quem vence sem obstáculos triunfa sem glória. É não esperar uma herança, mas construir uma história... Quantos projetos você deixou para trás? Quantas vezes seus temores bloquearam seus sonhos? Ser um empreendedor não é esperar a felicidade acontecer, mas conquistá-la. Augusto Cury


Carregar ppt "UNIDADE 1- ESTÁTICA PATRIMONIAL 1. INTRODUÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google