A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A escola: reprodução da sociedade de classe

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A escola: reprodução da sociedade de classe"— Transcrição da apresentação:

1 A escola: reprodução da sociedade de classe

2 A escola: reprodução da sociedade de classe
Roger Establet é professor emérito de sociologia na Université de Provence. Christian Baudelot é professor de sociologia na École Normale Supérieure, Paris. Sociólogos franceses (1970). A preocupação central dos dois autores era desenvolver uma concepção crítica da educação e da escola no capitalismo.

3 Christian Baudelot e Roger Establet

4 A escola: reprodução da sociedade de classe
Seguindo Marx, consideram a sociedade capitalista desigual devido à exploração de uma classe social e, por isso, o processo educativo que se dá dentro da escola também é desigual.

5 A escola: reprodução da sociedade de classe
A escola é uma instituição sob controle da classe dominante. É reprodutora das desigualdades sociais.

6 A escola: reprodução da sociedade de classe
Establet e Baudelot afirmam que a escola é a instituição mais eficiente para segregar as pessoas. Divide e marginaliza parte dos alunos com o objetivo de reproduzir a sociedade de classes.

7 A escola: reprodução da sociedade de classe
Em suas pesquisas identificaram duas redes de escolarização: SS – secundário/superior PP – primário/profissionalizante

8 A linguagem que aparece na escola
Forma com que transmitimos a outras pessoas os conhecimentos, valores, idéias. É a soma de recursos que nos permite divulgar informações.

9 A linguagem que aparece na escola
A linguagem na escola se apresenta no discurso do professor ou nos seus gestos, no conteúdo dos livros adotados, nos programas de ensino, nas regras de convivência.

10 A linguagem que aparece na escola
Para Establet e Baudelot essa linguagem é muito parecida à que aparece na vida da classe empresarial. A linguagem da escola é igual a linguagem da família da classe dominante.

11 A linguagem que aparece na escola
A escola é um prolongamento da vida cotidiana da burguesia. Para a criança da classe trabalhadora a escola é um rompimento, outra realidade, difícil de ser interpretada.

12 Explicação do fracasso escolar
A criança da classe dominante: Encontrando uma linguagem familiar tenderá a ter ótimo desempenho, aprenderá com facilidade, terá melhores notas, irá para a faculdade. A criança da classe trabalhadora: Estranha a linguagem, tenderá a ter dificuldade em aprender, terá notas baixas, poderá abandonar a escola.

13 Explicação do fracasso escolar
Establet e Baudelot tentam desmistificar a idéia de que o fracasso escolar é de responsabilidade da criança e da família. A criança pobre se alimenta mal, sua família é desintegrada, não se esforça...

14 Explicação do fracasso escolar
Com isso inocenta-se a escola e coloca o aluno e sua família como culpados pelo fracasso escolar. Para Establet e Baudelot a escola marginaliza a criança pobre.

15 Professores e alunos O professor também é apresentado como elemento de reprodução das desigualdades sociais. É a partir do eixo recompensa-punição que o professor encontra meios para controlar seus alunos. Favorece o aparecimento do aluno submisso.


Carregar ppt "A escola: reprodução da sociedade de classe"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google