Carregar apresentação
PublicouHerman Pinheiro Vasques Alterado mais de 8 anos atrás
1
A escola: reprodução da sociedade de classe
2
A escola: reprodução da sociedade de classe
Roger Establet é professor emérito de sociologia na Université de Provence. Christian Baudelot é professor de sociologia na École Normale Supérieure, Paris. Sociólogos franceses (1970). A preocupação central dos dois autores era desenvolver uma concepção crítica da educação e da escola no capitalismo.
3
Christian Baudelot e Roger Establet
4
A escola: reprodução da sociedade de classe
Seguindo Marx, consideram a sociedade capitalista desigual devido à exploração de uma classe social e, por isso, o processo educativo que se dá dentro da escola também é desigual.
5
A escola: reprodução da sociedade de classe
A escola é uma instituição sob controle da classe dominante. É reprodutora das desigualdades sociais.
6
A escola: reprodução da sociedade de classe
Establet e Baudelot afirmam que a escola é a instituição mais eficiente para segregar as pessoas. Divide e marginaliza parte dos alunos com o objetivo de reproduzir a sociedade de classes.
7
A escola: reprodução da sociedade de classe
Em suas pesquisas identificaram duas redes de escolarização: SS – secundário/superior PP – primário/profissionalizante
8
A linguagem que aparece na escola
Forma com que transmitimos a outras pessoas os conhecimentos, valores, idéias. É a soma de recursos que nos permite divulgar informações.
9
A linguagem que aparece na escola
A linguagem na escola se apresenta no discurso do professor ou nos seus gestos, no conteúdo dos livros adotados, nos programas de ensino, nas regras de convivência.
10
A linguagem que aparece na escola
Para Establet e Baudelot essa linguagem é muito parecida à que aparece na vida da classe empresarial. A linguagem da escola é igual a linguagem da família da classe dominante.
11
A linguagem que aparece na escola
A escola é um prolongamento da vida cotidiana da burguesia. Para a criança da classe trabalhadora a escola é um rompimento, outra realidade, difícil de ser interpretada.
12
Explicação do fracasso escolar
A criança da classe dominante: Encontrando uma linguagem familiar tenderá a ter ótimo desempenho, aprenderá com facilidade, terá melhores notas, irá para a faculdade. A criança da classe trabalhadora: Estranha a linguagem, tenderá a ter dificuldade em aprender, terá notas baixas, poderá abandonar a escola.
13
Explicação do fracasso escolar
Establet e Baudelot tentam desmistificar a idéia de que o fracasso escolar é de responsabilidade da criança e da família. A criança pobre se alimenta mal, sua família é desintegrada, não se esforça...
14
Explicação do fracasso escolar
Com isso inocenta-se a escola e coloca o aluno e sua família como culpados pelo fracasso escolar. Para Establet e Baudelot a escola marginaliza a criança pobre.
15
Professores e alunos O professor também é apresentado como elemento de reprodução das desigualdades sociais. É a partir do eixo recompensa-punição que o professor encontra meios para controlar seus alunos. Favorece o aparecimento do aluno submisso.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.