A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LOCALIZAÇÃO DE EMPRESAS Prof. Luís Felipe Tolentino

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LOCALIZAÇÃO DE EMPRESAS Prof. Luís Felipe Tolentino"— Transcrição da apresentação:

1 LOCALIZAÇÃO DE EMPRESAS Prof. Luís Felipe Tolentino

2 INTRODUÇÃO A localização de uma instalação faz parte de um pacote de decisões estratégicas de uma empresa. São apreciadas e consideradas várias situações envolvendo estudos de viabilidade.

3 CAPACIDADE Instalada - Capacidade máxima que ela pode atingir, na produção, com a plena utilização de suas instalações e equipamentos.“É o que ela pode produzir” Produção – É a associação entre a capacidade instalada e os recursos materiais, humanos e financeiros disponíveis.“É o que ela produz atualmente”

4 FATORES QUE INFLUENCIAM NA DECISÃO
Nacional Estabilidade política e econômica do Governo; Disponibilidade de mão-de-obra; Taxas de câmbio e moeda; Incentivos e restrições governamentais; Oferta de energia; Sistema de transporte; Disponibilidade de materiais e suprimentos; Clima; Sistema de telecomunicações; Peculiaridades culturais e econômicas.

5 FATORES QUE INFLUENCIAM NA DECISÃO
Regional Tendências dos clientes; Disponibilidade de mão-de-obra; Grau de organização sindical; Incentivos governamentais; Custo e disponibilidade dos sistemas de transporte; Custos de construção e de terras; Disponibilidade de materiais e suprimentos; Clima Regulamentação ambiental; Oferta de serviços públicos essenciais.

6 FATORES QUE INFLUENCIAM NA DECISÃO
Comunitário Tendências dos clientes; Impostos locais; Disponibilidade e custo de mão-de-obra; Disponibilidade de terras para construção; Custo do transporte; Serviços bancários; Regulamentação e impactos ambientais; Incentivos governamentais; Aceitação da comunidade em relação ás novas instalações.

7 MÉTODOS MATEMÁTICOS PARA LOCALIZAÇÃO
Centro de Gravidade – Método baseado na posição cartesiana (x,y) do local de instalação da empresa e no custo de transporte. Momentos – Método baseado nas distâncias (km) para o abastecimento dos mercados e no custo de transporte. Ponto de Equilíbrio – Método baseado na avaliação dos custos totais de uma empresa, considerando os custos fixos e os variáveis. CT=(CF+CV)

8 CENTRO DE GRAVIDADE Cada vértice da figura representa
uma cota (x,y) de localização do mercado consumidor ou fornecedor G

9 MOMENTOS As cidades ou os mercados estão localizados nos vértices
das estradas. Cada uma delas tem seu custo de Transporte. M = Q . D . C

10 PONTO DE EQUILÍBRIO As retas representam graficamente o custo total (custo fixo e custo variável) de cada cidade envolvida na escolha do local para instalação da empresa. CT = CF + Q.$


Carregar ppt "LOCALIZAÇÃO DE EMPRESAS Prof. Luís Felipe Tolentino"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google