A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OPERAÇÕES DE ALMOXARIFADO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OPERAÇÕES DE ALMOXARIFADO"— Transcrição da apresentação:

1 OPERAÇÕES DE ALMOXARIFADO
UNIDADE 4 OPERAÇÕES DE ALMOXARIFADO LOCALIZAÇÃO DE MATERIAIS E BENS

2 A ORIGEM DA NECESSIDADE DE SE CRIAR ESTOQUES
A necessidade de criar estoques, e conseqüentemente o controle dos mesmos, está de fato perdido nos tempos. Entretanto, não há dúvidas de que surgiu junto com a necessidade que o homem teve para se alimentar.

3 DEFINIÇÃO DE ALMOXARIFADO
É o intermediário entre o fornecedor e a produção/manutenção, e entre a produção e o consumidor. É a atividade que compreende o planejamento, coordenação, controle e desenvolvimento das operações destinadas a abrigar, manter adequadamente estocado e em condições de uso, bem como expedir no momento oportuno, os materiais necessários.

4 VANTAGENS DA ARMAZENAGEM
> Garantia da continuidade de produção. >Necessidade de compensação das diferentes capacidades das fases de produção. > Custos e especulações. > Equilíbrio sazonal.

5 DESVANTAGENS DA ARMAZENAGEM
> Os materiais armazenados imobilizam capital. > As mercadorias envelhecem ao fim do tempo excessivo em depósitos. > Grandes estoques ocupam grandes armazéns acarretando maiores custos de movimentação e administração.

6 OBJETIVOS BÁSICOS DA FUNÇÃO ARMAZENAGEM
a) Máximo uso do espaço. b) Acesso fácil a todos os itens de material. c) Máxima proteção dos itens de material d)Movimentação eficiente dos itens de material e)Utilização efetiva da mão-de-obra e equipamentos f) Boa qualidade de armazenagem 

7 ÁREAS DE ARMAZENAGEM CONCEITO
São áreas físicas destinadas ao recebimento, conferência, estocagem e expedição de materiais.

8 ÁREAS DE ARMAZENAGEM EXEMPLO

9 ÁREAS DE ARMAZENAGEM Tipos de Instalações de Armazenamento
> Armazém: edificação dotada de piso, cobertura, paredes frontais e laterais. > Galpão: edificação dotada de piso, cobertura e, quando necessário, de cercos frontais e laterais. > Pátio: áreas descobertas, dotadas de piso drenado, compactado e, quando necessário, pavimentado e provido de limitações frontais e laterais.

10 Dispositivos de Armazenamento
ÁREAS DE ARMAZENAGEM Dispositivos de Armazenamento Conceito São estruturas metálicas ou de madeira (tratada contra fogo e insetos), dispostos de modo a formar dispositivos de sustentação de materiais destinados a otimizar a utilização do espaço vertical, proteger, facilitar a localização, organizar e racionalizar a estocagem de material.

11 Dispositivos de Armazenamento
ÁREAS DE ARMAZENAGEM Dispositivos de Armazenamento Tipos Estantes (metálica ou madeira): material de pequeno volume. Armações de estocagem. Estrutura porta-palete. Unidades auxiliares de estocagem.

12 DISPOSITIVOS DE ARMAZENAMENTO
Estantes Estrutura metálica ou de madeira, destinada à estocagem de materiais de reduzido peso e/ou volume. Podem ser: -estantes leves (tradicional). -armários modulados (gavetões com separadores). -estante para estocagem dinâmica (PEPS) - carrinhos deslizantes.

13 DISPOSITIVOS DE ARMAZENAMENTO
Exemplos de Estantes Estante Leve

14 DISPOSITIVOS DE ARMAZENAMENTO
Exemplos de Estantes Armário Modulado

15 DISPOSITIVOS DE ARMAZENAMENTO
Exemplos de Estantes Carro Rolante Estante Rolante

16 DISPOSITIVOS DE ARMAZENAMENTO
Armações de Estocagem Construído de metal ou de madeira de seção variável destinada à guarda de material cujas características impeçam ou não recomendem a utilização de estante ou porta-palete. Como por exemplo tubos de 6 metros de comprimento.

17 DISPOSITIVOS DE ARMAZENAMENTO
Armações de Estocagem

18 DISPOSITIVOS DE ARMAZENAMENTO
Estruturas Porta-Palete Formada por estrutura pesada metálica ou de madeira, com características semelhantes às estantes, porém destinadas a suportar cargas paletizadas.

19 DISPOSITIVOS DE ARMAZENAMENTO
EXEMPLO DE PORTA-PALETES

20 DISPOSITIVOS DE ARMAZENAMENTO
O que é palete? Dispositivo que serve para unitizar cargas. Uma carga unitizada é uma carga constituída de embalagens de transportes, arranjadas de modo que possibilite o seu manuseio, transporte e armazenagem por meios mecânicos e como uma unidade.

21 DISPOSITIVOS DE ARMAZENAMENTO
Ainda o que é palete? O estrado pode ser formado por dois planos separados por vigas, ou uma base única sustentada por pés, cuja altura é reduzida ao mínimo compatível com o seu manuseio por empilhadeiras, paleteiras ou outros sistemas de movimentação. Pode ser construído de madeira, plástico, metais, papelão, ou combinações desses materiais. Pode ter dimensões variadas

22 DISPOSITIVOS DE ARMAZENAMENTO
Exemplo de palete

23 Unidades Auxiliares de Estocagem
DISPOSITIVOS DE ARMAZENAMENTO Unidades Auxiliares de Estocagem Dispositivo de estocagem de uso repetitivo, formado por estruturas metálicas, plástico, de papelão ou de madeira, de forma variável, destinadas a conter e proteger o material.

24 EMBALAGENS Para que serve?
A principal função da embalagem é proteger o produto, de forma a se evitar perdas no manuseio, transporte e armazenagem de materiais.

25 EMBALAGENS Tipos 1) Caixas de Papelão. 2) Tambores. 3) Containers.
4) Recipientes Plásticos. 5) Fardos.

26 EMBALAGENS Caixa de Papelão.

27 EMBALAGENS Tambores

28 EMBALAGENS Containers

29 Recipientes Plásticos
EMBALAGENS Recipientes Plásticos

30 EMBALAGENS Fardos

31 EMBALAGENS Principais Símbolos Utilizados em Embalagens

32 LAYOUTS DE ARMAZENAGEM
Princípios Básicos Integração: homens, materiais e máquinas devem estar bem integrados. Mínima Distância: o produto movimenta-se o menos possível.Deve-se manter apenas os movimentos indispensáveis e reduzir ao mínimo a distância entre operações.

33 LAYOUTS DE ARMAZENAGEM
Princípios Básicos Fluxo: as áreas de trabalho devem ser arranjadas de forma a permitir um fluxo constante de material, sem os inconvenientes de prolongadas esperas ou mesmo estocagem. Uso de Espaço Cúbico: devem ser utilizadas as três dimensões LARGURA- COMPRIMENTO - ALTURA, a superfície de estocagem é reduzida quando se utiliza efetivamente a dimensão vertical.

34 LAYOUTS DE ARMAZENAGEM
Princípios Básicos Satisfação e Segurança: nenhum layout deve negligenciar a razão primeira da produção - O HOMEM. O trabalhador satisfeito produz melhor. Os acidentes de trabalho devem ser evitados. As condições de trabalho devem ser melhoradas. Flexibilidade: o arranjo deve ser flexível a futuras modificações.

35 LAYOUTS DE ARMAZENAGEM
Dimensionamento do Espaço Recepção - durante o processo de recepção e prévia disposição. Estocagem - armazenagem segura da matéria-prima e de peças necessárias até a requisição pela produção. Suprimento - itens não produtivos utilizados para o suporte da produção: suprimento para manutenção e equipamentos; suprimento para os escritórios.

36 LAYOUTS DE ARMAZENAGEM
Dimensionamento do Espaço Em processo - materiais parcialmente processados em espera de operações subseqüentes. Peças acabadas - esperando montagem (pode-se armazená-las também em áreas situadas na própria linha de processamento ou na montagem).

37 LAYOUTS DE ARMAZENAGEM
Dimensionamento do Espaço Material de reprocessamento - material, peças e produtos, que permitem o reprocessamento em uma forma útil. Refugos, cavacos, sucatas - acúmulo, separação e disposição de itens que não são mais úteis. Miscelâneas - equipamentos não usados, ferramentas, paletes, para um possível emprego no futuro

38 LAYOUTS DE ARMAZENAGEM
Dimensionamento do Espaço Armazém de produtos acabados - envolvendo: o recebimento de produtos acabados da produção, a armazenagem dos produtos com segurança e ordem, a seleção ordenada dos produtos a serem enviados à expedição e a embalagem para a expedição.

39 EXEMPLO DE LAYOUT

40 EXEMPLO DE LAYOUT CONVENCIONAL Prevê o acesso irrestrito aos bens armazenados.

41 EXEMPLO DE LAYOUT DRIVE IN Os bens armazenados entram e saem pelo mesmo lado.

42 EXEMPLO DE LAYOUT DRIVE THRU Os bens armazenados entram e saem por lados opostos.


Carregar ppt "OPERAÇÕES DE ALMOXARIFADO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google