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Aula 2 - A Logística .A LOGÍSTICA

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Apresentação em tema: "Aula 2 - A Logística .A LOGÍSTICA"— Transcrição da apresentação:

1 Aula 2 - A Logística .A LOGÍSTICA
Segundo o Aurélio: “Parte da arte da guerra que trata do planejamento e da realização de numerosos serviços, de ordem material e pessoal.” - O problema enfrentado pela Logística: diminuir o hiato entre a produção e a demanda, de modo que os consumidores tenham bens e serviços quando e onde quiserem, e na condição física que desejarem.

2 FAESA- Engª Produção Aula 3
A MISSÃO da LOGÍSTICA: Vencer tempo e distância na movimentação de bens ou na entrega de serviços de forma eficaz e eficiente é a tarefa do profissional de Logística.Ou seja, sua missão é colocar as mercadorias ou os serviços certos no lugar e no instante corretos e na condição desejada, ou menor custo possível. A Logística Empresarial A Logística Empresarial trata de todas as atividades de movimentação e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de origem até o ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informações que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes a um custo razoável (compatível com o serviço prestado e de acordo com o mercado).

3 A Logística LOGÍSTICA Processos Estoques Transporte
Prof. Dr. Márcio Campos 3

4 Cadeia de Suprimentos Cadeia de Suprimentos Logística Clientes
Fornecedores processos Logística estoques transporte Prof. Dr. Márcio Campos

5 A Estrutura da Cadeia de Suprimentos
1-     Prof. Dr. Márcio Campos

6 FAESA- Aula 3 Logística

7 AS ATIVIDADES DA LOGÍSTICA: Atividades Primárias: Transportes;
FAESA- Aula 3 Logística AS ATIVIDADES DA LOGÍSTICA: Atividades Primárias: Transportes; Manutenção de Estoques; Processamento de Pedidos.

8 FAESA- Aula 3 Logística Transporte. Para a maioria das empresas é a atividade logística mais importante, porque ela absorve, em média de um a dois terço dos custos logísticos. Manutenção de Estoques. Seu custo varia de um a dois terços dos custos logísticos e agem como amortecedores entre a oferta e a demanda. Enquanto o transporte adiciona valor de “lugar” ao produto, o estoque agrega valor de “tempo”. Processamento de Pedidos. Seu custo é pequeno em relação ao transporte e manutenção de estoques, sua importância deriva do fato de ser um elemento crítico em termos do tempo necessário para levar bens e serviços aos clientes. Como o resultado final de qualquer operação logística é prover serviço para conseguir mercadoria para os clientes quando e onde eles quiserem, estas três atividades são centrais para cumprir esta missão. Por isso, elas são chamadas de atividades primárias.

9 As Atividades de Apoio: Armazenagem; Manuseio de Materiais;
FAESA- Aula 3 Logística As Atividades de Apoio: Armazenagem; Manuseio de Materiais; Embalagem de Proteção; Obtenção; Programação de Produtos; Manutenção de Informação.

10 FAESA- Aula 3 Logística -Armazenagem: Refere-se à administração do espaço necessário para manter estoques.Envolve a localização, dimensionamento de área, arranjo físico e configuração do armazém. -Manuseio de Materiais: está associada com a armazenagem e também apóia a manutenção de estoques.É uma atividade que diz respeito à movimentação do produto no local de estocagem. -Embalagem de Proteção: Um dos objetivos da logística é movimentar bens sem danificá-los. Um bom projeto de embalagem do produto auxilia a garantir a movimentação sem quebras.

11 FAESA- Aula 3 Logística Obtenção (Abastecimento): É a atividade que deixa o produto disponível para o sistema logístico. Trata da seleção das fontes de suprimento, das quantidades a serem adquiridas, da programação de compras e da forma pela qual o produto é comprado. A obtenção não deve ser confundida com a função de compras. -Programação do Produto: Enquanto a obtenção trata do suprimento (fluxo de entrada) das empresas de manufatura, a programação de produto lida com a distribuição(fluxo de saída).Não é relativa à programação detalhada de produção. -Manutenção de Informação: Manter uma base de dados com informações importantes, como; localização dos clientes, volume de vendas, padrões de entregas e níveis dos estoques.

12 FAESA- Aula 3: Nível de Serviço
Definição: Nível de serviço logístico é a qualidade com que o fluxo de seus serviços é gerenciado. É o resultado líquido de todos os esforços logísticos da empresa. É o desempenho oferecido pelos fornecedores aos seus clientes no atendimento dos pedidos.

13 FAESA- Aula 3: Nível de Serviço
Nível de Serviço Elementos de PRÉ-TRANSAÇÃO - Política posta por escrito - Política nas mãos do cliente - Estrutura organizacional - Flexibilidade do Sistema - Serviços Técnicos Elementos de TRANSAÇÃO -Nível de Estoque - Habilidade no trato de atrasos - Elementos do ciclo de pedido - Tempo - Transporte - Precisão - Substitutibilidade do Produto Elementos de PÓS-TRANSAÇÂO  - Instalação, garantias, reparos, peças de reposição - Rastreamento do Produto - Queixas e reclamações dos clientes - Embalagens - Reposição temporária do produto durante reparos -

14 FAESA- Aula 3: Nível de Serviço
Elementos de Pré-Transação: estabelecem um ambiente para um bom nível de serviço. Esse elemento tem como característica proporcionar por escrito uma política para o nível de serviço, abordando o prazo que os materiais serão entregues após a colocação de um pedido, para tratar de devoluções ou faltas e métodos de despacho. Relaciona também os planos de contingências para situações não previstas como greves e desastre naturais, além de treinamento técnico para melhorar as relações com os clientes;

15 FAESA- Aula 3: Nível de Serviço
Elementos de Transação: são aqueles diretamente envolvidos para atender a entrega do produto ao cliente. Dentre eles, destacam-se: o ajuste no nível de estoque, a seleção dos modos de transporte e a determinação de procedimentos para processamento de pedidos;

16 FAESA- Aula 3: Nível de Serviço
Elementos de Pós-Transação: representam a gama de serviços necessários para apoiar o produto no campo de sua utilização. Visam a proteger os consumidores de produtos defeituosos, providenciam o retorno de embalagens recicláveis e as devoluções de produtos em desacordo com as especificações de compra.

17 Os componentes de atendimento ao cliente
Os componentes de atendimento ao cliente. Adaptado de Harrison e Van Hoeck (2003). Categoria Explicação Exemplos Pré-transação Elementos relativos à política de atendimento ao cliente, determinados antes de uma transação. . Política escrita do atendimento ao cliente. . Acessibilidade. Transação Elementos diretamente envolvidos na realização da distribuição do estoque . Disponibilidade. . Taxa de atendimento de pedidos. Pós-transação Elementos que apóiam o produto quando ele está em uso . Disponibilidade de peças sobressalentes. . Rapidez em atender a chamadas de reparo.

18 Ciclos de Atividades de Suprimentos
Segundo Bowersox e Closs (2001), para possibilitar um fluxo ágil de materiais no suprimento da empresa focal, são necessárias várias atividades e funções, são elas: 1) seleção de fontes de suprimentos; 2) colocação de pedidos e expedição; 3) transportes e 4) recebimento.

19 Atividades Que São Essenciais Para Completar o Processo de Suprimento.
Fornecedor Seleção de Fontes de Suprimentos Colocação e Expedição de Pedidos Recebimento Transporte

20 CADEIA DE SUPRIMENTOS DISTRIBUIÇÃO: Centro de distribuição; Cross Docking; Operador Logístico


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